quinta-feira, 30 de junho de 2011

PROJETO AFETIVIDADE EM SALA

Por muito tempo o conhecimento e emoção eram coisas distintas em sala de aula. A separação entre “razão” e “emoção” permaneceu por anos e foi muito defendida por grandes filósofos.

“As escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdos e técnicas educativas.Elas têm contribuído em demasia para a construção de neuróticos por não entenderem de amor, de sonhos, de fantasias, de símbolos e de dores”. Claudio Saltini

OBJETIVOS
· Despertar atitudes de cooperação e respeito;senvolver a criatividade e a imaginação; · Cuidar de si e do próximo;
· Vivenciar situações de socialização e interação com a família e amigos; · Estimular a linguagem oral;
· Ampliar o vocabulário;
· Respeitar limites e obedecer a regras;
· Desenvolver o senso crítico;
· Valorizar e respeitar a individualidade dos colegas.

DESENVOLVIMENTO
· Dramatização para justificar a chegada dos bonecos (amiguinhos novos) e apresentá- los aos alunos; · Eleição do nome do(a) amigo(a) (boneco);
· Confecção de um livro para as anotações dos acontecimentos diários do(a) boneco(a);
· Reunião com os pais para conscientizá- los da importância do projeto e da efetiva participação de todos;
· Rodas de conversa com as crianças para estabelecimento de combinados com relação aos cuidados com o novo(a) amigo(a);
· Cada aluno terá o direito de levar o(a) amigo(a) para “dormir” em casa e serão orientados a zelar e cuidar do amigo e os pais de registrar tudo o que fizeram juntos naquele dia determinado.



AVALIAÇÃO

Os alunos estarão sendo avaliados globalmente durante todo o ano letivo através da observação contínua no desenvolvimento de novos hábitos em relação a si e ao próximo através dos depoimentos e relatórios diários elaborados pelos pais ou responsáveis, podendo também verificar o convívio familiar da criança e a reação da aceitação do projeto em relação aos pais.

Um comentário:

  1. Gostei muito da proposta, trabalho como orientadora em uma creche e gostaria muito de conhecer o projeto inteiro para me auxiliar na formação do nosso projeto sobre afetividade. Meu email é maranovaera@hotmail.com. Agradeço desde já a atenção e aguardo a resposta.
    Tudo de bom, namaste

    ResponderExcluir