"Senhores Pais, quando ajudar seu filho na lição de casa, por favor não digam: Isso está errado! Na alfabetização, não há ERRO, há um QUASE CERTO, pois as crianças estão elaborando o pensamento sobre como se escreve."
Nos moldes antigo, tradicionais da educação, essa dialogo não existiria. Quando uma criança ERRAVA uma palavra tinha que copiar 3, 5 ou até 10 vezes a mesma palavra todos os dias. Em alguns casos, os pais apagavam ou rasgavam a folha do caderno até que a criança fizesse o certo.
"Muitos pais e ainda alguns professores não compreendem que as repostas dadas pelas crianças, mesmo que distante do padrão apontado pela ciência, tem explicações lógicas e evidenciam avanços na aprendizagem", afirma Evelyse dos Santos Lemos, pesquisadora do Ensino de Ciências e Biologia da Fundação Oswaldo Crus (Fiocruz) do Rio de Janeiro.
Os estudos desenvolvidos por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky na área da alfabetização evidenciam que o erro na escrita é parte do processo de construção na aprendizagem.
Exemplo: Uma criança que para escrever a palavra CAVALO usa as letras KAO está pensando no som das vogais para representar cada parte da sílaba. Com atividades corretas ela compreenderá que para escrever a cada sílaba é preciso usar duas letras, portanto não havia um "erro" inicial mas uma construção do saber.
Portanto é importante que os pais e professores tenham claro essas fases na construção da aprendizagem, afim de contribuir com as crianças nas lições de casa e de classe. Essa parceria é fundamental.
Olá Professores!
ResponderExcluirConcordo em tudo que escreveram, é de extrema importância pais e professores terem essa consciência.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido!
Abraços.
Convido para que leiam e comentem “O LEILÃO” no http://jefhcardoso.blogspot.com/