Lilian Fernandes Negreiros *
1. PALAVRAS INICIAIS
Trabalhar  valores éticos e morais na Educação Infantil é, indubitavelmente, de  suma importância, uma vez que  a infância é  o alicerce da vida e o  adulto é produto daquilo que vivencia e  aprende, também, nos seus  primeiros anos de escola.
Embora  isso soe como inconteste, só veio aclarar-se, para mim, em decorrência  das observações diárias durante o estágio que fiz em uma de nossas  EMEIs. Nessa escola, constatei que havia, entre  alunos conflitos de  espécies várias: agressões verbais e físicas, desrespeito para com os  colegas e para com os próprios educadores, etc. Os professores, por sua  vez, não faziam as intervenções de maneira correta, levando os alunos a  comportamentos inadequados.
Diante  de tal situação, tornei-me, num primeiro momento, indignada. Mas depois  passei a pensar numa solução para o problema, numa maneira de mudar  aquele quadro que tomava conta do cotidiano daquela escola e, parece-me,  de outras instituições similares.
Como  agir para debelar o mal?  Observei que valores como: moral, ética,  cooperação, honestidade, solidariedade, gentileza, respeito, entre  outros – valores os quais são fundamentais para a convivência social  -  não eram trabalhados com aqueles alunos. Isso me levou a pensar num  projeto -  “O resgate de valores humanos”  - e aplicá-lo aos educandos  da EMEI em que eu estagiava.
A  minha ação justifica-se tendo em vista que o desenvolvimento  comportamental tem início na infância. Por isso, faz-se necessário um   trabalho docente que enfatize a construção de valores morais e éticos  nos degraus iniciais da escada educacional. Atualmente, estamos passando  por uma crise de valores, em que as pessoas  se mostram frias e alheias  às necessidades de seus semelhantes. Tal crise faz-nos repensar o tipo  de cidadão que estamos formando;  faz-nos pensar se estamos dando a  devida importância à formação integral do educando ou se estamos  preocupados apenas  com a construção de conhecimentos  prático-utilitários.
Há  necessidade de revermos a prática docente dos profissionais de Educação  Infantil, pelo fato de nos encontrarmos num momento de desestabilização  dos valores humanos, valores estes sem os quais é impossível viver bem  em sociedade. A escola está mais preocupada em ensinar o abc para  seus alunos. Embora isso se faça necessário, é preciso, contudo, que a  instituição escolar se preocupe também com aspectos de caráter humano e  social, que trate seu aluno como um ser integral.
É  preciso que nossas escolas ensinem valores humanos, como cortesia,  compaixão, generosidade, doçura, lealdade, respeito, etc. A ausência  desses valores acarreta indisciplina e falta de educação. La Taille  (1998) afirma que “(...) Se as escolas não têm educação moral e ética  no seu currículo diário, ela - a escola - não deve reclamar da  indisciplina de seus alunos (...)”
Os  profissionais de Educação Infantil devem se preocupar com a formação  integral de seus alunos, não somente com o desenvolvimento cognitivo e  intelectual, pois é na faixa etária que vai dos 3 aos 6 anos que as  crianças começam a construir sua identidade. Então é fundamental a  abordagem de assuntos relacionados aos valores humanos, para a  construção de indivíduos mais “humanos” e, consequentemente, uma  sociedade mais justa. 
Segundo  Rios (2003, p. 40), os saberes necessários para o convívio e a inserção  de maneira agradável na sociedade se dão através de saberes adquiridos  na escola. Afirma a autora que  
(...)  A instituição escolar tem como função especifica a influência do  ensinar e, à medida que se destina a ensinar, a convencer os sujeitos,  transmitindo-lhes os saberes necessários para direcionar sua inserção na  sociedade. 
2.  POR QUE ENFATIZAR OS VALORES MORAIS E ÉTICOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Antes de responder essa questão, conceituarei os termos Moral, Ética e Educação Infantil.
Segundo La Taille (1998), Moral é o conjunto de deveres derivados da necessidade de respeitar as pessoas, nos seus direitos e na sua dignidade. Ética é a reflexão sobre a felicidade e sua busca, a procura de uma vida significativa, uma “boa vida”. 
Segundo a LDB 9394/96, no artigo 29, Educação Infantil  é a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o  desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus  aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a  ação da família e da comunidade.
Seguindo  preceitos da LDB 9394/96, é atribuição dos profissionais de Educação  Infantil trabalhar o aluno como um todo - e não como um ser fragmentado  -  em parceria com a família.  Todavia, em nossa realidade, essa  parceria acaba dificultada, uma vez que o aluno passa a maior parte do  tempo na escola. Então, cabe à instituição escolar suprir essa carência.
O  fato de nascermos não nos torna um cidadão. A construção do cidadão e  da cidadania se dá se maneira paulatina. Nosso primeiro contato é o  familiar, quando, geralmente, alguns ensinamentos nos são passados.  Posteriormente, o individuo é inserido em um ambiente novo – a escola -  ,onde encontra  outros indivíduos, com opiniões e vontades diferentes.  Dessa forma, a escola não deve se prender somente à construção do  conhecimento de conteúdos, e sim levar o aluno à reflexão e a descoberta  de valores que são necessários à vida humana. Essa preocupação em  formar um aluno provido de valores humanos não se restringe à  atualidade. Comenius (apud Liberal, 2002, p.145)  afirmava que o papel  da escola era:
Formar  homens sábios na mente, prudentes nas ações e piedosos no coração;  apoiada nos pilares da inteligência, memória e vontade, a formação dos  homens deve abarcar, particularmente no trato com a juventude, a  instrução, a virtude e a piedade 
             A escola de Educação Infantil tem de centrar seu trabalho no  desenvolvimento da autonomia de seus alunos; o educador tem de intervir e  explicar, de modo claro e objetivo, as normas e os princípios que  balizam as relações sociais e não somente falar sobre o que deve – ou  não deve - ser feito            Segundo La Taille (op.cit.), os valores  morais e éticos que norteiam o comportamento do  indivíduo precisam  ficar claros, não podem ser confusos ou inexistentes. Através dos  valores adquiridos na infância é que se forma um individuo atuante e  produtivo para a sociedade.
             A importância de trabalharmos valores humanos a partir da Educação  Infantil é projetar uma sociedade mais justa e igualitária, sem grandes  conflitos. O trabalho com valores humanos não se dá por força e nem por  violência e sim através da ludicidade, rodas de conversas diárias, e em  todos os momentos em que forem necessárias as intervenções do educador.
3. O EDUCADOR E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO
             Iniciamos esta seção indagando-nos sobre algumas questões bem  pertinentes. O que estamos fazendo com a infância de nossos alunos, que  estão se tornando adultos mal educados?  Que tipo de contribuição  estamos oferecendo para a construção do mundo de valores dos nossos  alunos?  De quem é a culpa de a nossa sociedade estar cada dia mais  violenta e cruel?
             Para respondermos a essas questões, recorremos a Rios (2003, p. 37),  que afirma que: “... a escola seria o melhor dos remédios contra os  males da sociedade...” A autora acredita que, se tivermos uma escola  boa, alcançaremos, consequentemente, a sociedade desejada, ou seja, uma  sociedade mais humana.
             Queiramos ou não, a escola intervém nos rumos da sociedade, e é também  continuamente influenciada pelo que ocorre fora dos limites escolares,  pois a escola é o  reflexo da sociedade. De acordo Rios (id., ibid.) a  escola:
(...)  está sempre posicionada no âmbito da correlação de forças da sociedade  em que se insere e, portanto, está sempre servindo às forças que lutam  para perpetuar e/ou transformar a sociedade.
             Como já foi dito, a função do educador ultrapassa os limites da mera  transmissão de conhecimentos; deve esse profissional considerar o  educando como um ser humano em toda a sua plenitude. Deve estar atento a  cada etapa do processo educacional para que, por meio de um diálogo  franco e igualitário, possa ajudar  seu aluno a tornar-se um cidadão, na  mais plena acepção  da palavra. 
4. PALAVRAS FINAIS
            Assim como afirma Rios em seu livro  Ética e competência  (2003), a escola tem um grande poder nas mãos, ou seja,  o de formar o  indivíduo para a vida, transformar a sociedade, consequentemente,  torná-la mais justa. Entre as muitas prerrogativas do educador está,  além da construção conhecimentos utilitários e intelectuais, a   preparação do cidadão para conviver com os outros.
             Percebi, ao redigir esse artigo, que a responsabilidade de formar  cidadãos eticamente conscientes é uma tarefa urgente e não nos permite  adiamentos. Não devemos dessa tarefa – ou simplesmente ignorá-la.  Precisamos, como educadores, aceitar o desafio, sem pensar no grau de  dificuldade que ele apresenta.  Não podemos e nem devemos cruzar os  braços; temo de dar a cota de trabalho na formação de cidadãos aptos   para um convívio social mais harmônico e produtivo. E para fechar estas  linhas, retomo o que escrevi no início: a infância é  o alicerce da  vida e o adulto é produto daquilo que vivencia e  aprende também nos  seus primeiros anos de 
REFERÊNCIAS 
BRASIL. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB. Brasília, DF, 1996.
KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: Ensino Fundamental de nove anos, 2. Ed. Brasília: MEC, 2007.
LA TAILLE, Yves de. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 1998
LIBERAL, Márcia Mello Costa de. Um olhar sobre ética e cidadania. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2002.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2003.
*  Lilian Fernandes Negreiros é aluna do curso de Pedagogia da Faculdade de Arujá
 
 
 
quero lhe parabenizar pelo esforço em resgatar o verdadeiro sentido da educação que são os valores humanos ,a instrução escolar ainda que útil jamais podera substituir a importância das virtudes para o desenvolvimento do ser. Essa sim a ver4dadeira pedagogia que atinge também o intelecto mais sabe que atingir o coração é o mais importante continue seu trabalho e de pessoas mais conscientizadas como você que a educação precisa.
ResponderExcluir