18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território nacional. Essa data foi escolhida porque aconteceu em 18 de maio de 1973 na cidade de Vitória_ES o crime da menina Araceli que com 8 anos de idade teve todos os seus direitos humanos violados: foi drogada, estuprada, queimada com ácido e assassinada. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de riscoe vulnerabilidade.
Em nossa cidade, esses crimes ocorrem todos os dias e variam como sendo: tráfico, pornografia, abuso e exploração sexual, potencializando a gravidez na adolescência, o aumento de doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, o estímulo ao uso de drogas e a entrada e permanência de meninas e meninos nas redes de exploração sexual. Queremos convocar todos - família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia - para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.
Mais uma vez o setor Psicopedagógico e Social da Secretaria Municipal de Educação participa desse ato e compromisso social na "Caminhada da Paz" - Campanha de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário