Antes a avaliação servia para classificar, castigar, definir o destino dos alunos de acordo com as normas escolares, tinha uma função seletiva e de exclusão.Isso contribuía muito para o fracasso escolar,pois a nota é determinante para o sucesso ou o insucesso.Porém a nota que o aluno recebe nem sempre representa aquilo que ele aprendeu,por isso ela não deve ser usada como um conceito.
A função da avaliação não é apenas observar criticamente uma situação passada, mas, sobretudo, ajudar a interferir em uma situação em curso ou que está sendo planejada.
Funções da avaliação
· Selecionar
· Diagnosticar
· Antecipar
A avaliação antecipatória possibilita orientar ou regular para uma certa direção ou meta buscada.
· Orientar
· Certificar
· Regular
Selecionar é uma forma de avaliar que valoriza as pessoas que melhor expressam ou se ajustam a certos critérios definidos como fundamentais para determinadas tarefas.
Precisamos ver aquilo que fazemos no dia-a-dia na perspectiva de uma avaliação seletiva porque, mesmo que a posição da seleção tenha mudado,ela continua fundamental na escola.
“ Por mais que se queira incluir,muitas vezes, mesmo sem ser esta a nossa vontade, praticamos a pior das exclusões que é excluir com aparência de inclusão”
· Diagnosticar
A lógica do diagnóstico é a da dependência entre uma causa e um efeito pretendido ou observado.Deve-se saber diagnosticar uma situação para melhor resolvê-la .
· Antecipar
A avaliação antecipatória possibilita orientar ou regular para uma certa direção ou meta buscada.
· Orientar
Tal função é valiosa, pois atribui ao professor um duplo papel mediador: aquele que promove a relação entre a criança e o conhecimento escolar e aquele que intervém , usando recursos e praticas escolar, promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem da criança em uma certa direção.
· Certificar
A certificação é aquele momento tão esperado por todos nós em que o aluno recebe da escola , do professor, um certificado, um diploma, uma festa, algo que indica que ele completou minimamente certas exigências para uma formação.
· Regular
A avaliação como regulação ajuda a rever metas, verificando se foram muito pretensiosas. Ela dá esperança, porque permite intervir positivamente em favor daquilo que se deseja alcançar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário