Realmente não podemos negar que a escola enfrenta muitos desafios, e a relação entre a necessidade de disciplina e de liberdade do aluno, é focalizado no texto de Arroyo, quando destaca dois deles: a disciplina e a violência e suas relações com os princípios de autonomia e liberdade, tão caros entre nós educadores. Mas, sobretudo, tratamos aqui do estreito vínculo existente entre a escola e a sociedade, muitas vezes negligenciadas pelas políticas educacionais e pelos próprios trabalhadores docentes. Portanto esses dois fatores merecem investigação, compromisso e o envolvimento de todos, e Arroyo em seu artigo enfatiza também que todos os segmentos da sociedade vêm externando seus pensamentos e juízos, sentimentos e valores. O pensar, sentir, avaliar julgar e condenar as infâncias infratoras veio à tona, expostos ao debate aberto, como feridas sociais. A infância sai da esfera familiar das escolas para entrar no de bate público. Observamos dessa forma que este assunto abrange várias esferas sociais.Vasconcellos apresenta em seu artigo : Os Desafios da Indisciplina em Sala de aula e na Escola várias questões como a complexidade, pois é extremamente exigente, uma vez que se trata de participar da formação de vários sujeitos, onde deve englobar muitas áreas do conhecimento;breve Análise da realidade são os questionamentos do que está acontecendo;Crise de sentidos, os alunos não vêem sentido para o estudo; crise dos limites estamos vivendo o momento do consumismo, a própria família não consegue impor limites; para analisar a posição dos educadores Arroyo dar ênfase aos obstáculos epistemológicos, os educadores vivem na espera da Receita Mágica, Idealização de Alternativas, Sensação de não-Poder.Dessa forma fica evidenciado que a relação da disciplina e da violência nas escolas envolvem vários fatores, que vão além de simples brigas ou discussões em sala de aula.
O texto de VASCONCELLOS sugere algumas alternativas para mudar este quadro como o Resgate do Professor, Respeito e Exigência, Responsabilidade, Perspectiva de Ação, Plasticidade do discurso x Rigidez da Prática; Resgate do Sentido; Sentido para o Estudo; Resgate das Exigências; Questão do Respeito; postura do Professor: Dialética da Interação Pedagógica; Postura do Professor; Necessidade de autoridade; Superar a síndrome do encaminhamento e o Papel da Equipe Diretiva, na minha opinião são válidas, mas acrescentaria outras sugestões para a gestão pedagógica da disciplina e da violência na escola como:
A perspectiva de cidadania desenvolvida pela escola atual é de desenvolver a formação do cidadão, garantido que ele ocupe e exerça de maneira correta sue papel na sociedade com direitos, mas também com deveres a serem cumpridos, mas como a escola organiza esse trabalho?È necessário que esse trabalho seja democrático, respeitando as diversidades culturais, as diferenças individuais, sem discriminação, baseada em valores e solidariedade e justiça social, e para isso vale citar (...) lutar pela construção de uma escola que contribua para a formação da cidadania democrática, no contexto de uma sociedade com tradições escravocrata, autoritária e clientelista tão arraigadas, é perceber que essa luta deve permear o conjunto das instituições sociais, no sentido de romper com essa cultura e criar uma contra-cultura, calcada nos princípios de liberdade e de igualdade, nos valores republicanos do bem comum e do bem coletivo, com vistas à construção de uma sociedade baseada nos valores da solidariedade e justiça social (SILVA, 2000,p. 181)
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