segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CARNAVAL

APRESENTAÇÃO

Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo da identidade nacional, este projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.
INTRODUÇÃO
O projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas, e sobretudo não apenas transmitir mas reconstruir o conhecimento.A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade.Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal,social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos. Proporcionar aos educandos oportunidades de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.
METODOLOGIA

O projeto desenvolverá sugestões de metodologias de aulas para atender as seguintes disciplinas:
ü Língua Portuguesa;
ü Matemática;
ü História;
ü Geografia;
ü Ciências;
ü Artes;
ü Ed. Física.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL
ENSINO FUNDAMENTAL:

LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE.


v Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer
relações com o que é dito na música e a realidade. Se possível, depois dos desfiles, promova um debate com os alunos avaliando se a escola realmente conseguiu .
v contar a história proposta, se foi fiel aos fatos, etc
v Trabalhe a letra do samba Vai Passar, de Chico Buarque e Francis Hime. Essa música traz ricas informações históricas, sugeridas sob a forma de metáforas. ("Num tempo / Página infeliz da nossa história / Passagem desbotada na memória / Das nossas novas gerações / Dormia a nossa pátria mãe tão distraída / Sem perceber que era subtraída / Em tenebrosas transações(...)". Apresente a música aos alunos e peça que eles escrevam ao lado das estrofes a que fato ou período Chico se refere. (Que tempo foi uma página infeliz da nossa história? Quais seriam as tenebrosas transações?) Essa atividade será riquíssima para relembrar o que foi estudado em História nos anos anteriores, além de ser uma oportunidade de se travar contato com uma música de qualidade, bem escrita e com conteúdo.
v Analise os estereótipos mais comuns veiculados intensamente no carnaval. Pesquisando a história da comemoração (veja links na Pesquisa Escolar, Portal Positivo) , percebemos que a imagem feminina vem sendo bastante estereotipada, desde os primeiros anos de folia. Promova essa pesquisa e debata com os alunos como a mulher é encarada atualmente. Outra boa discussão é: "De que forma a mulher pode contribuir no combate à formação de estereótipos e à degradação de sua imagem - não apenas no carnaval?". (Temas Transversais, Pesquisa na Internet e no Portal Positivo).

MATEMÁTICA: Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de droga.
CIÊNCIAS: DST’s Efeito de bebidas e drogas.
ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros Carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro, etc. (veja links na Pesquisa Escolar). Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países (internet – google maps).
HISTÓRIA
v Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.

HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE

Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar o carnaval desde o seu início, relacionando acontecimentos históricos à comemoração. No Conteúdo Multimídia na Pesquisa Escolar, você encontrará algumas características dos festejos desde a época da escravidão, quando o carnaval era chamado de entrudo, e nas décadas de 20, 30, 40 e 50. A apresentação dos alunos para os colegas pode ser caracterizada de acordo com a época. Carnavais em outras partes do mundo também podem ser objeto de estudo.).

BIOLOGIA, QUÍMICA E MATEMÁTICA


v Durante o carnaval, há um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas, o que resulta no aumento de acidentes nas ruas e estradas, além de inúmeros homicídios.
v Debata com seus alunos o que poderia ser feito para diminuir essas tristes estatísticas.
v O professor de Química poderia fazer experiências mostrando os efeitos do álcool no sistema nervoso e no estômago de um adolescente

BIOLOGIA, TEMAS TRANSVERSAIS, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA
v O carnaval, desde sua origem, está relacionado a permissividade. Peça que os alunos pesquisem o evento desde a Antiguidade, com as descrições das bacantes (ou bacanais), até a modernidade. Aliás, esse aspecto é bastante curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade tradicional e por organizações religiosas.
v Alguns jovens e adultos, empolgados com esse significado do evento, acreditam que é hora de liberar as fantasias, se despojar da censura e se entregar ao sexo sem compromisso e sem conseqüências (ledo engano!).
v O resultado para quem não pratica sexo seguro: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez, para não citar outras sequelas.
v Se os seus alunos já receberam orientação sexual e conhecem métodos contraceptivos, têm noção dos riscos de relações sem uso de preservativos e sabem o que são DSTs, encarregue-os de elaborar uma campanha para orientar os foliões sobre os riscos do sexo sem responsabilidade. Se possível, com cartazes e folhetos explicativos.
v Caso seus alunos ainda não tenham recebido orientação sexual, este é um momento propício para fazê-lo (antes que eles sejam vítimas da falta de informação).Veja no Conteúdo Multimídia algumas campanhas educativas de prevenção à Aids no Carnaval.

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