terça-feira, 6 de setembro de 2011

PARA SE RELACIONAR É PRECISO INTELIGÊNCIA

- Por Janine Costa*-

Em um momento em que a interatividade ganha destaque por meio das redes sociais, Daniel

Goleman, autor que fez sucesso com o livro Inteligência Emocional, trouxe novo estudo acerca de um assunto atual retratado no livro: Inteligência Social: O Poder das Relações Humanas.

A inteligência social é a real aplicação da inteligência emocional no mundo das relações interpessoais. Desta forma, compreendemos que para sermos socialmente inteligentes, precisamos conviver socialmente. A inteligência social é construída por meio da interação com o meio em que vivemos, estimulando nosso cérebro por meio de uma troca constante de cultura, conhecimento, costumes e hábitos.

Essas experiências novas e contínuas, desencadeiam valiosas conexões neurais em nossa máquina cerebral, que moldam nossas emoções, criando desta forma, um ser humano sociável, empático e mais adaptável ao meio e ao convívio social.

No universo profissional, a inteligência social é uma competência requisitada e apreciada, uma vez que amplia a capacidade de colaboração entre indivíduos, desenvolvendo a empatia e a habilidade de trabalhar em grupo e melhora o convívio em comunidade, favorecendo a integração, o envolvimento e o comprometimento.

A interação “cérebro a cérebro” como diria Daniel Goleman resulta em uma química da mistura de experiências, vidas e emoções, produzindo uma fórmula para a criação de seres humanos de sucesso. Portanto, desenvolver a inteligência social é fundamental para o bom relacionamento interpessoal nas relações profissionais, na gestão da carreira e no marketing pessoal, pois possibilita a criação de um clima harmonioso e motivado dentro das organizações, contribuindo com uma maior produtividade. Com-viver amplia o nosso olhar acerca de nós mesmos e do mundo, aumentando a nossa sabedoria e a nossa capacidade de lidar com as situações cotidianas na profissão e na vida.

-Para saber mais-

Inteligência Social: O Poder das Relações Humanas – Daniel Goleman

*Janine Costa é coordenadora acadêmica da Universa Escola de Gestão, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especialista em Psicodrama e Mestre em Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário