terça-feira, 13 de março de 2012

CONSTRUINDO A AFETIVIDADE

Sabemos que a construção da afetividade começa na família, mas nem sempre a vida oferece os subsídios necessários a essa construção. São vários os fatores que poderão intervir, desde a construção subjetiva do que é família até a estruturação sócioeconômica da mesma.

Ida, vida, ávida, grávida. O corpo da mulher prepara o ninho no dia a dia de cada mês, no mês a mês de cada ano para receber a gravidez. Esta, porém, traz consigo uma série de sentimentos que geram ansiedade, angústia, insegurança, conflitos pertinentes ao mundo das relações humanas. Para uma, poderá ser uma graça. Para outra, uma desgraça. Também o trinômio mãe-pai-bebê poderá apresentar dificuldades na construção dos laços de amor e na estruturação da futura família. Por isso, é preciso estar atento a esse novo tecido social que se configura para oferecer acolhimento às futuras famílias, oferecendo solidariedade e, acima de tudo, manifestar nossa fraternidade amorosa, pois uma nova vida está chegando. “É um processo mágico, onde a vida se coloca humilde aos desafios da natureza”, conforme cita José Alberto Freitas (Tio Gastão – Centrinho, Bauru SP).

É através dos filhos que aprendemos a onipotência de Deus, ao percebermos que o novo ser reúne em seu espírito, todo o potencial para a felicidade, um espírito semeador de esperança e amor, por que foi gerado a partir de um sentimento mágico de bem querer que povoa os corações humanos desde os primórdios. No instante em que esse novo coração integrar nossa realidade, no momento em que deixa o ventre que o alimentou para familiarizar-se com os braços do mundo, é como se Deus falasse e nos tocasse com sua magnitude. Um filho é uma extensão daquilo que somos, a semente de nossos ideais e a oportunidade de uma outra obra, um indivíduo, com seus pensamentos e seu caminho, suas crenças e ansiedades. Este pequenino ser está começando a aprender que o amor aqui na Terra é o cordão umbilical que sustenta os sonhos diante de toda a natureza.

Pai, Mãe, tu que te tornaste artista do amor, que fizeste tua vida ser vida de alguém, seja curioso.

Marlene Maria Einhardt Ferrari – Cirurgiã-Dentista, Terapeuta ocupacional, Membro da Escola de Pais de Joinville-SC. E-mail: amar_lene@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário