quinta-feira, 30 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE EM SALA DE AULA

Os nossos educandos são cidadãos que sentiram a necessidade de retornar ao convivio escolar e assim precisam ser respeitados e considerados.


A vida não se desenvolve de forma isolada.Todas as pessoas, em qualquer parte do mundo, têm necessidade de convivencia, de expressar, de comunicar-se com seus semelhantes.


Muitos dos educandos da EJA retornam para a sala de aula por esses motivos e a aprendizagem só acontece se ouver afetividade ligada a motivação, como diz Cagligari: "Ninguém escreve ou lê sem movito, sem motivação" (1999, p.102).


Nós, educadores da EJA, precisamos ter paixão pela educação e pelos nossos educandos. E é essa paixão que mobiliza a atuar como agente do processo de transformação da sociedade, ajudando na transformação do cidadão ético e comprometido co ma vida, sua e dos outros.


Paulo Freire cita em sua Quarta Carta que: "Humildade exige coragem,confiança em nós mesmos, respeito a nós mesmos e aos outros. A amorosidade aos alunos e também ao próprio processo de ensinar.Coragem de lutar ao lado da coragem de amar.Tolerância nos ensina a conviver com o diferente, aprender com o difernete, a respeitar o diferente."


Nessa convivencia há um intercâmbio de conhecimentos e experiências vividas pelo educando e educador. Dessa forma, o educador precisa estar semrpe se aperfeiçoando, pois o ensino exige que estejamos preparados para novos desafios.


O educador da EJA aprende na mesma medida em que ensina. Com tantas mudanças e essas cada vez mais profundas e mais rápidas, exige-se uma postura de busca de entendimento do processo e a compreensão de que se deve trabalhar para a transformação do mundo, da sociedade em geral, das relações entre os homens e da relação da sociedade co ma natureza, mas também com a idéia de transformação da escola,do ensino, da aprendizagem.


A afetividade posta em prática faz com que esse processo se desenvolva de maneira exitosa e ao mesmo tempo prazerosa, pois se estabelecem laços de carinho e confiança entre educando e educador.


Autoria: Gerta Ana Dalla Rosa de Oliveira, Professora da EJA - Escola Municipal Fundamental Dr. Ruy Ramos.


Bibliografia:


GAGLIARI, Gladis Massini. A escrita na alfabetização, 1999;
FREIRE, Paulo. Quarta Carta e o Ultimo Texto.
Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários a prática Educativa.
Artigo Publicado em 2008 Por: SMEd - Ijuí/Rs em Cadernos SMEd - Educação de Jovens e Adultos - Programa Educação e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário