PSICOMOTRICIDADE
"É possível, através de uma ação educativa, a partir
dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecer a
gênese da imagem do corpo, núcleo central da personalidade.
Contudo, uma certa confusão reina atualmente no domínio da
terminologia e da formulação das finalidades em psicomotricidade.
Diferenciamos, por nossa parte, a educação psicomotora da terapia psicomotora.
Estas duas atitudes correspondem a necessidades diferentes.
A educação psicomotora concerne uma formação de base
indispensável a toda criança que seja normal ou com problemas. Responde a uma
dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento funcional tendo em conta
possibilidades da criança e ajudar sua afetividade a expandir-se e a
equilibrar-se através do intercâmbio com o ambiente humano.
A terapia psicomotora refere-se particularmente a todos os
casos-problemas nos quais a dimensão afetiva ou relacional parece dominante na
instalação inicial do transtorno. Pode estar associada à educação psicomotora
ou se continuar com ela.
Nos casos graves, a última hipótese parece preferível na
medida em que o primeiro tempo de ação terapêutica deverá se fazer fora de toda
preocupação de desenvolvimento funcional metódico.
Ao contrário, a reeducação psicomotora impõe-se nos casos
onde o déficit instrumental predomina, ou corre o risco de acarretar
secundariamente problemas de relacionamento."
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