terça-feira, 25 de outubro de 2011

AS PERDAS AO LONGO DA VIDA


"Alguns causam felicidade em todo lugar que vão, outros em toda hora que partem."
(Oscar Wilde)

Tema do dia:
Sentir Falta


Desapegar-se dos filhos que estão crescendo, fechar ciclos, lidar com o fim de um relacionamento, com a perda da beleza, separar-se de pessoas queridas...
Tudo isso pode trazer sofrimento. O luto pressupõe 4 fases: negação, revolta, depressão e reconstrução. Essas etapas podem se misturar, se repetir, se sobrepor. Cada pessoa tem seu próprio tempo para superar.
Tudo depende da estrutura emocional de cada um e da rede de apoio (familiares, amigos, religiosidade). (...)
A livre expressão dos sentimentos, a solidariedade entre os que estão no mesmo barco, a elaboração de novos projetos de vida, são caminhos de cura. (...) vale a dica: não meça a dor do outro pela sua régua, nada de julgar, dar conselhos... Apenas ouça: é a cura pela fala. Quanto à preocupação com os filhos adolescentes, confie nos valores que você passou. Eles se revelarão no momento oportuno. Confie e deixe-os seguir em seu caminho.

-por Lygia Monteiro ("Como as perdas ao longo da vida podem significar crescimento e maturidade"- Revista Uma, julho 2008).


“Entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas mas nos proporciona uma sucessão de ganhos. O equilíbrio da balança depende muito do que soubermos e quisermos enxergar.” (Lya Luft)

O RISCO PODE SER A SALVAÇÃO


"Quantos "agoras" perdermos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser."
(Clarice Lispector)

Tema do dia: Agora

Até que se prove o contrário, ainda não inventaram uma maquininha que nos faça voltar no tempo e agir de maneira diferente para remediar determinada situação. (...) A verdade é que revolver o passado é uma de nossas (vãs) artimanhas para tentarmos nos livrar deste fardo que carregamos nas costas: a culpa.

Ninguém está livre de sentir culpa ela é inerente a nossa vida. É lógico que há quem se sinta mais ou menos culpado. E também há jeitos e jeitos de lidar com esse sentimento. Se não podemos viver sem culpa, também não precisamos fazer com que ela seja corrosiva muito menos que sirva de álibi para remexermos aquilo que já foi feito.

VOCÊ PRECISA DE PACIÊNCIA


"Dê um peixe a um homem e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar e você o alimentará por toda a vida."
(Provérbio Chinês)

Tema do dia:
Idéias


David Lynch veio para divulgar “Em Águas Profundas – Criatividade e Meditação”, seu mais novo livro. (...) Esse título vem da natureza das idéias, e as idéias são como peixes. Quando você vai pescar você precisa de paciência, um anzol e isca. Quando você vai caçar idéias é a mesma coisa. Paciência e uma isca, para pegar idéias que são antes desejos. Um desejo é como uma isca. Um foco é como uma isca. O quão fundo esse anzol vai depende da consciência. Nós não sabemos nada sobre essa consciência, antes é o subconsciente ou inconsciente. E quando atingimos a consciência, bingo!

Fonte: jovemnerd.ig.com.br - Leia na íntegra aqui

(...) a metáfora marota que ele usa logo nas primeiras linhas da Introdução do livro para tratar de idéias e de criatividade: "Idéias são como peixes. Se você pegar um peixinho, pode ficar em águas rasas. Mas se quer um peixe grande, terá que entrar em águas profundas. Quanto mais fundo, mais poderosos e mais puros são os peixes. Peixes enormes e abstratos. E realmente maravilhosos." A partir daí, ele começa a falar sobre as "coisas essenciais", que se encontrariam em um nível mais profundo do ser.

Fonte: portalliteral.terra.com.br - Leia na íntegra aqui

"A melhor maneira de ter uma boa idéia é ter várias idéias."
(Linus Pauling)

ARQUITETO DO PRÓPRIO DESTINO


"Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca." (William Jennings Bryan)

Tema do dia: Destino

Tenha sempre bons pensamentos
porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras
Tenha boas palavras
porque as suas palavras se transformam em suas ações
Tenha boas ações
porque as suas ações se transformam em seus hábitos.
Tenha bons hábitos
porque os seus hábitos se transformam em seus valores
Tenha bons valores
porque os seu valores se transformam no seu próprio destino.

- por Mahatma Ghandi.

"Todo homem é o arquiteto de seu próprio destino."
(Sallustio (86 AC - 34 AC)

TEMPO PARA ISSO


"A hora de relaxar é quando você não tem tempo para isso."
(Sidney J. Harris)

Tema do dia: Relax

Pessoas mais relaxadas e sem propensão a se estressar podem ter menor probabilidade de desenvolver demência, de acordo com estudo divulgado na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia.

"(...) ter uma personalidade calma e extrovertida combinado com um estilo de vida socialmente ativo pode reduzir ainda mais o risco de se desenvolver demência", disse o autor do estudo, Hui-Xin Wang, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.

"A boa notícia é que fatores ligados ao estilo de vida podem ser modificados, ao contrário de fatores genéticos, que não podem ser controlados. Mas estes são resultados preliminares então ainda não está claro como exatamente a atitude influencia o risco de demência", disse Wang.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090120_socializar_estresse.shtml

"Ao invés de desperdiçar sua vitalidade com preocupação ou distúrbios, perceba que sua mente e corpo são indivisivelmente unidos. O que acalma e tonifica um, tranqüiliza e melhora o outro." (Marsha Sinetar)

NÃO TESTEMUNHE COM A SUA BOCA


"O que você não vê com os seus olhos, não testemunhe com a sua boca." (Provérbio Judeu)

Tema do dia: Fofoca

No filme Dúvida (Doubt, 2008) o Padre, durante seu sermão na missa, conta:

"Uma mulher estava fazendo fofoca com uma amiga sobre um homem que ela mal conhecia. Sei que nenhum de vocês jamais fez isso... Naquela noite ela teve um sonho. Uma grande mão apareceu sobre ela e a apontou para baixo. Ela foi imediatamente apreendida com um esmagador sentimento de culpa.
No dia seguinte ela foi para a confissão. Ela falou com o velho padre, Padre O'Rourke, e ela contou a história toda. "Fofoca é um pecado?" Perguntou ao velho padre. "Foi à mão de Deus Todo Poderoso apontando um dedo em mim? " "Devo ficar pedindo a sua absolvição..."Padre, me diga, eu fiz algo errado? "
"Sim!"Padre O'Rourke responde para ela. "Sim, sua ignorante, feminina que eleva o mal. Tem feito falso testemunho contra seu vizinho! Tem jogado rápido e solto com a sua reputação, e deve se sentir duramente envergonhada!"
Então a mulher disse que lamentava e pediu perdão.
"Não tão rápido!", diz o Padre O'Rourke. "Eu quero que vá para casa, pegue um travesseiro eleve-o até seu telhado, corte-o abrindo-o com uma faca, e volte aqui! "
Então a mulher foi para casa, pegou um travesseiro de cima da cama, uma faca da gaveta, subiu a escada de incêndio até o telhado, e esfaqueou o travesseiro. Então, ela voltou para o velho padre da paróquia como a havia instruído.
"Você pegou o travesseiro com a faca?", diz ele.
"Sim, Padre."
"E qual foi o resultado?"
"Plumas, disse ela."
"Plumas"? Ele repetiu.
"Plumas em todos os lugares, Padre!"
"Agora eu quero que volte e reúna todas, até as últimas plumas que voou para fora com o vento!"
"Bem", disse ela, não pode ser feito. Eu não sei aonde elas foram. O vento levou-as para todos os lados."
"E isso", disse o Padre O'Rourke, "é fofoca!"
Em nome do Pai, do Filho e e do Espírito Santo, Amém.

E terminou o sermão.

"Quem quer que fofoque para você irá fofocar sobre você." (Provérbio Espanhol)

APRENDER, REAPRENDER E VOLTAR A APRENDER


"Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar". (Charles Jones)

Tema do dia: Leitura

O cérebro humano tem sido exaustivamente estudado e explorado. Já se comprovou, por exemplo, que a leitura faz muito bem para o órgão, pois ajuda a formar novas conexões cerebrais. Exercícios físicos também são importantes, melhorando a concentração e aprendizado e estimulando a formação de neurônios - as células da área. Mas a ciência avançou ainda mais e descobriu que os alimentos estão diretamente ligados ao funcionamento cerebral, podendo melhorar ou prejudicar as suas atividades.
Atento a isso, o médico americano Alan C. Logan, pesquisador da Universidade de Harvard lançou um livro chamado "The Brain Diet", (A Dieta do Cérebro, na tradução literal) que, em alguns lugares, foi apelidada como a Dieta da Inteligência. O livro fala da conexão entre nutrição, saúde mental e inteligência.

-
"Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender."
(Alvin Toffler)

A VIDA ASSIM, JAMAIS CANSA


"Sonhe prar ser feliz. Este é o melhor sonho."
(Genisis)


Tema do dia: Sonho

Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...
E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.
Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!
E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...
- por Mario Quintana.

"Se você pode sonhar, pode fazer."
(Walt Disney)
"O sonho representa a realização de um desejo."
(Sigmund Freud)

ENCONTRE UM OÁSIS EM SEU DESERTO


"Se você faz consistentemente o melhor que pode, com integridade, você se arrependerá menos e progridirá com maior facilidade." (Brian Koslow)

Tema do dia: Você

Que você seja um grande empreendedor.
Quando empreender,
não tenha medo de falhar
Quando falhar,
não tenha receio de chorar.
Quando chorar,
repense a sua vida, mas não recue.
Dê sempre uma nova chance para si mesmo.

Encontre um oásis em seu deserto. (...)
Saiba que o maior carrasco do ser humano é ele mesmo.
Não seja escravo dos seus pensamentos negativos.
Liberte-se da pior prisão do mundo: o cárcere da emoção.
O destino raramente é inevitável, mas sim uma escolha.
Escolha ser um ser humano consciente, livre e inteligente. (...)

Por isso, desejo que você jamais desista das pessoas que ama.
Jamais desista de ser feliz.
Lute sempre pelos seus sonhos.
Seja profundamente apaixonado pela vida.
Pois a vida é um espetáculo imperdível.”

- por Augusto Cury.

APRENDI A GOSTAR DE MIM MESMO


"Aquele que colherá rosas não deve temer os espinhos."
(Anônimo)

Tema do dia:
Temer
.
.
.
Eu tinha medo de ficar sozinho,
até que aprendi a gostar de mim mesmo.
Temia fracassar
Mas, percebi que só fracasso, se desistir.
Eu tinha medo do que as pessoas
pudessem pensar de mim.
Até que percebi, o que conta
é o que eu penso de mim.
Eu temia ser rejeitado,
até que percebi que devo ter fé em mim mesmo.
Eu tinha medo da dor.
Até que percebi que o sofrimento
só me ajuda a crescer.
Eu temia a verdade.
Até descobrir a feiúra da mentira.
Eu temia a morte,
até que aprendi que a morte não é o fim,
mas o começo.
Temia o ódio,
até que aprendi que o ódio é apenas ignorância.
Eu temia o ridículo,
até que aprendi a rir de mim mesmo.
Temia ficar velho,
até que compreendi que a cada dia ganho sabedoria.
Temia ser ferido nos meus sentimentos
Eu tinha medo até ao último,
temia a escuridão.
Até que entendi a beleza da luz de uma estrela.
Temia mudanças,
até que percebi as mudanças porque
tem que passar uma borboleta antes de poder voar.
Vamos enfrentar cada obstáculo
à medida que apareçam em nossas vidas
com coragem e confiança.
E não se esqueça que, no final,
haverá sempre uma esperança a mais.

- Autor desconhecido.
(texto citado no programa Mais Você da Ana Maria Braga na Rede Globo)

O AMOR E A AMIZADE EXIGEM PRESENÇA


"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." (Mário Quintana)

Tema do dia: Cuidar

Quem se cala impõe uma barreira.

Pois que de nada adianta plantar sem regar e cuidar.

De nada adianta seduzir e abandonar.

O amor, a amizade, exigem presença, ou corre-se o risco de vê-los esfriar.

- por Léa Waider.

"Felicidade se sente e se vive no presente."

VEM DE DENTRO DE NÓS


"As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura.

Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente."

(Zig Ziglar)

.

Tema do dia: Motivação

.

É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.

- por Theodore Roosevelt

"Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós."

O QUE FAZ DE SI MESMO


"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo."

(Jean Paul Sartre)


Tema do dia: Arte de viver

A arte de viver é criar uma sociedade sem violência, vida sem estresse, corpos sem doencas, mentes sem confusão, intelecto sem inibicao, memória sem trauma e alma sem aflicao. Três medo de controlar a mente: a primeira é o amor. Com ele, não é preciso do controle da mente. Quando você ama algo, a mente fica concentrada. Segundo, a mente se concentra quando tem combica, e a terceira quando há medo, a mente se concentra. Eu diria que o amor deveria ser a unica maneira. porque ganância e medo já tivemos o bastante.


por Sri Sri R.

VIVER POR TODA A ETERNIDADE


"Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade?"
(Friedrich Nietzsche)


Tema do dia:
Eternidade
.
.
.
O que eu tenho não me pertence
Embora faça parte de mim.
Tudo o que sou me foi um dia emprestado pelo criador, para que eu possa dividir com aqueles que entram na minha vida.

Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão.
Há muito o que dar e o que receber. Há muito o que aprender, com experiências boas ou negativas.

É isso... Tente ver as coisas negativas que acontecem com você como algo que acontece por uma razão precisa.
E não se lamente pelo ocorrido. Além de não servir de nada reclamar, isso vai lhe vendar os olhos para continuar seu caminho.

Dê de você mesmo o quanto puder! Quando você se for, a única coisa que vai deixar é a lembrança do que fez aqui.

Seja bom, tente dar sempre o primeiro passo, nunca negue uma ajuda ao seu alcance.
Perdoe e dê de você mesmo.
Seja uma benção!

Deus não vem em pessoa para abençoar.
Ele usa os que estão aqui dispostos a cumprir essa missão.
Todos nós podemos ser anjos.

A eternidade está nas mãos de todos nós. Viva de maneira que, quando você se for, muito de você ainda fique naqueles que tiveram a boa ventura de encontrá-lo!!!


- por Chico Xavier

AQUILO QUE QUEREMOS


"Sonhe prar ser feliz. Este é o melhor sonho."

(Genisis)


Tema do dia: Sonho

Sonhe com aquilo que você quiser,

porque você possui apenas uma vida

e nela só temos uma chance de fazer

aquilo que queremos.

(Minuto de Sabedoria)

NEM O DESTINO É PERFEITO


"Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito."

(Fernando Pessoa)

Tema do dia: Perfeição

Se as coisas fossem perfeitas
Não existiria lições de vida
Não haveriam arrependimentos
E nem descobertas...
Se tudo fosse perfeito
Mãos não se uniriam
E sonhos não seriam valorizados.
Se tudo fosse perfeito
Olhares não se completariam
E gestos passavam despercebidos.
Se tudo fosse perfeito
As lágrimas não existiriam
As palavras seriam perfeitas...
Se tudo fosse perfeito
Eu pularia no abismo
Sem medo da morte
Pois asas eu ganharia...
Se tudo fosse perfeito
Eu atravessaria o oceano
Sem medo de ser levada pelas ondas
Sem receios de me perder em suas profundezas.
Se tudo fosse perfeito
Dores não existiriam
E a cura não seria procurada...
Se tudo fosse perfeito
Não haveria a busca pela perfeição...
Nada é por acaso
Pois nem o destino
É Perfeito.

- por Mario Quintana.

NADA MAIS PARA SE ACRESCENTAR


"A perfeição é alcançada, não quando não existe nada mais para se acrescentar, mas quando não existe nada para se retirar."

(Antoine de Saint Exupery)

Tema do dia: Aparências

Certa vez perguntaram ao escultor Michelangelo como fazia para criar obras tão magníficas.
“É muito simples”, respondeu Michelangelo. “Quando olho um bloco de mármore, vejo a escultura dentro. Tudo que tenho que fazer é retirar as aparas”.
No fundo, a vida é a arte de ver além das aparências.
A obra de arte de nossa existência está, muitas vezes, coberta por anos de medos, culpas, indecisões. Mas se nós decidirmos tirar estas aparas, se não duvidarmos de nossa capacidade, seremos capazes de levar adiante a missão que nos foi destinada.

- do blog de Paulo Coelho.

MEDO APENAS DE FICAR PARADO

"Não tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo apenas de ficar parado." (Provérbio chinês)


Tema do dia: Parar

"Viver é como andar de bicicleta.
Pra manter seu equilíbrio,
você precisa se movimentar."

PRECISAMOS DE ABRAÇOS

"Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer".
(Virginia Satir)
Tema do dia: Abraço

Eu, particularmente, acredito que é possível conhecer o grau de apoio que o outro tem a dar através de um longo abraço. E além de apoio e segurança, é comprovado que o abraço faz bem a saúde.. sendo assim, um abraço bem apertado a todos!!

"O simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao estresse. Por isso, abraço significa saúde. Segundo estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o contato físico pode aumentar a longevidade. Sugere ainda que uma relação forte e duradoura pode proteger contra futuras doenças cardiovasculares e fazer bem para a saúde geral.


Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do estresse, são reduzidos após um abraço. Além do nível de oxitocina, um importante hormônio ligado à fidelidade, aumentar, afirma a psiquiatra Karen Grewen. A afetividade aumenta e traz bem-estar, efeito da ação do hormônio que gera um impulso e desejo de cuidar. Katheleen Keating, autora do livro A Terapia do Abraço, diz que a sociedade está sofrendo de solidão."

Alguns tipos de abraços

Abraço sanduíche- Duas pessoas envolvem uma terceira. Dá segurança para estiver no meio.
Abraço de rosto colado- Os lados das faces se encostam: uma mão sobre as costas e a outra na cabeça. Transmite condade.
Abraço de urso- Quando uma pessoa grande abraça com força alguém
bem menor por 5 a 10 segundos. Transmite apoio e segurança.
Abraço relâmpago- Uma pessoa corre em direçaão aoutra e dão-se uns apertões. Passa uma sensação de carinhosa surpresa.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

AMOR INCONDICIONAL


Fonte da imagem: http://www.luso-poemas.net/

«A Lei é o Amor! Não existe nenhuma outra maneira de atingirmos nossa paz interna a não ser pela expressão do Amor Incondicional.

E o que significa este Amor Incondicional? É tão divino que o humano tem dificuldade até na compreensão desta expressão... é o caminhar na vida levando compaixão, compreensão, perdão, tolerância, desapego... dar valor ao que realmente tem valor, é não ficar preso a palavras, gestos, fatos, eventos, situações emocionais; é relevar com compaixão as mágoas, as injustiças, as decepções vividas no nosso cotidiano... é compreender que tudo isto é muito pequeno comparado com a grandeza da alma, com a grandeza da vida.

É caminharmos fazendo a nossa parte, amando ao próximo como a nós mesmos, entregndo a Deus, à vida, todas as situações conflitantes, dolorosas, que momentaneamente possamos estar incapacitados para darmos a melhor solução, a resposta mais adequada.

É a certeza de que tudo na Terra é ilusório, passageiro, transitório... é só uma pequena viagem.

Mantermos sempre na nossa mente, no nosso espírito, a visualização da nossa grande meta, que é o amadurecimento da nossa alma, o atingirmos a consciência maior, a lucidez da vida... e é isto, somente isto que verdadeiramente importa.
Com esta visão, com esta postura, caminhamos com leveza, com soltura, com alegria, com aceitação e tolerância... pois as emoções são ilusões, a dor é ilusão, a caminhada terrena é ilusão, o humano é ilusão... Deus é Real. O Divino é Real. A Consciência é Real. O Espiritual é Real. A Morte é ilusão do ego mas é Real, pois é a passagem para o Plano Real.

Amar incondicionalmente é amar além, apesar das ilusões, é amar sem esperar retorno, pois o retorno real é Divino, o retorno real é a simples alegria de expressarmos o amor. A verdadeira felicidade é termos a capacidade de expressar o amor.

Convido vocês a fazerem um Jogo de Faz de Conta:

- Vivenciem um dia inteiro fazendo de conta que sabem amar incondicionalmente.
- Sejam pacientes e tolerantes.
- Relevem as pequenas mágoas, os pequenos ressentimentos.
- Olhem nos olhos do outro.
- Exercitem a solidariedade, a compaixão, o companheirismo.
- Evitem a autocrítica negativa e a crítica ao outro.
- Priorizem atividades que visem ajudar o próximo.
- Se permitam ter tempo para si mesmo e para o outro.
- Façam de conta que estão perdoando a si mesmo, a tudo e a todos.
- Façam de conta que vocês se amam e se respeitam e que também amam e respeitam o outro.
- Imaginem que amam a humanidade além dos interesses do ego.
- Sorriam, sejam gentis e atenciosos.
- Expressem através da palavra e dos gestos calma, alegria, esperança e carinho.

Quem sabe poderemos descobrir - através deste jogo de faz de conta - tanto prazer, tanto contentamento, ao ponto de até decidir incorporar a expressão do amor incondicional no nosso cotidiano, na nossa atitude interna, na nossa postura, na nossa caminhada...

Brincando de faz de conta podemos até descobrir a verdade da vida, que é o Amor Incondicional.»

Vamos brincar de Faz de Conta?


Ingrid Dalila Engel

CRIANÇAS SEM LIMITES

Antigamente as crianças tinham mais liberdade para brincar, pois não havia tantos perigos como nos dias de hoje. Os filhos eram mais obedientes, pediam benção aos pais, ao contrário dos dias atuais. Hoje, tratam os pais com desrespeito, falta-lhes educação ao falar, raramente usam palavras como “por favor”, “com licença” e “obrigado”. A tecnologia e a mídia têm mostrado aos adolescentes uma educação totalmente inversa à que tivemos no passado; o mundo evoluiu, mas mesmo assim as crianças de antes cresceram e continuam tendo respeito pelos pais e pelas pessoas ao seu redor.

Nos dias de hoje, surgiram invenções tecnológicas de todos os tipos, como computadores, brinquedos eletrônicos, vídeo games e tantos outros. Com isso as crianças têm de tudo, ou quase tudo, mas devemos analisar: será que isso está fazendo bem ou mal? Será que estamos proporcionando tudo para suprir nossa ausência? Será que como pais, não estamos conseguindo impor os limites que se fazem necessários para o desenvolvimento saudável de nossos filhos?

Estamos em um momento difícil, uma época em que ambos os pais precisam trabalhar e passam a maior parte do dia fora de casa, mas nem por isso podemos nos ausentar de nossas obrigações como educadores, pois o resultado disso é crianças que vivem desafiando tanto a autoridade de seus pais quanto de professores, e de quem os intimide, ofendendo, gritando, acreditando ter direito a tudo que este mundo oferece, o que muitas vezes reflete sua necessidade de chamar a atenção para si mesmos.

Neste confuso universo, não se chega a um consenso sobre quem tem razão, ou quem é o culpado. Brigas, agressões verbais e até mesmo físicas, tornam-se o cenário inicial de lares que acabam em ruínas, causando separações e aumentando ainda mais a dificuldade em educa-los, já que acabam passando um final de semana com o pai e o outro com a mãe.

Não é fácil conseguir a solução desse dilema, mas não é batendo ou espancando os filhos que se resolverá, e sim com diálogos e participação ativa do casal na vida deles, estruturando assim uma rotina, onde sempre há conhecimento das suas companhias, locais que frequentam e anseios. Longe de caracterizar invasão de privacidade, é apenas uma vigilância necessária.

É preciso ganhar, no dia a dia, a confiança deles, dando abertura para seus questionamentos, para que assim, cresçam e possam tornar-se grandes pessoas no futuro, formando novos e estruturados lares. Com tal base, diminuem-se muito as chances de fracasso familiar.

Assim sendo, se você, pai, mãe ou mesmo filhos, estiverem passando por algum momento difícil, analise sua situação, não procure culpados, procure uma maneira de resolverem tudo juntos. Como dito acima, o mundo em que vivemos colabora para essas dificuldades e problemas, mas com união e amor pode-se sim ter uma família abençoada, do mesmo modo que eu, que escrevo, hoje conquistei.

Tenho paz, união e muitas alegrias em meu lar; construímos dia a dia uma harmoniosa convivência, inclusive buscando sempre saber mais sobre como manter minha família no meio da evoluinte, conquistadora e precipitada humanidade do mundo moderno.

Roberto Nunes

ERGA-SE


Sabe aquele momento que a gente pensa
que chegou no limite das próprias forças
e que não vai mais conseguir avançar?
Quando não contemos as lágrimas (e nem devemos!)
e tudo parece um grande vazio…
Esse momento que, não importa a nossa idade,
pensamos que já é o fim… e um desânimo enorme toma conta da gente…
Esse momento, ao contrário do que parece, é justamente o ponto de partida!!!
Se chegamos a um estado em que não avançamos mais,
é que devemos provavelmente tomar uma outra direção.
Quando chegamos a esse ponto de tal insatisfação
é sinal de que alguma coisa deve ser feita.
Não espere que os outros construam pra você,
planeje e faça!
Você é responsável pelos próprios sonhos e pela realização destes.
Nas obras da vida não precisamos de arquitetos para planejar por nós.
Com um pouco de imaginação e um muito de boa vontade podemos reconstruir sozinhos a casa que vamos morar e o futuro que nos oferecemos.
É humano se sentir fragilizado às vezes
e mesmo necessário para que tenhamos consciência que não somos infalíveis, não somos super-heróis,
mas seria desumano parar por aí. E injusto.
Para os outros, mas principalmente para consigo mesmo.
Recomeçar é a palavra!
Recomeçar cada vez, a cada queda,
a cada fim de uma estrada! Insistir!…
Se alguém te feriu, cure-se!
Se te derrubaram, levante-se!
Se te odeiam, ame!

Erga-se! Erga a cabeça!

Olhando pra baixo só podemos ver os próprios pés.
É preciso olhar pra frente.
Plante uma árvore, faça um gesto gentil,
tenha um atitude positiva.
É sempre possível fazer alguma coisa!
Não culpe os outros pelas próprias desilusões, pelos próprios fracassos.
Se somos nossos próprios donos
para as nossas vitórias,
por que não seríamos para as nossas derrotas?
Onde errou, não erre mais!
Onde caiu, não caia mais!
Se você já passou por determinado caminho, deve ter aprendido a evitar certas armadilhas.
Então, siga!

Não se esqueça de uma grande promessa feita na Bíblia:

“Esforça-te e eu te ajudarei.”

Dê o primeiro passo… depois caminhe!!!
Tenho certeza que a felicidade não mora ao seu lado,
nem à sua frente, ela está junto de você!
Descubra-se, faça-se feliz e tenha um lindo dia!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

COMO POTENCIALIZAR A MEMÓRIA E AUMENTAR A AGILIDADE MENTAL

A rotina é um veneno para o cérebro. Assim como o
sedentarismo torna o corpo indolente, o excesso de previsibilidade
subutiliza o poder do córtex cerebral de formar novas associações.
Tudo o que é inusitado estimula a comunicação entre os neurônios. Essa
é a base da Neuróbica, criada pelos cientistas Lawrence Katz e Manning
Rubin e detalhada no livro Mantenha o Seu Cérebro Vivo (Editora
Sextante). Exercícios curiosos ensinados por Dominic O’Brien, oito
vezes vencedor do Campeonato Mundial de Memorização, são o destaque da
obra Aprenda a Usar a Memória (Publifolha).

A seguir, uma seleção de 20 dicas.

Despertar diferente
Mude a estação de rádio que o acorda todas as
manhãs. Tome banho de olhos fechados. Escove os dentes com a outra
mão. Circuitos sensoriais e motores normalmente pouco utilizados serão
ativados.

Concentração nos estudos
Na hora de estudar, não tente aprender tudo ao
mesmo tempo. Concentre-se em um tema e faça um resumo das atividades
antes de se dedicar a outra matéria. Evite estudar 15 minutos de
Química e meia hora de Português, por exemplo. Para as ”decorebas”,
como os elementos da tabela periódica, frases associativas ajudam.

Sexo temperado
Pode apelar para óleos perfumados, bebidas
geladas, músicas. Parece bom demais para ser verdade, mas sexo
prazeroso e surpreendente mantém o cérebro vivo.

De volta ao passado
Desperte lembranças do colégio com a ajuda de
fotos e cadernos. Use a imaginação e entre na escola, sinta o cheiro
da cantina. Com a mente livre, uma lembrança ”puxa” a outra. Você se
surpreenderá recordando fatos que julgava esquecidos.

Seja sociável
Compre jornal em uma banca diferente, abasteça o
carro em outro posto de gasolina, acene para crianças. Quando parecer
seguro, puxe conversa com desconhecidos. Vá ao teatro, ao cinema e
relembre as cenas e as emoções que elas lhe trouxeram. Discuta o filme
ou a peça com os amigos. Procure sair freqüentemente com os colegas
apenas para bater-papo. A mente precisa de uma vida cheia de
estímulos.

Leitura eficiente
Quando o texto que você precisa ler na escola ou
no trabalho parece desinteressante, algumas estratégias podem ajudar.
Faça uma lista de perguntas cujas respostas quer encontrar no texto.
Preste muita atenção às frases que resumem a idéia central de cada
parágrafo. Descubra a coerência dos argumentos. Por último, tente
desenhar um mapa mental com as idéias principais do texto. Isso ajuda
a organizar o raciocínio.

Quebrando rotinas
Resista a seguir o mesmo caminho todos os dias.
Invente rotas alternativas para chegar ao trabalho. Quando possível,
entregue a direção do carro a alguém de confiança e siga no banco
traseiro. A perspectiva da viagem é totalmente diferente.

Rosto familiar
Quem tem dificuldade de lembrar nomes e
fisionomias pode tentar o seguinte exercício com a ajuda de um amigo.
No mínimo, serve de passatempo em um dia chuvoso na praia. Cada um
deve recortar dez fotos de rostos desconhecidos de jornais ou revistas
e escrever o nome atrás da imagem. Troque as imagens com o colega e
estude uma a uma antes de ler os nomes. Depois associe as primeiras
impressões que a fisionomia lhe traz a seus respectivos nomes. Coloque
as fotos de lado e, depois de 15 minutos, um amigo testa o outro para
ver de quantos nomes se lembraram.

Muita calma nessa hora
O nervosismo e a ansiedade são os maiores
causadores dos famosos ”brancos”. Você pode praticar exercícios de
meditação quando os nervos atrapalharem alguma lembrança. Escolha um
ambiente calmo e deite-se de costas, largando o corpo. Respire devagar
e profundamente pelas narinas. Concentre-se e imagine uma luz branca e
brilhante que acompanha seus movimentos de respiração. Treine uma vez
por dia.

Férias neuróbicas
Viaje para lugares desconhecidos e evite grupos
de excursão. Ande de ônibus, experimente a comida e as diversões
locais, saia de carro sem um plano definido. A novidade é a essência
das boas férias e do vigor cerebral.

Imagens distorcidas
Você pode treinar a memória na hora de montar a
lista de compras. Imagine uma maçã com todos os detalhes – cores,
defeitos, tamanho. Agora modifique sua maçã com alguns exageros -
torne-a gigantesca, por exemplo. Faça isso com cinco itens no começo e
com toda a lista no futuro.

Intervalo…
Respire, tome uma água, mas lembre-se de voltar
para terminar de ler…

Pausas para o cafezinho
São chances preciosas de relaxamento mental e
interação social. Prefira almoçar fora do prédio da empresa e convide
os amigos. Mas evite os chatos e as companhias estressantes.

Festim para os sentidos

Freqüente a feira livre com alma de explorador.
Invente refeições com produtos cujo aspecto lhe pareça agradável.
Visite mercados étnicos e prove novos cheiros e sabores. Eles
acrescentam acordes na sinfonia de sua atividade cerebral.

Reconstituindo o dia
Antes de dormir, procure relembrar tudo o que
aconteceu durante seu dia, reconstituindo cenas e diálogos com
detalhes e na ordem em que ocorreram. Com o tempo, os detalhes vêm à
mente com mais facilidade

Corpo e mente sarados
Troque a esteira da academia pela corrida nas
ruas. Andar, correr ou pedalar numa trilha ou calçada abre a mente
para experiências multissensoriais com o imprevisto de cada esquina.

Novidades à mesa
Uma vez por mês, experimente pratos que sejam uma
total novidade para você. Acompanhe a refeição com a música do país
correspondente para acrescentar uma dimensão auditiva às sensações do
paladar.

Nutrientes vitais
Comer bem é fundamental para garantir o bom
funcionamento das células que atuam na aquisição da memória. Consuma
muita água, sódio, cálcio e magnésio, presentes nos alimentos.
Cápsulas de fósforo, diferentemente da crença popular, não melhoram a
memória.

Sono restaurador
Para a memória, uma soneca de 50 minutos pode ter
o efeito de uma noite bem dormida. É durante a fase dos sonhos que as
informações adquiridas se instalam no cérebro, ”liberando espaço”
para novos aprendizados. O ideal, para quem estuda muito, é intercalar
duas horas de estudo com uma soneca de uma hora. Mais valem dez
minutos de estudo a cada dia do que cem minutos em um único dia.

Revirando a mesa
Troque objetos e mude-os de lugar em sua mesa de
trabalho. Incorpore um pouco de ”desordem” a sua rotina. Quando
possível, altere o horário de reuniões e da realização das tarefas.

Praticar sempre
O cérebro pode ser comparado a um músculo que, se
não for usado, atrofia. Vale tudo: desde as tradicionais palavras
cruzadas até criar o hábito de anotar os sonhos logo ao acordar, com
todos os detalhes possíveis. Aos poucos, a história escrita vai ficar
cada vez mais completa.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

EDUCADORES DE VÁRZEA-PB GANHAM HOMENAGEM NO DIA DO PROFESSOR

Dia do ProfessorProfessores da rede municipal de ensino da cidade de Várzea-PB, comemoraram o Dia do Professor de modo bastante descontraído, na tarde deste sábado, 15 de outubro. A comemoração aconteceu no auditório do Guedes Shopping, com uma programação surpresa.

Ao chegar ao local, os professores foram saudados pelo mestre em Ciências da Educação Prof. Paulo de Tarso de Araújo Leite, que proferiu uma palestra intitulada PROFESSORES: ESPERANÇA DO NOSSO PAÍS. Além da palestra os professores também participaram de algumas dinâmicas motivacionais, onde o foco principal foi a alegria, com todos entoando canções conhecidas e que reportam a arte de ensinar.

De acordo com Paulo de Tarso, essa foi uma maneira de homenagear esses profissionais que, para ele, são como seres imortais, haja vista, marcarem de algum modo a vida do estudante”, disse.

“Ser professor é ser imortal porque somos como a eternidade dos ventos que carregam a fragância do conhecimento e movimentam a afetividade em flor”, recitou o professor Paulo de Tarso, como forma de demonstrar o carinho para com essa categoria.

“No tocante a palestra, procurei destacar o ponto onde me refiro ä imortalidade do professor, e também apontei as principais dificuldades enfrentadas em sala de aula na atualidade. Por fim, tentei mDia do Professorostrar que por mais difícil que ás vezes pareça nossa profissão, sempre há alternativas para transpor os obstáculos, uma delas é a parceria da família no processo de formação dos alunos”, concluiu.

Fechando a tarde de comemorações ao Dia do Professor, dedicada aos profissionais da educação de Várzea, foi oferecida a exibição de um filme na sala de cinema do Guedes Shopping, e em seguida uma rodada de pizza na Praça de Alimentação.

AVALIAÇÃO FORMATIVA


Philippe Perrenoud é doutor em Sociologia e Antropologia, tem 59 anos e leciona nas áreas de currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação nas faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra (Suíça).

"A perversão mais grave da avaliação é avaliar conhecimentos que a escola não ensinou"

O sociólogo suíço Philippe Perrenoud é uma referência para educadores no Brasil. Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Genebra, autor de vários títulos importantes na área de formação de professores - hoje considerados leitura obrigatória para os profissionais do ensino - Perrenoud é conhecido por suas idéias pioneiras sobre avaliação em sala de aula.
Entre seus livros, destacam-se Avaliação - Da excelência à regulação das aprendizagens, Construir as competências desde a escola, Pedagogia Diferenciada e Dez novas competências para ensinar.
O sociólogo educador estudou as desigualdades sociais e a evasão escolar e tem como uma das suas linhas de pesquisa a “fabricação” do fracasso escolar.
Perrenoud, que ficou conhecido no Brasil como o pensador dos ciclos de aprendizagem, é professor e pesquisador das áreas de currículo escolar, práticas pedagógicas e instituições de formação na Universidade de Genebra, onde se tornou um teórico rigoroso.
Seu trabalho tem contribuído não apenas para uma melhor compreensão do que acontece na Escola, mas também para a mudança de seu funcionamento, na tentativa de torná-la uma instituição cada vez menos injusta e desigual.
O autor foi uma referência para os novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, estabelecidos pelo MEC, nos anos 1990.

Philippe Perrenoud concedeu essa entrevista sobre Avaliação Formativa e as relações de poder entre professores, estudantes, pais e instituições.

O que dizer da perversão de um ensino que prepara somente para a prova?
Phillipe Perrenoud: Supõe-se que a avaliação verifica unicamente o que é ensinado e, a princípio, tudo o que é ensinado.
A perversão mais grave da avaliação é avaliar conhecimentos que a escola não ensinou.
Mas é desejável que, de alguma forma, uma parte da formação seja avaliada.
Como poderíamos, então, regular a aprendizagem ou certificá-la?
Podemos discutir sobre as provas, pensar que são uma forma de avaliação pouco confiável, que não levam em conta o aprendizado, que abrem amplo espaço ao imprevisto, à “decoreba”, à trapaça, ou a habilidades que não têm relação com o que se supõe ser o objeto de avaliação das provas: saber fingir conhecimentos, se auto-promover, esquivar-se das perguntas difíceis, negociar a nota.
Resta saber se a forma pode viciar o conteúdo.
A prova clássica é adequada mais para a avaliação de conhecimentos e não de competências.
O que é grave é que a forma de avaliação tradicional permite privilegiar certos objetivos, mas deixa de lado outros aprendizados de igual importância, porém mais difíceis de serem revelados por meio de uma prova do tipo “papel-caneta”.

Qual o papel da negociação nos processos tradicional e formativo de avaliação?
A avaliação escolar nunca é uma simples medição.
Ela prepara decisões: reprovação, passagem para a série seguinte, orientação, exclusão, certificação, regulamentação.
Essas decisões trazem conseqüências, modificam o futuro.
Na medida em que elas se referem a uma avaliação, esta última se torna uma aposta, objeto de estratégias e de compromissos.
A avaliação é uma relação social entre aluno e professor. Freqüentemente, os pais são envolvidos nesse processo, assim como outros alunos, outros professores, a administração. Na escola, a negociação é menos organizada e somente os que têm lastro, liderança e os códigos sociais da negociação têm chances. Dito de uma outra maneira, os pais e os estudantes que pertencem às classes privilegiadas têm mais chances nesse processo.
O problema não está na negociação da avaliação e de suas conseqüências, mas na opacidade dos processos e na desigualdade social em face da negociação.


Como o senhor destaca em seu trabalho, uma avaliação formativa incita à diferenciação. Conhecendo o sistema brasileiro de ensino e tendo como perspectiva uma regulação da aprendizagem para a valorização das competências, como lidar com as diferenças, as desigualdades individuais ou coletivas, especialmente em nossa rede pública de ensino fundamental e médio no Brasil?
A avaliação formativa está a serviço da regulamentação dos processos de aprendizado, assim como da intervenção educativa e do dispositivo de ensino-aprendizado.
Uma parte dessa regulamentação pode estar relacionada com o conjunto de uma classe de alunos: quando o professor diminui o ritmo, revisa uma matéria mal compreendida ou adota um outro método para abordar um assunto, está baseando-se numa avaliação das dificuldades de aprendizado de uma proporção considerável de seus alunos.
Seria melhor, no entanto, que a regulamentação fosse individualizada tanto quanto possível, pois todos os alunos não encontram as mesmas dificuldades.

Mas como isso seria possível com um grande número de alunos? É preciso levar essa objeção a sério, mas com uma nuance: mesmo quando um professor tem apenas dez ou doze alunos, ele não estará necessariamente capacitado a diagnosticar as dificuldades de aprendizado de cada um e de lhes trazer uma resposta adequada.
A pedagogia diferenciada e a avaliação formativa que a acompanha exigem competências de observação e de metacognição, e evidentemente competências didáticas direcionadas a propor tarefas e situações pertinentes e produtivas.
É fácil constatar que uma criança não está aprendendo a ler, muito mais difícil é saber o porquê e ainda mais difícil é encontrar uma estratégia alternativa.
É necessário também parar de pensar a pedagogia diferenciada como uma adição de aulas particulares.
Ela pressupõe um remanejamento radical da organização do trabalho, uma equipe de professores se encarregando dos alunos, o funcionamento em ciclos plurianuais, o ajuste fino de grupos de necessidades, o esclarecimento dos objetivos, a capacidade de se fazer uma avaliação criteriosa, a inserção em um projeto escolar e um processo de profissionalização interativa.
Resta ainda dizer que nenhuma pedagogia diferenciada digna desse nome é possível em condições de trabalho desastrosas: classes superlotadas, professores mal preparados, mal pagos, pouco reconhecidos, gestão pouco dinâmica dos estabelecimentos de ensino etc.
É por isso que a pedagogia diferenciada deve ser a expressão de uma política de educação no patamar do Estado.
No mais, não se pode exigir que a pedagogia lute por ela mesma contra a pobreza e as desigualdades econômicas e culturais.
Os processos de avaliação escolar criam “hierarquias artificiais de excelência”.

Especialmente para os alunos que não se encontram no topo desta hierarquia, a avaliação pode ter conseqüências muito ruins. Como avaliar sem criar tais hierarquias?
Essas hierarquias não são nem arbitrárias nem artificiais.
Em todas as sociedades, mesmo sem escola, existem hierarquias de excelência, existem classificações em todos os domínios importantes onde a extensão dos conhecimentos ou das competências faz diferença.
Não se pode valorizar uma forma de excelência e não classificar os indivíduos em função de seu distanciamento a essa norma.
É assim na arte, no esporte, no jogo, no trabalho, nas relações humanas. A escola não pode fugir da excelência e da comparação, e conseqüentemente das classificações. Os alunos as reintroduzem enquanto os professores tentam suprimi-las. O problema vai além: não reduzir os seres humanos à sua posição nas hierarquias de excelência escolar e não congelá-los na posição que ocupavam ao concluírem a educação fundamental.

Como a escola pode inspirar a confiança dos alunos para revelar competências sem que a constatação do fracasso de uns ou do sucesso de outros seja um impedimento para a cooperação entre todos?
Uma das idéias interessantes dos últimos anos é a de comunidade educativa no sentido de um grupo solidário, onde cada um é co-responsável pela formação de todos. Isso exige uma educação à solidariedade e a rejeição da competição extrema como motor do trabalho.
As pedagogias institucionais, as pedagogias cooperativas inspiradas por Freinet mostram que esta comunidade de trabalho é possível.
Isso exige também a solidariedade dos pais. Se cada um se comportar como um consumidor da escola, preocupando-se somente com a aprovação de seus filhos, indiferentes ao desempenho dos outros, será difícil de ensinar a cooperação e a responsabilidade coletiva aos alunos.

Em que medida professor e aluno utilizam-se dos mecanismos de manipulação e poder da comunicação em sala de aula? E se utilizam desse poder para resolver que tipo de necessidades?
Como a busca pela excelência, a busca por poder faz parte da vida social em todas as épocas e em todas as sociedades. A escola deveria ensinar a reconhecer e a gerir esta dimensão da existência, a conceitualizá-la e a encará-la frente aos processos de influência. Se existe manipulação e usos perversos do poder, é porque o conhecimento dos mecanismos de poder é muito mal disseminado.
Algumas pessoas não têm nenhum mecanismo de defesa, são incapazes de reconhecer e de denunciar uma manipulação, uma sedução perversa, uma chantagem afetiva, uma autoridade sádica, a busca por um bode expiatório.
Não é estranho que professores e estudantes tentem influenciar os outros de acordo com seus interesses. Podemos reivindicar deles uma ética do poder, mas a regulamentação mais interessante é garantir a todos uma “educação para o poder”, terrivelmente ausente na educação fundamental. Talvez fosse necessário colocá-la no centro de uma educação para a cidadania.

A PIPA E A FLOR


"Fiquei triste vendo aquela pipa enroscada no falho da árvore. Rasgada, ela girava que girava, ao vento, como se quisesse escapulir. Mas não adiantava. Você já viu aqueles bichinhos de asas, quando eles caem em teias de aranhas? Era daquele jeito... Tive dó. Pipa não foi feita para acabar assim. Pipa foi feita para voar. E é tão bom quando a gente as vê, lá no alto... Eu sempre tive vontade de ser uma pipa..." (Rubem Alves)





Um menino confeccionou uma pipa. Ele estava tão feliz, que desenhou nela um sorriso. Todos os dias, ele empinava a pipa alegremente. A pipa também se sentia feliz e, lá do alto, observava a paisagem e se divertia com as outras pipas que também voavam.

Um dia, durante o seu vôo, a pipa viu lá embaixo uma flor e ficou encantada, não com a beleza da flor, porque ela já havia visto outras mais belas, mas alguma coisa nos olhos da flor a havia enfeitiçado.


Resolveu, então, romper a linha que a prendia à mão do menino e dá-la para a flor segurar. Quanta felicidade ocorreu depois!

A flor segurava a linha, a pipa voava; na volta, contava para a flor tudo o que vira.

Acontece que a flor começou a ficar com inveja e ciúme da pipa.





Invejar é ficar infeliz com as coisas que os outros têm e nós não temos; ter ciúme é sofrer por perceber a felicidade do outro quando a gente não está perto.

A flor, por causa desses dois sentimentos, começou a pensar: se a pipa me amasse mesmo, não ficaria tão feliz longe de mim...

Quando a pipa voltava de seu vôo, a flor não mais se mostrava feliz, estava sempre amargurada, querendo saber com quem a pipa estivera se divertindo.





A partir daí, a flor começou a encurtar a linha, não permitindo à pipa voar alto. Foi encurtando a linha, até que a pipa só podia mesmo sobrevoar a flor.

Esta história, segundo conta o autor, ainda não terminou e está acontecendo em algum lugar neste exato momento.

Há três finais possíveis para ela:

1 - A pipa, cansada pela atitude da flor, resolveu romper a linha e procurar uma mão menos egoísta.

2 - A pipa, mesmo triste com a atitude da flor, decidiu ficar, mas nunca mais sorriu.

3 - A flor, na verdade, era um ser encantado. O encantamento quebraria no dia em que ela visse a felicidade da pipa e não sentisse inveja nem ciúme.

Isso aconteceu num belo dia de sol: a flor se transformou numa linda borboleta e as duas voaram juntas


* Rubem Alves, “A pipa e a flor”, 2003, Editora Loyola

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PROPRIETÁRIOS DO SABER

A principal barreira no processo da aprendizagem


é o professor ainda acreditar-se proprietário de um saber,


cuja, finalidade, é transmitir aos alunos,


esquecendo de se identificar


que esse saber se banalizou,


que hoje é o encontro na internet,


que age ao vivo num mundo


onde há múltiplos canais de televisão.


Um material escolar, de maneira geral,


é muito bem formado,


então aquele professor repetidor de saberes,


tem para cada aula aquele tema e aquela pílula,


e realmente acaba sendo


um professor muito pouco sedutor.

Portanto ele esta impondo


uma barreira imensa na aprendizagem,


porque esta indo na contra-mão


daquilo que realmente o aluno


precisa para crescer.

Celso Antunes