PROJETO: COMO A ESCOLA PODE RESGATAR VALORES
Justificativa:
Justificativa:
A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente.A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.
Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:
• COLABORAÇÃO – “QUER UMA MÃOZINHA”?• CONVIVÊNCIA _ “ COM LICENÇA?”
• ATENÇÃO _ “ FALOU COMIGO?”• HONESTIDADE _ “NÃO FUI EU.”
• RESPEITO _ “E EU COM ISSO?”• NUTRIÇÃO _ “VERDURA? NÃO!”
• RESPONSABILIDADE _ “ DEIXA QUE EU FAÇO!”• GENEROSIDADE _ “ É MEU, NÃO EMPRESTO!”
CONTEUDOS CONCEITUAIS
• Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
• Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
• Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
• fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
• Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
• mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
• que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
• que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
• Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
• Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
• Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
• Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
• Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
• Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
• Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
• Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
• Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
• Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
• Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
• Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
• ATENÇÃO _ “ FALOU COMIGO?”• HONESTIDADE _ “NÃO FUI EU.”
• RESPEITO _ “E EU COM ISSO?”• NUTRIÇÃO _ “VERDURA? NÃO!”
• RESPONSABILIDADE _ “ DEIXA QUE EU FAÇO!”• GENEROSIDADE _ “ É MEU, NÃO EMPRESTO!”
CONTEUDOS CONCEITUAIS
• Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
• Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
• Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
• fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
• Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
• mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
• que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
• que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
• Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
• Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
• Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
• Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
• Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
• Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
• Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
• Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
• Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
• Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
• Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
• Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
• Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
• Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
• Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
• Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
• Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.
ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.
Correspondência• Seqüência de figuras• Idéia de quantidade
• Classificação• Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros)
• Bingo de palavras ou figuras.• Estatísticas ( resultados da pesquisa)
ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:
ORAL:
• Utilização adequada da linguagem oral.• Recontar estórias.
• Relatar experiências vividas.• Crachá.• Explicação dos temas, questionamentos.
• Conversas • Criação de estórias.• Dramatizações. Pesquisas.
ESCRITA:
• Elaboração de textos espontâneos. Aproximação da escrita.• Crachás.
• Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.
ÁREA DAS ARTES VISUAIS:
Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :
• Modelagem. • Recorte e colagem.• Jogos.
• Brincadeiras.• Rotina diária.• Cartazes.
ÁREA DO MOVIMENTO:
• Jogos. Danças. Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.
ÁREA MUSICAL:
• Músicas que possam se adequar aos temas.
ÁREA DE NATUREZA:
• Mudança de hábitos.• Vídeos instrutivos.• Pesquisas .
• Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).
ÁREA DE SOCIEDADE:
• Construção de regras.• Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)
ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA:
• Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,,
• Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
• Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
• Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
• Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
• Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
• Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.
ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.
Correspondência• Seqüência de figuras• Idéia de quantidade
• Classificação• Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros)
• Bingo de palavras ou figuras.• Estatísticas ( resultados da pesquisa)
ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:
ORAL:
• Utilização adequada da linguagem oral.• Recontar estórias.
• Relatar experiências vividas.• Crachá.• Explicação dos temas, questionamentos.
• Conversas • Criação de estórias.• Dramatizações. Pesquisas.
ESCRITA:
• Elaboração de textos espontâneos. Aproximação da escrita.• Crachás.
• Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.
ÁREA DAS ARTES VISUAIS:
Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :
• Modelagem. • Recorte e colagem.• Jogos.
• Brincadeiras.• Rotina diária.• Cartazes.
ÁREA DO MOVIMENTO:
• Jogos. Danças. Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.
ÁREA MUSICAL:
• Músicas que possam se adequar aos temas.
ÁREA DE NATUREZA:
• Mudança de hábitos.• Vídeos instrutivos.• Pesquisas .
• Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).
ÁREA DE SOCIEDADE:
• Construção de regras.• Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)
ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA:
• Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,,
• Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
• Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
VIVER COM AS FLORES
Mestre, como faço para não me aborrecer, com as pessoas?Algumas falam demais, falam de nossa vida, gostam de fazer intriga, fofoca, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Fico magoado com as que são mentirosas."Sofro com as que caluniam".
- "Pois viva como as flores!", advertiu o mestre. - "Como é viver como as flores?" Perguntou o discípulo. - "Repare nestas flores", continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. "Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento.Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores.
- "Pois viva como as flores!", advertiu o mestre. - "Como é viver como as flores?" Perguntou o discípulo. - "Repare nestas flores", continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. "Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento.Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores.
Autor Desconhecido
VOCÊ MERECE ESTAR AQUI...
Siga tranquilamente, entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre PAZ no silêncio.Tanto quanto possível, sem humilhar-se, mantenha-se em bons termos com todas as pessoas.
Fale a sua VERDADE, mansa e claramente, e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, pois também eles, têm a sua própria história. Evite as pessoas escandalosas e agressivas. Elas afligem o nosso espírito. Se você comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você. Desfrute as suas realizações bem como os seus planos.Mantenha-se INTERESSADO em sua carreira, ainda que humilde, pois ela é um ganho real, na fortuna cambiante do tempo.Tenha cautela nos negócios porque o mundo está cheio de astúcia; mas não se torne um cético, porque a VIRTUDE existirá sempre. Muita gente luta por altos ideais e, em toda parte, a vida está cheia de heroísmo.SEJA VOCÊ MESMO. Principalmente, não simule afeição, nem seja descrente no amor, porque, mesmo diante de tanta aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a relva.Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas também seja compreensivo aos arroubos inovadores da juventude. Alimente a força do espírito, que o protegerá no infortúnio inesperado e não se desespere com perigos imaginários. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. E, a despeito de uma disciplina rigorosa, SEJA GENTIL CONSIGO MESMO.
Você é filho da natureza, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui e, mesmo se você não pode perceber, a terra e o universo vão cumprindo o seu destino.
Portanto, esteja em PAZ com DEUS como quer que você o conceba, e quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações, na desorientada confusão da vida, mantenha-se em PAZ com sua própria ALMA.Apesar de todas as falsidades, de todas as fadigas e desencantos,
O MUNDO AINDA É BONITO .SEJA PRUDENTE
FAÇA TUDO PARA SER FELIZ VOCE MERECE ESTAR AQUI!
Escutar é talvez o mais bonito presente que nós podemos fazer a alguém. É lhe dizer: você é importante para mim, você é interessante, eu estou feliz que você esteja aqui... Escutar é começar por se calar... Você notou como os diálogos estão repletos de expressão desse gênero: “É, como eu, quando...” ou “Bem, isso me lembra o que me aconteceu...”Escutar é começar a reter seu pequeno cinema interior, seu monólogo transportável, para se deixar transformar pelo outro. É aceitar que o outro entre em nós, como se ele entrasse em nossa casa e ali se instalasse um instante, sentando-se em nossa poltrona e tomando-a à vontade
Escutar é verdadeiramente abandonar o que nos ocupa para dar todo o nosso tempo ao outro. É como um passeio com um amigo: caminhar em seu passo, próximo mas sem incomodar, deixar-se conduzir por ele, parar com ele, continuar, tudo por nada, a não ser por ele.Escutar não é procurar responder ao outro, sabendo que ele tem em si mesmo as respostas às suas próprias questões. É recusar-se a pensar pelo outro, dar-lhe conselhos e mesmo querer compreendê-lo.
Escutar, é acolher o outro com um reconhecimento tal que ele se defina a si mesmo, sem o substituir para dizer-lhe o que ele deve ser. É estar aberto positivamente a todas as idéias, todos os assuntos, todas as experiências, todas as soluções, sem interpretar, sem julgar, deixando ao outro o tempo e o espaço para encontrar o caminho que é seu. Escutar não é querer que alguém seja como este ou aquele, é aprender a descobrir nele suas qualidades específicas. Estar atento a qualquer um que sofra não é dar uma solução ou uma explicação ao seu sofrimento, é permitir-lhe dizê-lo e encontrar ele mesmo seu próprio caminho para libertar-se.
Aprender a Escutar alguém é o exercício mais útil que nós podemos fazer para nos libertamos de nossos próprios interesses. Escutar é dar ao outro o que talvez não nos foi ainda jamais dado: de aceitação, de tempo, de uma presença afetuosa.É aprendendo a escutar os outros que nós chegaremos a nos escutar: nosso corpo e todas as nossas emoções. É o caminho para aprender a escutar a terra e a vida. É se tornar poeta. É dizer, sentir o coração e ver a alma das coisas. Aquele que sabe escutar doando-se não vive mais na superfície. Ele comunica a vibração interior de todo vivente. Então escute o que teu (tua)filho(a)tem para lhe dizer a todo instante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário