sexta-feira, 11 de maio de 2012

Fadiga Visual

É cada vez maior a quantidade de pessoas usuárias de microcomputadores que se queixam de problemas nas vistas.
O uso de computadores tem gerado problemas como a Síndrome Visual do Usuário de Computador, mais conhecida como fadiga visual. Esse problema afeta entre 70% e 90% dos usuários de informática. Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, olhos vermelhos, lacrimejamento em excesso ou olho seco, sonolência e vista cansada.
As causas da síndrome estão relacionadas com o uso constante do microcomputador. Quando utilizamos o micro, movimentamos pouco o globo ocular e piscamos, em média, cinco vezes menos que o normal, o que prejudica a troca do filme lacrimal, película que é responsável pela umidade na superfície do globo ocular. Os ambientes refrigerados e as lentes de contato agravam ainda mais o ressecamento.
Para amenizar o problema, os usuários de microcomputadores devem:
- Deixar o monitor 10 a 20° abaixo do nível dos olhos.
- A distância entre a tela do monitor e os olhos deve ser de 60cm.
- O monitor não deve ficar de frente para a janela, pois a luminosidade causa ofuscamento, e nem de costas, porque forma sombras e reflexos que causam desconforto.
- O usuário deve também evitar o excesso de luminosidade das lâmpadas e luz natural, pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual.
- O usuário deve regular sempre a tela com o máximo de contraste, e não de luminosidade, e manter a tela do monitor sempre limpa.
- É importante também, a cada hora, descansar de 5 a 10 minutos saindo da frente do computador e piscar voluntariamente quando estiver usando o micro.
Os tratamentos variam conforme o caso e os sintomas. Os problemas mais comuns são a miopia transitória em crianças e a presbiopia, ou vista cansada, nos adultos, principalmente naqueles que têm acima de 40 anos.
Fonte: Informativo FUNDAFFEMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário