É de fundamental importância educadores se apropriarem de toda a teoria de Vigostky para que possam ter subsídios para a elaboração de estratégias que sejam capazes de fazer com que o aluno consiga atingir um bom patamar de aprendizagem. Nessa teoria, de Vigostky, é dado destaque às possibilidades que o indivíduo dispõe a partir do ambiente em que vive e que dizem respeito ao acesso que o ser humano tem a "instrumentos físicos", bem como, "instrumentos sociais" (cultura, costumes, valores,...).
Tais teorias permitem, aos docentes, compreenderem a complexidade do processo pedagógico e, nesse sentido, podem contribuir para a proposição de novos procedimentos pedagógicos que façam frente a alguns problemas vividos na sala de aula.
A aprendizagem, para Vigostky, acontece em todo lugar. O processo de formação do pensamento é despertado e acentuado pela vida social e pela interação que se estabelece entre crianças e adultos. Não podemos dizer que o indivíduo é um “isolamento”. Sim uma interação, que influenciam mediadores que guia a criança a desenvolver suas habilidades cognitivas.
O Papel da Educação e, conseqüentemente, o de aprendizagem, ganham destaques na teoria de Vigostky, no qual mostram que a qualidade das trocas que se dão na interação entre professor e aluno irá influenciar na forma como a criança torna mais complexo o seu pensamento e processam novas informações. Aprendizagem e desenvolvimento são dois processos que interagem. A escola deve ser coerente, e respeitar, o nível de desenvolvimento infantil. A aprendizagem ocorre mais facilmente no grupo, em determinadas situações na escola, e na vida social, bem como, a interação com os pais é muito importante e facilita a aprendizagem. Sendo assim, o social influi bastante, porém não é determinante, no desenvolvimento infantil.
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