sexta-feira, 16 de março de 2012

ATRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO SEGUNDO O MINISTÉRIO DO TRABALHO

Você sabia que a Psicopedagogia é reconhecida junto ao Ministério do Trabalho?
Sob o Código Número 2394-25 da CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, classifica na categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.

Têm a seguinte DESCRIÇÃO e ATIVIDADES:
Descrição Sumária
Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Formação e experiência
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Condições gerais de exercício
Atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada; trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Atividades a serem desenvolvidas:

IMPLEMENTAR A EXECUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
- Acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor
- Assessorar o trabalho docente
- Administrar a progressão da aprendizagem
- Observar o processo de trabalho em salas de aula
- Visitar rotineiramente as escolas
- Acompanhar a produção dos alunos
- Acompanhar a trajetória escolar do aluno
- Elaborar textos de orientação
- Produzir material de apoio pedagógico
- Observar o desempenho das classes
- Analisar o desempenho das classes
- Reunir-se com conselhos de classe
- Observar conselhos de classe e de escola
- Analisar as reuniões de conselho de classe e de escola
- Analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares
- Sugerir mudanças no projeto pedagógico
- Coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem
- Fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico
- Coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios
- Administrar recursos de trabalho
- Administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos
- Intervir na aplicação de medidas disciplinares
- Aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar
- Emitir pareceres para autorização de escolas particulares
- Organizar encontro de educandos
- Interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar.


AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
- Construir sistema de avaliação
- Construir instrumentos de avaliação
- Valorizar experiências pedagógicas significativas
- Detectar eventuais problemas educacionais
- Propor soluções para problemas educacionais detectados
- Assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico
- Possibilitar a avaliação da escola pela comunidade
- Avaliar o desempenho das classes/turmas
- Avaliar o processo de ensino e de aprendizagem
- Verificar o cumprimento das metas
- Avaliar a instituição escolar
- Participar da avaliação proposta pela instituição
- Avaliar o desempenho profissional dos educadores
- Avaliar a implementação de projetos educacionais
- Avaliar os planos diretores
- Participar das avaliações externas
- Avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, lingüística e grafoperceptiva da criança
- Propor ações que favoreçam a maturação da criança
- Elaborar projetos de recuperação de aprendizagem
- Analisar resultados das avaliações
VIABILIZAR O TRABALHO COLETIVO
- Criar mecanismos de participação/interação
- Criar espaços de participação/interação
- Organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação
- Estruturar os tempos pedagógicos
- Estimular a participação dos diferentes sujeitos
- Equalizar informações
- Contribuir para que as decisões expressem o coletivo
- Estimular a transparência na condução dos trabalhos
- Organizar reuniões com equipes de trabalho
- Valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico
- Estimular a participação nas instituições associativas
- Criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo
- Planejar reuniões com equipes de trabalho
- Formar equipes de trabalho
- Promover estudos de caso
COORDENAR A (RE) CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
- Levantar necessidades educacionais e sociais
- Caracterizar o perfil dos alunos
- Fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais
- Contextualizar historicamente a escola
- Levantar recursos materiais, humanos e financeiros
- Identificar os princípios norteadores da escola/instituição
- Explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico
- Estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola
- Fornecer subsídios teóricos
- Traçar objetivos educacionais
- Traçar metas educacionais
- Planejar ações de operacionalização
- Articular a ação da escola com outras instituições
- Articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente
- Assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas
- Administrar a demanda por vagas
- Participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares
- Buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional
- Assessorar as escolas/instituições
- Estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino
- Promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família
ELABORAR PROJETO INSTRUCIONAL
DESENVOLVER PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
- Orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional
- Mediar informações entre autor e equipe de produção
- Participar da criação do projeto gráfico
- Roteirizar material
- Elaborar roteiro visual (storyboard)
- Adequar linguagem textual e imagética
- Elaborar atividades
- Garantir a integridade instrucional
- Compatibilizar carga horária por atividades
- Orientar equipe de produção
- Acompanhar equipe de produção
- Acompanhar processo de revisão
- Descrever estrutura do ambiente de aprendizagem
- Validar material revisado
- Realizar controle de qualidade
- Validar produto final
PROMOVER A FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFISSIONAIS
- Formar-se continuamente
- Atualizar-se continuamente
- Estudar continuamente
- Pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico
- Pesquisar práticas educativas
- Aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem
- Aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino
- Aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos
- Selecionar referencial teórico
- Selecionar bibliografia
- Organizar grupos de estudos
- Promover trocas de experiências
- Orientar atividades interdisciplinares
- Promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas
- Participar de cursos, seminários e congressos
- Participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais
- Registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional
COMUNICAR-SE
- Olhar com intencionalidade pedagógica
- Expressar-se com clareza
- Socializar informações
- Divulgar deliberações
- Elaborar relatórios
- Sistematizar registros administrativos e pedagógicos
- Emitir pareceres
- Entrevistar
- Divulgar resultados de avaliação
- Divulgar experiências pedagógicas
- Publicar experiências pedagógicas
- Organizar encontros, congressos e seminários
- Dominar a língua portuguesa
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
- Compreender o contexto
- Respeitar as diversidades
- Criar espaços para o exercício da diversidade
- Respeitar a autoria do educador
- Respeitar a autonomia do educador
- Criar clima favorável de trabalho
- Demonstrar capacidade de observação
- Trabalhar em equipe
- Administrar conflitos
- Intermediar conflitos entre a escola e a família
- Interagir com os pais
- Coordenar reuniões
- Dimensionar os problemas
- Estimular a solidariedade
- Respeitar a alteridade
- Estimular a criatividade
- Estimular o senso de justiça
- Estimular o senso crítico
- Estimular o respeito mútuo
- Estimular valores estéticos
- Desenvolver a auto-estima
- Estimular a cooperação
- Administrar tempo
- Auto-avaliar-se
- Demonstrar criatividade
- Demonstrar pró-atividade
- Demonstrar versatilidade
- Demonstrar flexibilidade
Materiais a serem utilizados:



Papéis
Giz, lápis, canetas
Livros, periódicos, jornais, revistas impressos e
computadores, scaner, impressora, multimídia
Máquina de escrever
Tintas: guache, aquarela,
Mesas, cadeiras, estantes, armários
Arquivos
Softwares, disquetes, cd rom
Apagadores
Dvd
Filmadora
Máquina fotográfica
Retroprojetor, transparências
Tv, aparelho de videocassete
Copiadora
Datashow
Projetor de slides
Flipchart
Sucata
Fitas com filmes em vídeo, fitas cassetes,
Jogos didáticos
Telefone, fax
Microfone, aparelho de som, gravadores
Lousas branca, giz, magnética, quadros
Web cam
Internet
Pen drive
Teleconferência
Ava (ambiente virtual de aprendizagem)
Lms (plataforma/aplicativo)

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