


Vigostky (1988) ao defender que o uso de jogos leva a condutas que imitam as ações reais de aprendizagem, propõe atitudes do professor sobre trabalhar com objetos que facilitem a compreensão do aprendiz.
Partindo dessas idéias, os alunos da turma de especialização em Psicopedagogia das Faculdades Integradas de Patos-FIP do município de Paulista-PB desenvolveram um seminário na disciplina de
Desenvolvimento e Aprendizagem: bases afetivas e cognitivas, coordenada pelo prof. Paulo de Tarso de Araújo Leite cuja temática “A ESCALA DE CUISENAIRE COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM” onde foi possível demonstrar como esse rico material didático pode contribuir para a compreensão do conhecimento. Os PCN´s destaca-se que além de ser um objeto sociocultural , o jogo (através da Escala de Cuisenaire) é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos, pressupõe um “fazer sem obrigação”.A disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem: bases afetivas e cognitivas também contou com um enfoque voltado para a construção de limites, regras e afetividade como elementos indispensáveis para a construção sólida da aquisição do conhecimento.
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