Você sabia que a Psicopedagogia é reconhecida junto ao Ministério do Trabalho? Sob o Código Número 2394-25 da CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, classifica na categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
Têm a seguinte DESCRIÇÃO e ATIVIDADES:
Descrição Sumária |
Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas. |
Formação e experiência |
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional. |
Condições gerais de exercício |
Atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada; trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. |
Atividades a serem desenvolvidas:
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IMPLEMENTAR A EXECUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL - Acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor | - Assessorar o trabalho docente | - Administrar a progressão da aprendizagem | - Observar o processo de trabalho em salas de aula | - Visitar rotineiramente as escolas | - Acompanhar a produção dos alunos | - Acompanhar a trajetória escolar do aluno | - Elaborar textos de orientação | - Produzir material de apoio pedagógico | - Observar o desempenho das classes | - Analisar o desempenho das classes | - Reunir-se com conselhos de classe | - Observar conselhos de classe e de escola | - Analisar as reuniões de conselho de classe e de escola | - Analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares | - Sugerir mudanças no projeto pedagógico | - Coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem | - Fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico | - Coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios | - Administrar recursos de trabalho | - Administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos | - Intervir na aplicação de medidas disciplinares | - Aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar | - Emitir pareceres para autorização de escolas particulares | - Organizar encontro de educandos | - Interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar. | |
AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL - Construir sistema de avaliação | - Construir instrumentos de avaliação | - Valorizar experiências pedagógicas significativas | - Detectar eventuais problemas educacionais | - Propor soluções para problemas educacionais detectados | - Assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico | - Possibilitar a avaliação da escola pela comunidade | - Avaliar o desempenho das classes/turmas | - Avaliar o processo de ensino e de aprendizagem | - Verificar o cumprimento das metas | - Avaliar a instituição escolar | - Participar da avaliação proposta pela instituição | - Avaliar o desempenho profissional dos educadores | - Avaliar a implementação de projetos educacionais | - Avaliar os planos diretores | - Participar das avaliações externas | - Avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, lingüística e grafoperceptiva da criança | - Propor ações que favoreçam a maturação da criança | - Elaborar projetos de recuperação de aprendizagem | - Analisar resultados das avaliações | |
VIABILIZAR O TRABALHO COLETIVO - Criar mecanismos de participação/interação | - Criar espaços de participação/interação | - Organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação | - Estruturar os tempos pedagógicos | - Estimular a participação dos diferentes sujeitos | - Equalizar informações | - Contribuir para que as decisões expressem o coletivo | - Estimular a transparência na condução dos trabalhos | - Organizar reuniões com equipes de trabalho | - Valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico | - Estimular a participação nas instituições associativas | - Criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo | - Planejar reuniões com equipes de trabalho | - Formar equipes de trabalho | - Promover estudos de caso | |
COORDENAR A (RE) CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL - Levantar necessidades educacionais e sociais | - Caracterizar o perfil dos alunos | - Fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais | - Contextualizar historicamente a escola | - Levantar recursos materiais, humanos e financeiros | - Identificar os princípios norteadores da escola/instituição | - Explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico | - Estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola | - Fornecer subsídios teóricos | - Traçar objetivos educacionais | - Traçar metas educacionais | - Planejar ações de operacionalização | - Articular a ação da escola com outras instituições | - Articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente | - Assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas | - Administrar a demanda por vagas | - Participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares | - Buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional | - Assessorar as escolas/instituições | - Estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino | - Promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família | |
ELABORAR PROJETO INSTRUCIONAL |
DESENVOLVER PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL - Orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional | - Mediar informações entre autor e equipe de produção | - Participar da criação do projeto gráfico | - Roteirizar material | - Elaborar roteiro visual (storyboard) | - Adequar linguagem textual e imagética | - Elaborar atividades | - Garantir a integridade instrucional | - Compatibilizar carga horária por atividades | - Orientar equipe de produção | - Acompanhar equipe de produção | - Acompanhar processo de revisão | - Descrever estrutura do ambiente de aprendizagem | - Validar material revisado | - Realizar controle de qualidade | - Validar produto final | |
PROMOVER A FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFISSIONAIS - Formar-se continuamente | - Atualizar-se continuamente | - Estudar continuamente | - Pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico | - Pesquisar práticas educativas | - Aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem | - Aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino | - Aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos | - Selecionar referencial teórico | - Selecionar bibliografia | - Organizar grupos de estudos | - Promover trocas de experiências | - Orientar atividades interdisciplinares | - Promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas | - Participar de cursos, seminários e congressos | - Participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais | - Registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional | |
COMUNICAR-SE - Olhar com intencionalidade pedagógica | - Expressar-se com clareza | - Socializar informações | - Divulgar deliberações | - Elaborar relatórios | - Sistematizar registros administrativos e pedagógicos | - Emitir pareceres | - Entrevistar | - Divulgar resultados de avaliação | - Divulgar experiências pedagógicas | - Publicar experiências pedagógicas | - Organizar encontros, congressos e seminários | - Dominar a língua portuguesa | |
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS - Compreender o contexto | - Respeitar as diversidades | - Criar espaços para o exercício da diversidade | - Respeitar a autoria do educador | - Respeitar a autonomia do educador | - Criar clima favorável de trabalho | - Demonstrar capacidade de observação | - Trabalhar em equipe | - Administrar conflitos | - Intermediar conflitos entre a escola e a família | - Interagir com os pais | - Coordenar reuniões | - Dimensionar os problemas | - Estimular a solidariedade | - Respeitar a alteridade | - Estimular a criatividade | - Estimular o senso de justiça | - Estimular o senso crítico | - Estimular o respeito mútuo | - Estimular valores estéticos | - Desenvolver a auto-estima | - Estimular a cooperação | - Administrar tempo | - Auto-avaliar-se | - Demonstrar criatividade | - Demonstrar pró-atividade | - Demonstrar versatilidade | - Demonstrar flexibilidade | |
Materiais a serem utilizados:
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Papéis |
Giz, lápis, canetas |
Livros, periódicos, jornais, revistas impressos e |
computadores, scaner, impressora, multimídia |
Máquina de escrever |
Tintas: guache, aquarela, |
Mesas, cadeiras, estantes, armários |
Arquivos |
Softwares, disquetes, cd rom |
Apagadores |
Dvd |
Filmadora |
Máquina fotográfica |
Retroprojetor, transparências |
Tv, aparelho de videocassete |
Copiadora |
Datashow |
Projetor de slides |
Flipchart |
Sucata |
Fitas com filmes em vídeo, fitas cassetes, |
Jogos didáticos |
Telefone, fax |
Microfone, aparelho de som, gravadores |
Lousas branca, giz, magnética, quadros |
Web cam |
Internet |
Pen drive |
Teleconferência |
Ava (ambiente virtual de aprendizagem) |
Lms (plataforma/aplicativo) |
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