sábado, 28 de maio de 2011

IDÉIAS PARA MOTIVAR OS ALUNOS EM SALA DE AULA



  • Professoras da sala de recurso multifuncional, que é uma sala para o "Atendimento Educacional Especializado", é uma ação de ensino da Escola Municipal João Rosado de Oliveira, município de Jericó, sertão paraibano.


    Tem como objetivo oferecer suporte de aprendizagem a crianças portadoras de necessidades especiais, onde podemos incluir o aluno no ensino regular e no meio em que vive, minimizando suas dificuldades de aprendizagem e maximizando a atenção, socialização, motivação e afetividade.

    Compreendemos a grnade importância desse atendimento por isso, tentamos atuar de forma colaborativa, como também temos consciência de que a resposta do trabalho não é imediata e sim, construída passo a passo, vagarosamente.


    Atualmente temos 13 alunos no atendimento da sala multifuncional, 12 com dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, incluído ainda uma aluna cadeirante que apresenta uma paralisia com grande comprometimento motor, cada uma dessas crianças na particularidade de sua deficiência nos ensinou muito já que alguns carregam uma enorme carga de descrenças e desmotivação na sua história escolar.


    No primeiro dia de atendimento os alunos ficaram encantados com o espaço, pois era um ambiente diferenciado de uma sala de aula convencional, pois nela havia um aconchego de variações de materiais didáticos, computador, TV e jogos educativos.


    Após observar o desenvolvimento da aprendizagem e o comportamento dos alunos, percebemos então que eles tinham uma carência afetiva muito grande em que se manifestava através da agressividade entre os colegas, inquietação em sala de aula, falta de concentração para fazer as atividades e até mesmo o isolamento.


    Concluimos que estes alunos estavam de certa forma manifestando seus sentimentos para chamar a atenção, expressando assim suas necessidades sócio-afetiva e cognitiva, através de um comportamento inadequado e que precisava ser trabalhada no decorrer do processo de aprendizagem com atividades que estimulassem a auto-estima desses alunos e promovessem uma interação, uma relação de amizade, de amor, de carinho e de afetividade entre alunos e professor.


    Dessa forma se procurou organizar um planejamento que fosse ao encontro da realidade desses alunos, introduzindo atividade que promovesse:


    - Diálogos entre aluno-professor de forma aberta e espontânea;


    - Desenvolver o hábito de ler e contar histórias;


    - O uso do computador com CDs educativos (palavra cruzada, jogo da trilha, jogo da memória, colorir, quebra-cabeça, jogo dos sete erros).


    É importante oferecer a criança hiperativa atividades diversificadas que exijam atenção, mas que não desgaste intelectualmente assim elas terão sempre prazer em executá-las.


    Com essas atividades constatamos que afetividade aproxima alunos e professor, constrói amizades, recupera auto-estima e proporciona segurança e estimula uma aprendizagem com prazer, enfim, melhora o relacionamento entre a qualidade de vida dos alunos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário