sexta-feira, 11 de maio de 2012

Excesso de peso nas mochilas

Com a volta às aulas, aparece o velho problema do excesso de peso das mochilas das crianças e adolescentes. Como fazer com que eles carreguem todo aquele peso sem prejudicar a coluna?
As mochilas muito pesadas podem levar os adolescentes a sentirem dores nas costas, nos ombros e no pescoço, desenvolver postura incorreta, apresentar desvios na coluna vertebral, gerar transtornos como estresse muscular e dores. Além disso, causa também distensões musculares, fraturas ou alterações permanentes de postura, como a famosa “corcunda”.
O ideal é que utilizem as mochilas com rodinhas, para evitar problemas na coluna, mas muitas resistem por causa da moda. Caso não queira utilizar as mochilas de rodinha, os pais devem ficar atentos para que o peso delas nunca ultrapasse mais de 10% de seu peso. A mochila deve ser carregada de forma que possa ser distribuída nos dois ombros, para que o peso fique na região do central corpo.
Os pais devem observar sempre se seu filho se queixa de dores nas costas ou dores musculares constantes. Caso isso aconteça, é importante considerar que tais queixas são um sinal de alerta de possíveis problemas na coluna. Os pais também devem procurar levar seus filhos ao pediatra pelo menos uma vez ao ano, para que sejam detectados no início problemas ligados à coluna, como a escoliose.
Dicas:
- trocar os cadernos por fichários e levar só o bloco com as folhas que serão utilizadas;
- exigir que as escolas disponibilizem armários;
- o fundo da mochila deve ficar apoioado na curva da zona lombar. Nunca deve ficar mais de 10 cm abaixo da região da cintura da criança;
- dispor os livros de forma que não fiquem soltos, provocando movimentos de desequilíbrio e sobrecarga de impacto;
- pratica de atividades aquáticas, como natação, aumentam a resistência muscular das crianças e dos adolescentes.
Fonte: Informativo FUNDAFFEMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário