Um caso semelhante ao descrito acima foi relatado recentemente aqui no ‘Coisas de Mãe’ pela Michele Silva, mãe de um menino de 4 anos. “Esse é o primeiro ano do meu filho no pré e às vezes ele se recusa a ir. Chora, pede para eu tirá-lo da escola e muitas vezes penso que tem alguém batendo nele, ou a professora brigou, algo assim. Mas depois, volta alegre contando como foi o seu dia e tudo mais. O que fazer?”.
Segundo a pedagoga Janaína Rodrigues Alberto, especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia, é normal que a criança de 3, 4 anos chore à entrada da escola. “Normalmente as crianças têm medo do novo, do que irão encontrar neste lugar novo, como serão as pessoas novas que farão parte da sua vida e a rotina diária. Lá elas terão que aprender a dividir tudo: tempo, brinquedos, atenções.” Além disso, ela ressalta, o choro pode ser uma forma de “manipular” a mãe. “Com certeza esta pode ser uma forma de manipular a família em geral. Principalmente quando a mãe demonstra insegurança para lidar com este choro e com novas situações”.
Pois então, qual a melhor atitude que a mãe deve tomar: obrigar o filho a ficar na escola? Deixá-lo por algumas horas até que se habitue com o local e os colegas? Levá-lo para casa?
“Normalmente nas escolas acontece o período de adaptação. No início do ano letivo, o tempo em que a criança fica na escola é reduzido para que ela se habitue ao novo. Acredito que a mãe possa ficar na escola, mas não dentro da sala de aula, pois desta forma fica mais difícil para a criança se socializar. Os pais nunca devem desistir devido ao choro da criança, pois esta atitude demonstra que a criança ‘ganhou’ e conseguiu o que queria”, diz Janaína.
E ao deixar o filho na escola, o que a mãe deve esperar por parte da professora a fim de que a adaptação da criança ocorra o quanto antes?
Segundo a pedagoga, “a professora, primeiramente, deve procurar demonstrar para a criança segurança, acalentar. Sempre procurar envolver todos os alunos em atividades lúdicas, mas também respeitar as ‘vontades’ da criança caso ela não queira participar naquele primeiro momento apenas observando os colegas”.
É importante, porém, não ter pressa neste período, pois a tempo de adaptação varia de criança para criança. “Varia de dias até meses, mas na maioria dos casos entre uma semana a quinze dias. Durante este tempo as crianças já conseguem se reconhecer como parte do grupo, reconhecer a professora e outros membros da escola bem como a rotina escolar”, diz Janaína.
Nenhum comentário:
Postar um comentário