quinta-feira, 30 de junho de 2011

A AFETIVIDADE NA SALA DE AULA

Sabemos que no dia-a-dia nossas tarefas e atribulações sãotantas que muitas vezes, deixamos de lado a demonstração deafetividade para com nossos alunos. Lembramos de cobrar, exigir,ser autoritários ( o que , é claro, também faz-se necessário) eocultamos nossas manifestações de carinho. Sendo que aafetividade é fundamental para o desenvolvimento da auto-estima.Mas, como nos preocupar com a auto-estima de nossosalunos, se quase sempre estamos desmotivados e não conseguimosser exemplo para nossos educandos? É necessário, em primeirolugar, que sejamos pessoas confiantes. Então, estaremos iniciandoum trabalho para desenvolver o mesmo sentimento em nossos alunos.


Estar de bem consigo mesmo, acreditar no seu potencial sãosentimentos necessários para o desenvolvimento de cidadãoscríticos e participativos. Portanto, se queremos uma sociedade compessoas atuantes e auto-confiantes devemos repensar a Educação,e principalmente, nossos atos em sala de aula. O gesto de professoré muito significativo para os alunos. Um simples gesto pode trazerconfiança ou desconfiança para as atitudes discentes.Faz-se necessário criarmos um ambiente favorável para váriasdemonstrações de carinho, afeto, flexibilidade (dentro dos limites) eamizade. E assim, estaremos facilitando o desenvolvimento de umasociedade autônoma e confiante pela busca de seus ideais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário