sexta-feira, 16 de março de 2012

ÉTICA: ARTE DE VIVER


Muitos anos atrás, em um sítio afastado da cidade, uma humilde lavradora costumava recolher retalhos de cores variadas e bem vistosas. Quando tinha retalhos suficientes, com a dedicação de quem gosta daquilo que faz, costurava-os um a um com um ponto pequeno, firme e adequado, unindo-os de tal forma que não havia risco de se separarem e de o trabalho se desfazer.
Depois de vários dias e várias semanas costurando retalhos, com suas mãos hábeis e delicadas, ela estendia a peça sobre a cama de casal e sorria diante da obra de sua fé, confiança, auto-estima e dedicação.
Era uma colcha multicolorida que alegrava os olhos de toda a família e que pesava o suficiente para manter-se na cama sem escorregar para o chão. Os retalhos, bem costurados, guardavam calor para o amor dos esposos. Era como um cobertor, que abrigava para oferecer descanso, aquecia para dar energia e fazia adormecer para sonhar.
Perto desse sítio havia uma escola com uma única professora, que tinha a responsabilidade de ensinar todas as disciplinas. Ela não era especializada em nenhumas delas, mas preparava muito bem suas aulas para cumprir com eficiência o seu trabalho.
As pessoas, ao se referirem a ela, diziam que tinham uma mística, uma vocação e um modo estranho de... dinamizar a aprendizagem. Em matemática ensinava a honestidade, dizendo que se deve aprender a fazer contas e usar os números para não se enganar e nem enganar a ninguém.
Ensinava a multiplicar serviço, a somar cooperação, a subtrair má-vontade e a dividir lucros e virtudes e entre todos. Associava a matemática com as disciplinas sociais, relacionando as operações ao tempo e ao espaço.
Fazia viagens geográficas pelo mundo e pela história, ressaltando a bondade dos protagonistas. Valorizava não só os inventores, os líderes e os generais, mas também os soldados, os indígenas, os comerciantes e os lavradores.
Ensinava a amar a arte, os artistas, as obras e os artesãos; mostrava a beleza da natureza e a relacionava com a gratidão de Deus.
Unia a vida do universo com a do ser humano e com a de todas as criaturas na área das ciências naturais.
Por meio dos sinônimos, antônimos e conjugações, mostrava a importância da comunicação, quando expressa por palavras elegantes, otimistas, delicadas, respeitosas e tolerantes.
Na área do desenho, deixava voar a imaginação com os símbolos que tivessem significado para a vida, a família, a pátria, a identidade e o sentido de pertencer à mãe terra.
Acreditava na brincadeira e misturava-se aos alunos nos momentos lúdicos que enchiam aprendizagem de alegria e espontaneidade.
Era uma professora que unia os valores a todas as disciplinas. Como a camponesa que tecia os retalhos, essa mestra costurava conhecimentos entre si com um ponto que dava consistência a todos.
Como aquela mulher, ela tecia uma colcha que se transformava em formação integral. Era uma educação única, que entusiasmava os alunos com o dinamismo necessário para manter o interesse do grupo. Entre uma disciplina e outra, a costura conseguia fazer com que a educação servisse para a vida. Nenhuma disciplina era um retalho separado. Unidas, concentravam calor, alegria e otimismo.
Era uma professora que transmitia amor por seu trabalho. Para ela, lecionar era um meio de formação holística. Compreendia que os valores não se ensinam, mas integram-se ao trabalho, são vividos e sentidos.
A ética era uma costura com a qual ela tecia não só conhecimentos, mas também seu próprio trabalho, sendo consequente e dando o melhor de si.
Mais do que a mente, ela atingia o coração dos jovens.

Fonte: Ética: Arte de Viver –

AOS PAIS







"O que é um menino?”

"Os meninos se apresentam em tamanho, peso e cores sortidas. Encontram-se por toda a parte, em cima, em baixo, dentro, fora, trepados, pendurados, caindo, correndo, saltando. As mães os adoram, as meninas os detestam, as irmãs e os irmãos mais velhos os toleram, os adultos os ignoram e o céu os protege. Um menino é a verdade de cara suja, a sabedoria de cabelo esgadelhado, a esperança de calças caindo. Tem o apetite do cavalo, a digestão do avestruz, a energia da bomba atômica, a curiosidade do mico, os pulmões de um ditador, a imaginação de Júlio Verne, a timidez da violeta, a audácia da mola, o entusiasmo do buscapé e tem cinco polidáctilos em cada mão, quando pratica suas reinações. Adora os doces, os canivetes, as serras, o natal e a Páscoa; admira os reis e os livros de figuras coloridas; gosta do guri do vizinho, do ar livre, da água, dos animais grandes, do papai, dos automóveis e dos trens, dos domingos, das bombas e traques. Abomina as visitas, o catecismo, a escola, os livros sem figuras, as lições de música, as gravatas, os casacos, os barbeiros, as meninas, os adultos e a hora de dormir.
Levanta cedo e está sempre atrasado à hora das refeições. Nos seus bolsos há sempre um canivete enferrujado, uma fruta verde mordida, um pedaço de barbante, dois botões e algumas bolinhas de gude, um estilingue, um pedaço de substância desconhecida e um objeto raro, que lhe é precioso por 24 horas. É uma criatura mágica. Você pode fechar-lhe a porta do seu quarto de ferramentas, mas não a do seu coração… Pode expulsá-lo do seu escritório, mas não do seu pensamento. Toda a sua importância e a sua autoridade se desmoronam diante dele, que é o seu carcereiro, seu chefe, seu amo… Ele, um despótico e ruidoso mandãozinho!… Mas quando você volta para casa, à noite, de esperanças e ambições despedaçadas, ele pode compô-las num instante com as suas palavrinhas mágicas: “OH! - PAPAI!”
O que é um menino? - autor desconhecido

Aos pais caberão a primeira observação quanto ao comportamento da criança na idade escolar. Antes da idade pré-escolar os pais já são os primeiros ensinantes. Isso é inevitável pois atualmente com toda a tecnologia existente e disponível na maiorias das casas e ambientes, a criança precocemente toma contato com as primeiras letras, sinais, símbolos, imagens, regras e todos componentes que estão presentes na educação.
Como pegar no lápis, de que forma desenhar a primeira letra, como pintar dentro dos desenhos. É através destas primeiras lições que os pais observam o comportamento da criança.
Na idade pré-escolar é difícil diagnosticar distúrbios de aprendizagem. Deve-se esperar a criança ingressar na escola onde esses distúrbios serão evidenciados e ai sim, iniciada a intervenção.
Vários são os fatores que interferem no rendimento isentando qualquer tipo de distúrbio. Uma família que tem os pais separados, brigas, desarmonias, falta de atenção aos filhos, perda dos valores morais, sociais e religiosos, abandono entre outros. Todas essas condições devem ser analisadas quando da primeira entrevista com o psicopedagogo.

PARENTALIDADE




Quando falamos em parentalidade, estamos falando no que foi transmitido por avós paternos e maternos aos pais e que chegarão carregados de suas histórias aos filhos.
Portanto a dificuldade das crianças é a dificuldade da família, um sintoma é sempre um sintoma familiar.
Falando das crianças que vocês atendem estamos diante de famílias com maior vulnerabilidade e fragilidade. Lembrando que “todas” as famílias apresentam em sua dinâmica fragilidade e vulnerabilidade em diferentes graus, temos que perceber que nas relações com estas famílias estão atravessadas também nossas angústias, ansiedades e conflitos.
Parentalidade é o processo psicológico que torna um sujeito pai e mãe.
O conceito de parentalidade passa por três eixos:
- Biológico (Genético)
- Jurídico (Legislação)
- Processo psicológico (afetivo emocional)
E de onde vem este conceito de parentalidade?
A mídia vende uma imagem de pai e mãe que efetivamente não acontece na realidade. Daí que a depressão pós - parto, atualmente, seja um problema de saúde pública. Não é unicamente hormonal, há causa afetiva, uma discrepância em relação àquilo que a sociedade exige e o que a mãe consegue fazer.
Outro ponto fundamental é que se decide ser mãe e pai por um desejo um narcisista de continuidade, de querer que o filho realize nossos ideais. Para que sejamos pais de qualidade razoável (e é o que basta) é preciso sair desse desejo ultra narcisista e egoísta para nos tornarmos altruístas, alcançar o amor incondicional.
Vincular ao outro (filho) como o outro é, não como eu quero e preciso que seja. Fazer luto do filho ideal e acolher o filho real é o processo de cura da ferida narcísica.
Os pais que têm filhos fora do padrão esperado em uma sociedade que ainda preza valores gregos terão muita dificuldade em cicatrizar esta ferida. Porque seus filhos entram em uma classificação, recebem um diagnóstico (CID) que demarca uma patologia. São considerados anormais.
Alguns pais levam muito tempo para elaborar este luto e outros podem não conseguir fazê-lo. Nestes casos temos que contar com a criança e deixar a família seguir seu processo.
A escola, que atende crianças com autismo, deve ser um lugar de acolher o avesso, o contraditório, a dita loucura, porque muitas crianças precisam desse espaço onde possam se desorganizar, para que em outros ambientes possam estar organizados.
É fundamental perceber que a diferença do aluno é a diferença da família, e que esta simultaneamente deseja a melhora do seu filho e também a manutenção da doença que lhe dá segurança, base.
Algumas vezes nosso papel (educador, terapeuta) passa por aceitar um não reconhecimento pelo nosso trabalho, porque para a família, quando damos conta da melhora do seu filho, marcamos seu fracasso na relação com essa criança. Temos que suportar esse lugar para que o trabalho possa evoluir.e nos tornanrmos parceiros dessa família.
E sem dúvida elogiar a família é uma saída saudável na relação escola e família.
Finalizando, a capacidade de narrar, contar, além de dar conta das necessidades básicas é a função mais rica da parentalidade.
Para que uma criança não psicotize é preciso que a criança tenha acesso as suas origens, sua história. Há por trás de toda psicose uma dúvida quanto a sua origem.
Se desejarmos ser pais de razoável qualidade, narrar nossa própria história é exterminar com os nossos fantasmas também.
Todos somos doentes e saudáveis e o conceito de saúde mental está longe de não estar doente. Tem a ver com estar melhorando, evoluindo, tendo como referência a vida de cada um e não vida do outro.

Por: Celso Gutfreind

COMO O PSICOPEDAGOGO ATUA NA ESCOLA, NO CONSULTÓRIO,PSICOPROFILATICAMENTE, E SISTEMATICAMENTE

Podem ser muitas as razões que determinam o sucesso ou o fracasso escolar de uma criança, como: fatores fisiológicos, fatores psicológicos, mais precisamente de mobilização, condições pedagógicas e principalmente o meio sócio-cultural em que vive a criança.
A práxis psicopedagógica é entendida como o conhecimento dos processos de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais. Pressupõe também a atuação tanto no processo normal do aprendizado como na percepção de dificuldades (diagnóstico) e na interferência no planejamento das instituições e no trabalho de re-educação (terapia psicopedagógica).
  • Vivenciar e construir projetos, buscando operar na prática clínica individual e grupal.
  • Desenvolver projetos institucionais, principalmente aqueles relacionados a escola.
  • Aprimorar a percepção de si mesmo e do outro, enquanto se individual, social e cultural e no seu papel de psicopedagogo.

Clínica

Diagnostica, orienta, atende em tratamento e investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem. Esclarece os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem. Favorece o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados.
Realiza o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem; esclarecimento e orientação daqueles que o consultam; a orientação de pais e professores, a orientação vocacional operativa em todos os níveis educativos.
A psicopedagogia no campo clínico emprega como recurso principal a realização de entrevistas operativas dedicadas a expressão e a progressiva resolução da problemática individual e/ou grupal daqueles que a consultam.

Institucional

A Psicopedagogia vem atuando com muito sucesso nas diversas Instituições, sejam escolas, hospitais e empresas.
Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e ajuda o desenvolvimento dos projetos favoráveis a mudanças, também psicoprofilaticamente.
A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade.
Na Argentina e na França (Pólos Culturais), este trabalho já vem sendo desenvolvido há anos, tendo o psicopedagogo papel indispensável nas equipes multidisciplinares destas instituições.
Ana Maria Muniz, Alícia Fernàndez e Sara Pain são grandes exemplos do quanto a psicopedagogia Institucional vem colaborando dentro destas Instituições.
A aprendizagem não só objetiva a criança ou adolescente, mas o adulto e profissionais na integração e reintegração grupal.
Inspirando-nos em Pichon, um dos que se preocupou com a questão "GRUPO", verificaremos a importância de se trabalhar estas instituições: "a aprendizagem é uma apropriação instrumental da realidade para transformar-se e transformá-la. Essa apropriação possibilita uma intervenção que gera mudanças em si, e no contexto que se dá. Caracteriza-se também, por ser uma adaptação ativa, constante na realidade. Implica, portanto, em estruturação, desestruturação e reestruturação. Isso gera tensão a qual necessita não apenas ser descarregada, mas revitalizada, renovada, enriquecida.
Partindo da Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière, a investigação deveria se dar em três dimensões: individual, grupal, institucional ou sociedade, que nos permitiria três tipos de análise: Psicossocial - que parte do indivíduo para fora; Sociodinâmica - que analisa o grupo como estrutura; e Institucional - que toma todo um grupo, toda uma instituição ou todo um país como objeto de investigação.
O trabalho do psicopedagogo se dá numa situação de relação entre pessoas. Não é uma relação qualquer, mas um encontro entre educador e educando, em que o psicopedagogo precisa assumir sua função de educador, numa postura que se traduz em interesse pessoal e humano, que permite o desabrochar das energias criadoras, trazendo de dentro do educando capacidades e possibilidades muitas vezes desconhecidas dele mesmo e incentivando-o a procurar seu próprio caminho e a caminhar com seus próprios pés.
O objetivo do psicopedagogo é o de conduzir a criança ou adolescente, o adulto ou a Instituição a reinserir-se, reciclar-se numa escolaridade normal e saudável, de acordo com as possibilidades e interesses dela.

Psicoprofilático

Estuda e cria condições para uma melhor aprendizagem individual e grupal nas instituições educativas ou em situações de aprendizagem ( nível individual, grupal, institucional e comunitário ).
Compreende a investigação, o assessoramento e o planejamento do aprendizado; o assessoramento em equipes interdisciplinares referentes a educação e/ou à saúde mental, a difusão comunitária de temas de sua especialidade, aulas de cursos de capacitação; cursos de orientação a pais; treinamento de professores de todos os níveis.

Sistemática

Intervem na investigação e planejamento das aprendizagens, segundo níveis evolutivos ou as características psicológicas de quem aprende. Escolha e assessoramento de metodologias que ajustem a ação educativa nas bases psicológicas da aprendizagem.
Assessoramento institucional de projetos de aprendizagem.
A palavra chave "COMPREENSÃO".

12 DE NOVEMBRO - DIA DO PSICOPEDAGOGO

O Dia do Psicopedagogo é comemorado no dia da criação da Associação Brasileira de Psicopedagogia, em 12 de novembro de 1980.

ATRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO SEGUNDO O MINISTÉRIO DO TRABALHO

Você sabia que a Psicopedagogia é reconhecida junto ao Ministério do Trabalho?
Sob o Código Número 2394-25 da CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, classifica na categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.

Têm a seguinte DESCRIÇÃO e ATIVIDADES:
Descrição Sumária
Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Formação e experiência
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Condições gerais de exercício
Atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada; trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Atividades a serem desenvolvidas:

IMPLEMENTAR A EXECUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
- Acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor
- Assessorar o trabalho docente
- Administrar a progressão da aprendizagem
- Observar o processo de trabalho em salas de aula
- Visitar rotineiramente as escolas
- Acompanhar a produção dos alunos
- Acompanhar a trajetória escolar do aluno
- Elaborar textos de orientação
- Produzir material de apoio pedagógico
- Observar o desempenho das classes
- Analisar o desempenho das classes
- Reunir-se com conselhos de classe
- Observar conselhos de classe e de escola
- Analisar as reuniões de conselho de classe e de escola
- Analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares
- Sugerir mudanças no projeto pedagógico
- Coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem
- Fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico
- Coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios
- Administrar recursos de trabalho
- Administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos
- Intervir na aplicação de medidas disciplinares
- Aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar
- Emitir pareceres para autorização de escolas particulares
- Organizar encontro de educandos
- Interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar.


AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
- Construir sistema de avaliação
- Construir instrumentos de avaliação
- Valorizar experiências pedagógicas significativas
- Detectar eventuais problemas educacionais
- Propor soluções para problemas educacionais detectados
- Assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico
- Possibilitar a avaliação da escola pela comunidade
- Avaliar o desempenho das classes/turmas
- Avaliar o processo de ensino e de aprendizagem
- Verificar o cumprimento das metas
- Avaliar a instituição escolar
- Participar da avaliação proposta pela instituição
- Avaliar o desempenho profissional dos educadores
- Avaliar a implementação de projetos educacionais
- Avaliar os planos diretores
- Participar das avaliações externas
- Avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, lingüística e grafoperceptiva da criança
- Propor ações que favoreçam a maturação da criança
- Elaborar projetos de recuperação de aprendizagem
- Analisar resultados das avaliações
VIABILIZAR O TRABALHO COLETIVO
- Criar mecanismos de participação/interação
- Criar espaços de participação/interação
- Organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação
- Estruturar os tempos pedagógicos
- Estimular a participação dos diferentes sujeitos
- Equalizar informações
- Contribuir para que as decisões expressem o coletivo
- Estimular a transparência na condução dos trabalhos
- Organizar reuniões com equipes de trabalho
- Valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico
- Estimular a participação nas instituições associativas
- Criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo
- Planejar reuniões com equipes de trabalho
- Formar equipes de trabalho
- Promover estudos de caso
COORDENAR A (RE) CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
- Levantar necessidades educacionais e sociais
- Caracterizar o perfil dos alunos
- Fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais
- Contextualizar historicamente a escola
- Levantar recursos materiais, humanos e financeiros
- Identificar os princípios norteadores da escola/instituição
- Explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico
- Estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola
- Fornecer subsídios teóricos
- Traçar objetivos educacionais
- Traçar metas educacionais
- Planejar ações de operacionalização
- Articular a ação da escola com outras instituições
- Articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente
- Assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas
- Administrar a demanda por vagas
- Participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares
- Buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional
- Assessorar as escolas/instituições
- Estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino
- Promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família
ELABORAR PROJETO INSTRUCIONAL
DESENVOLVER PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
- Orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional
- Mediar informações entre autor e equipe de produção
- Participar da criação do projeto gráfico
- Roteirizar material
- Elaborar roteiro visual (storyboard)
- Adequar linguagem textual e imagética
- Elaborar atividades
- Garantir a integridade instrucional
- Compatibilizar carga horária por atividades
- Orientar equipe de produção
- Acompanhar equipe de produção
- Acompanhar processo de revisão
- Descrever estrutura do ambiente de aprendizagem
- Validar material revisado
- Realizar controle de qualidade
- Validar produto final
PROMOVER A FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFISSIONAIS
- Formar-se continuamente
- Atualizar-se continuamente
- Estudar continuamente
- Pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico
- Pesquisar práticas educativas
- Aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem
- Aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino
- Aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos
- Selecionar referencial teórico
- Selecionar bibliografia
- Organizar grupos de estudos
- Promover trocas de experiências
- Orientar atividades interdisciplinares
- Promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas
- Participar de cursos, seminários e congressos
- Participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais
- Registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional
COMUNICAR-SE
- Olhar com intencionalidade pedagógica
- Expressar-se com clareza
- Socializar informações
- Divulgar deliberações
- Elaborar relatórios
- Sistematizar registros administrativos e pedagógicos
- Emitir pareceres
- Entrevistar
- Divulgar resultados de avaliação
- Divulgar experiências pedagógicas
- Publicar experiências pedagógicas
- Organizar encontros, congressos e seminários
- Dominar a língua portuguesa
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
- Compreender o contexto
- Respeitar as diversidades
- Criar espaços para o exercício da diversidade
- Respeitar a autoria do educador
- Respeitar a autonomia do educador
- Criar clima favorável de trabalho
- Demonstrar capacidade de observação
- Trabalhar em equipe
- Administrar conflitos
- Intermediar conflitos entre a escola e a família
- Interagir com os pais
- Coordenar reuniões
- Dimensionar os problemas
- Estimular a solidariedade
- Respeitar a alteridade
- Estimular a criatividade
- Estimular o senso de justiça
- Estimular o senso crítico
- Estimular o respeito mútuo
- Estimular valores estéticos
- Desenvolver a auto-estima
- Estimular a cooperação
- Administrar tempo
- Auto-avaliar-se
- Demonstrar criatividade
- Demonstrar pró-atividade
- Demonstrar versatilidade
- Demonstrar flexibilidade
Materiais a serem utilizados:



Papéis
Giz, lápis, canetas
Livros, periódicos, jornais, revistas impressos e
computadores, scaner, impressora, multimídia
Máquina de escrever
Tintas: guache, aquarela,
Mesas, cadeiras, estantes, armários
Arquivos
Softwares, disquetes, cd rom
Apagadores
Dvd
Filmadora
Máquina fotográfica
Retroprojetor, transparências
Tv, aparelho de videocassete
Copiadora
Datashow
Projetor de slides
Flipchart
Sucata
Fitas com filmes em vídeo, fitas cassetes,
Jogos didáticos
Telefone, fax
Microfone, aparelho de som, gravadores
Lousas branca, giz, magnética, quadros
Web cam
Internet
Pen drive
Teleconferência
Ava (ambiente virtual de aprendizagem)
Lms (plataforma/aplicativo)

INDICAÇÃO DE FILMES - TEMA: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação

Mentes que Brilham

Gênero: Drama

Garoto superdotado, com inteligência surpreendente, mas que tem dificuldade na comunicação.
Sinopse:
A história de Fred Tate (Adam Hann-Byrd), um garoto de sete anos com inteligência acima das médias e sérias dificuldades de relacionamento. Tímido e solitário, menino se vê afastado do convívio social, em parte por causa da superproteção de sua mãe, a garçonete Dede (Jodie Foster). Como não consegue matriculá-lo em escolas comuns, ela procura por uma instituição especial para crianças superdotadas, onde o menino é inscrito numa espécie de olimpíada para pequenos gênios. Durante a competição, ele apresenta um desempenho notável, mas acaba agravando seu estado psicológico.

Uma Mente Brilhante

Gênero: Drama

John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade eo tornou aclamado.
Sinopse:
O filme retrata a história da dura vida do matemático John Nash, que no meio do século passado revolucionou as teorias econômicas com suas idéias originais que ele tanto procurou. A história começa com sua vida na faculdade e vai até 1994, quando o mesmo ganhou o prêmio Nobel. História de John Nash, homem considerado esquizofrênico pelos médicos, mas que chegou a ganhar um Prêmio Nobel graças à sua genialidade.

Meu Pé Esquerdo

Gênero: Biografia/Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Filme baseado em fatos reais.
Sinopse:
O 10º filho de um total de 22 filhos de uma família pobre irlandesa, Christy sofre de paralisia cerebral tão grave que por vários anos ele é considerado um "tonto". Mas em uma luta apaixonada, ele utiliza o único membro sobre o qual conseguiu algum controle - seu pé esquerdo - para escrever um apelo para a única pessoa que pode ajudá-lo a conseguir desenvolver seu potencial: "Mãe." Essa é a primeira de muitas palavras - e trabalhos - que Christy irá utilizar para superar sua amarga solidão, raiva e sexualidade reprimida para assombrar o mundo com o talento sem paralelo - e felizmente revelado - de um verdadeiro artista.

Amadeus

Gênero: Biografia/Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Drama biográfico retratando a vida, a obra e a morte do famoso compositor Wolfgang Amadeus Mozart a partir da sua chegada em Viena.
Sinopse:
Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente, mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.

Academia de Gênios

Gênero: Comédia
Data de Publicação: 23/06/2010

Comédia onde um grupo de superdotados alunos de uma prestigiosa faculdade de Física (inspirada no famoso M.I.T.), participam de um projeto de um laser de alta intensidade e precisão, sendo todos controlados por um professor hostil e invejoso que, secretamente, busca vender os resultados da pesquisa para os militares.
Sinopse:
Quando um grupo de loucos génios universitários põem as cabeças a trabalhar ao mesmo tempo, quase tudo pode acontecer... Chris (Val Kilmer) é o 'inteligente' que só quer festa, Mitch (Gabe Jarrett) é o génio precoce de 16 anos e Lazlo (Jonathan Gries), é o cérebro número um da América e vive literalmente num mundo só seu... o armário de Chris. Supostamente a trabalhar no duro num projeto laboratorial, arranjam tempo para transformar o dormitório num ringue de patinação, para desmantelar o carro de um colega e para fazer uma festa na praia no interior do auditório. Quando estes génios descobrem que o seu pouco escrupuloso mentor, o professor Hathaway (William Atherton) os obrigou a trabalhar numa arma secreta para os militares, combinam uma elaborada vingança. O plano culmina num incrível esquema que consegue enganar os militares e convencer o professor de que não compensa meter-se com estes verdadeiros génios!

Lances Inocentes

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

O filme é baseado na vida de Joshua Waitzkin e adaptado do livro escrito pelo pai de Joshua, Fred Waitzkin.
O personagem Jonathan Poe, o rival jovem de Josh no filme, é baseado no real prodígio jovem do xadrez, Jeff Sarwer.
A estrela do filme, Max Pomeranc, foi escolhido porque jogava xadrez na vida real.
Sinopse:
Menino de sete anos de idade apresenta talento extraordinário para o xadrez. Seu pai, um cronista esportivo, começa a inscrevê-lo em torneios, nos quais é tido como uma revelação. A busca pelo sucesso ameaça tornar-se obsessiva, mas pai e filho têm uma rara oportunidade de reavaliar sua relação.

Forrest Gump - O Contador de Histórias

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.
Sinopse:
Forrest é um homem com grande simplicidade e inocência e que vai galgando o degraus do sucesso sem se dar conta dele. Com sua atitude pueril vai transformando os cenários por onde passa. É uma lição de perseverança e de ultrapassagem de barreiras.

Infinity - Um Amor Sem Limites

Gênero: Biografia/Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Drama biográfico retratando a vida do famoso físico Richard Feynman (participante do Projeto Manhattan e ganhador do prêmio Nobel) e o grande amor da sua vida. Estréia de Broderick como diretor.
Sinopse:
O romance de um cientista com uma jovem é interrompido quando ele é convocado a participar do projeto da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

Gênio Indomável

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Drama sobre um jovem superdotado com enorme talento lógico-matemático que é obrigado a fazer terapia para resolver diversos problemas pessoais de agressividade e de distanciamento emocional.
Vencedor dos Oscars de Melhor Roteiro Original e de Melhor Ator Coadjuvante (Williams).
Sinopse:
Matt Damon e Ben Affleck escreveram e estrelaram este drama sobre o rebelde Will Hunting (Damon), um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.

TRAILER DO FILME

O Céu de Outubro

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Baseado em uma história real, o filme narra a história de Homer Hickam Jr. (Jake Gyllenhaal) e seu sonho de conquistar o espaço, que nasce em seu coração ao ver o satélite soviético Sputnik cruzar os céus de sua cidade.
Sinopse:
No final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em também colocar um foguete seu em órbita. Logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre.

Música do Coração

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

História verdadeira e inspiradora de uma mulher que, ao aprender a acreditar em si mesma, foi capaz de dar a incontáveis crianças um belo presente; ela provou que elas eram capazes de fazer qualquer coisa na vida.
Sinopse:
Roberta Tsavaras (Meryl Streep) é uma mulher que dá a volta por cima, superando seus problemas pessoais com o marido e também os seus próprios limites. Roberta, depois de se separar, muda de casa e vai dar aula em uma escola no bairro do Halem, em Nova York. Sua especialidade é o violino e ela começa a iniciar musicalmente as crianças carentes da escola. Sua luta é comunitária, enfrentando preconceito da direção da escola e dos pais dos alunos. Ela acredita que através da música seus alunos terão oportunidade de conhecer a arte de mestres da música clássica como Mozart e Bach.

Billy Elliot

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Quando o Ballet supera o Boxe. A história do garoto Billy Elliot, que precisa lutar contra tudo e contra todos para poder realizar seu maior sonho.
Sinopse:
Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.

Encontrando Forrester

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

O filme trata da relação entre duas pessoas que traspassa a amizade; duas pessoas que se tornam uma família e que devem, juntas, enfrentar as intempéries que a vida lhes impõe. Encontrando Forrester conta com a participação dos vencedores do Oscar Sean Connery e F. Murray Abraham. A direção é de Gus Van Sant, indicado ao Oscar de melhor diretor em 1997 por Gênio Indomável.
Sinopse:
Sean Connery é William Forrester, um famoso escritor que há quarenta anos ganhou um prêmio Pulitzer por um romance e, desde então, nunca mais se ouviu falar dele. Mas, certo dia, Jamal Wallace (Rob Brown), um jovem negro de 16 anos que sonha em ser escritor, invade o apartamento de Forrester e acidentalmente esquece sua mochila com seus textos dentro.
Forrester, que até então era um homem recluso, fechado em seu solitário apartamento, descobre os escritos geniais do garoto e decide tornar-se seu mentor. A partir daí, a vida deles nunca mais será a mesma. Jamal, então, inscreve-se no concurso literário de sua escola.
Contudo, a integridade de Jamal e a amizade entre os dois são postas à prova quando o Professor Crowford (F. Murray Abraham) levanta uma acusação de plágio contra o jovem escritor. Jamal se vê obrigado a decidir entre seguir seu sonho ou trair um amigo, enquanto Forrester deve optar se volta à ativa ou permanece recluso, fechado para o mundo.

Prenda-me se For Capaz

Gênero: Aventura
Data de Publicação: 23/06/2010

Aos 18 anos, Frank Abagnale Jr acumula um currículo de médico, advogado e co-piloto. Leonardo DiCaprio é a estrela do filme “Prenda-me se For Capaz” (2002), dirigido por Steven Spielberg.
Sinopse:
A história verídica é sobre o mestre na arte do disfarce, Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio), que aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.

Escola de Rock

Gênero: Comédia
Data de Publicação: 23/06/2010

O filme apresenta, em sua essência, uma referência ao filme Sociedade dos Poetas Mortos. Mostra um professor revolucionário, com pensamentos modernos, em uma escola conservadora e rígida. Os alunos, presos a regras intensas, utilizam-se da rebeldia para se libertar do sistema escolar. A rebeldia foi, durante muito tempo, marca fundamental do rock 'n roll.
Sinopse:
Dewey Finn é um rockeiro que acaba de ser expulso da banda No Vacancy e mora com o amigo Ned Schneebly e sua namorada. Mas ela não aguenta mais Ned sustentando Dewey, e manda ele conseguir dinheiro, se ele quisesse continuar morando ali. Ele se passa por Ned e vai trabalhar de substituto em uma escola tradicional. Uma vez na escola, ele descobre que as crianças têm talento para a música, e monta uma banda na classe, dizendo às crianças que elas participarão de uma competição com as outras escolas e ganharão uma vitória em seu histórico. Ele embebeda a diretora e consegue convencê-la de deixar ele levar as crianças a uma excursão. Um dia antes, na Noite dos Pais, todos descobrem que ele é uma farsa. No dia seguinte, as crianças ficam tristes, mas não desistem e vão até a casa dele chamá-lo para o show, na qual são bem-sucedidas.

Miss Potter

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Cinebiografia da ilustradora e autora britânica Beatrix Potter (1866-1943), especializada em literatura infanto-juvenil.
Sinopse:
A infância e a maturidade de Beatrix Potter, a escritora de livros infantis mais inspirada de todos os tempos que acabou se apaixonando por seu editor. Ela encantou gerações de crianças, mas manteve sua privacidade à sete chaves. Várias de suas criações foram adaptadas para o teatro, cinema e televisão, mas sua vida foi sua história mais impressionante: uma prova disso é que seu diário, escrito em código, só foi compreendido quinze anos após sua morte.

Prova de Fogo - Uma História de Vida

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Um Professor muda a vida de uma menina de 11 anos quando começa a treiná-la para o desconhecido caminho dos concursos de soletração.
Sinopse:
Akeelah tem apenas 11 anos, mas um incrível talento com as palavras. Admirado com esse dom, o diretor de sua escola a inscreve num concurso regional de soletração e faz com que ela seja treinada por um professor com PhD em literatura, Dr. Larabee (Laurence Fishburne). Enfrentando a objeção de sua mãe, o ciúme de sua melhor amiga, as diferenças sociais e as dificuldades no relacionamento com o professor, Akeelah vai passando por todas as etapas do concurso, até ser classificada para a grande prova de fogo de sua vida - a final nacional em Washington.

Piaf - Um Hino ao Amor

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Co-produzido por França, Inglaterra e República Checa, Piaf - Um Hino ao Amor é rasgadamente emotivo e emocional, atingindo em cheio o grande público, da mesma forma emotiva e emocional que a própria cantora tinha de conquistar as suas platéias. E importante: sem cair no piegas. O roteiro da estreante Isabelle Sobelman, em parceria com Olivier Dahan – este também diretor do filme –, opta por uma narrativa que une equilibradamente fatores conservadores com alguns elementos mais arrojados.
Sinopse:
A vida de Edith Piaf (Marion Cottilard) foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.

O Som do Coração

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Uma história comovente, sobre a magia da música e o poder do amor.
Sinopse: Freddie Highmore interpreta Evan, um garoto largado em um orfanato nos arredores de Nova Iorque que possue um dom especial, ele escuta música em todos os barulhos do cotidiano, desde o vento em um milharal até a tensão da energia passando nos fios do poste. Fruto de uma única noite de amor entre Louis Conneny (Rhys Meyers) e Lyla Novacek (Keri Russel), ele cantor, guitarrista e compositor de uma banda de rock (os irmãos Connely) e ela violoncista com crescente prestígio. O menino não conheceu os pais, porém acredita que pode ser encontrado por eles através da música.