segunda-feira, 30 de maio de 2011

PSICODRAMA: A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Professoras Glícia e Glaucia expondo a aplicação do psicodrama em uma aula de especialização. Técnica desenvolvida para superar um conflito de ruídos de comunicação numa sala de aula do primeiro ano do ensino fundamental

Aqui, professoras da especialização em Psicopedagogia Institucional revivendo a cena do barulho. Primeiro momento da técnica utilizada pelas professoras Glícia e Gláucia.




Criado pelo médico romeno Jacob Levy Moreno, o Psicodrama permite ao paciente reviver situações e a sua relação com o mundo através do jogo e do teatro. A psicoterapia psicodramática, então, utiliza-se dos elementos do jogo e do teatro a fim de que o paciente consiga viver ou reviver situações passadas, presentes ou futuras, ressignificando suas experiências. Durante uma sessão de psicoterapia psicodramática, o paciente é convidado a dramatizar e jogar com as suas experiências pessoais. Ele vive ou revive tais situações - que, na brincadeira, é o "faz de conta", dando-lhes novo significado. Assim, torna-se mais consciente de sua história pessoal e de como lida com suas questões atuais, passando a ser e agir de forma mais saudável no mundo.



O Psicodrama é, pois, uma oportunidade de experimenta-ação, que convida a pessoa a mergulhar, não só em sua própria vida, mas nas suas relações com as pessoas e com o mundo. A dramatização surge, em geral, como fruto da resolução de um conflito.



Referente a esta temática foi desenvolvido um trabalho envolvendo um grupo de professores que atuaram em sala de aula juntamente com a professora titular da turma observada aplicando a técnica do psicodrama nas relações de crianças de educação infantil.



O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensinop Fundamental Francisca Rosado de Oliveira com a turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, a mesma composta dos 12 alunos com idade variável entre cinco e seis anos.



O problema diagnosticado pela professora foi o fato de a maioria dos alunos da sala se expressarem oralmente com timbre de voz no volume máximo, ou seja, falam sempre gritando e às vezes, pedindo sua atenção todos ao mesmo tempo. Depois de longas conversas com os alunos sem a devida solução do problema foi desenvolvida a técnica do psicodrama, baseando-se no fato de que as crianças compreenderiam melhor a necessidade de falar em um tom de voz agradável aos ouvidos após as encenações de situações propostas pelo grupo de professores.


Como primeira atitude foi realizada uma explanação sobre as atividades que iriam ser desenvolvidas onde o professor pede a participação de todos. Convite aceito, seguem-se as cenas.


CENA 1 - Hora do barulho



Objetivo: Perceber o conflito gerado pela desorganização das falas dos alunos em sala de aula e aprender respeitar a fala dos colegas.



Um aluno é convidado a ir ao centro da sala de aula e os outros se acomodam ao seu redor formando um círculo em torno do primeiro aluno. Ao sinal do professor todos começam a dizer-lhe algo, pedindo sua atenção e falando num tom de voz bem alto e todos ao mesmo tempo. Decorrem uns trinta segundos e a atitude da criança do centro é observada. No início a criança tenta dar atenção a alguns de seus colegas, vendo que não consegue ela leva as mãos aos ouvidos na tentativa de se proteger do barulho, sorri e tenta fugir do centro do círculo. A atividade é repetida mais algumas vezes e o comportamento das crianças é quase o mesmo, vendo que não conseguem compreender o que seus colegas dizem, visto que, falam todos ao mesmo tempo eles tentam se preservar do barulho alguns até fugindo da situação que lhes perturbam.


CENA 2- O eco


Objetivo: Perceber o incômodo causado pelo tom de voz estridente e saber adequar o tom de voz a cada situação comunicativa.

O professor organiza os alunos em círculo e pede para seguirem o comando.

Primeiro cada aluno vai fazer a pergunta ao grupão com o tom de voz bem alto: - Você me ouve? Todos os alunos devem responder no mesmo tom do aluno que perguntou. Em seguida cada aluno vai fazer novamente a pergunta, mas no tm de voz adequado. Os alunos devem responder no mesmo tom que foi falado.

Após a aplicação do psicodrama segue-se uma conversa com os alunos sobre como se sentiram na realização das encenações, se sentiram-se bem ou mal, que tipo de sentimentos as situações vividas geraram em cada um deles. Indagar se eles perceberam que o que eles sentiram é o que o professor sente quando está naquela situação. Dando continuidade a atividade desenvolvida foram acrescentados comentários objetivando a visão da situação geradora do conflito e o levantamento de possíveis soluções para as questões abordadas, soluções essas propostas pelos alunos em comum acordo.

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