terça-feira, 6 de setembro de 2011

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS


- Por Christiane Rodrigues*-


Já reparou como a palavra ética voltou a fazer parte das conversas corporativas? Escreveu não leu, vem à tona a palavra ética. Seja ético, use de ética em suas relações com fornecedores, são alguns dos mantras que ouvimos nas organizações. Afinal, será que sabemos o que é ética e como ela se traduz nas ações do nosso cotidiano?

Ética é uma ciência que estuda a moral, procurando avaiá-la criticamente para chegar a valores sustentáveis e universais. Essa ciência é um ramo da filosofia, que tem como objetivos maiores o bom e o bem. Dessa forma, ela analisa e critica os fundamentos e os princípios que orientam ou justificam determinados sistemas e conjunto de valores morais. É, em outras palavras, a ciência da conduta, a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade.

Ética, enquanto filosofia e consciência moral, é essencial à vida em todos os seus aspectos, seja pessoal, familiar, social ou profissional. Também abrange toda reflexão que fazemos sobre o nosso agir e sobre o sentido ou missão de nossa vida, bem como sobre os valores e os princípios que inspiram e orientam nossa conduta, buscando a verdade, a prática de virtudes e a felicidade.

As organizações em geral precisam de códigos de condutas que possam ir além dos valores e costumes individuais de seus colaboradores, a fim de conseguirem firmar a imagem de empresas sérias no nicho de mercado em que atuam. A credibilidade de uma empresa passa pela forma como ela é vista no mercado. O mesmo vale para o funcionário.

O profissional que preza por sua imagem, que pensa a longo prazo e quer traçar para si um futuro promissor, pauta todas as suas atitudes em valores éticos e íntegros. E esse profissional merece o aplauso de todos nós, pois entendeu que, sem ética, a elegância não existe.

Sugiro o evento Top 10 Empresarial da N Produções, que ocorrerá no dia próximo dia 30 de junho, onde Clóvis de Barros Filho vai falar sobre Ética nas Organizações. Uma excelente oportunidade de aprendermos mais sobre o assunto.

*Christiane Rodrigues é especialista em Marketing e analista de negócios da Fundação Universa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário