- A necessidade do planejamento faz parte da historia do ser humano - sempre enfrentando situações que necessitem de planejamento.
-O planejamento é um meio para se programar ações, mas é também de pesquisa e de reflexão, intimamente ligada à avaliação.
- Para planejar adequadamente a tarefa de ensino e para atender às necessidades do educando, é preciso saber com quem irá trabalhar.
- O resgate da comunidade é uma atividade pedagógica da escola e tem como elemento essencial a pesquisa.
O planejamento visa transformar o saber popular (senso comum) em saber científico.
Partindo desse ponto, o aluno poderá entender de forma crítica esses conceitos apreendidos, fazendo um elo de ligação e de ressignificação da comunidade e do mundo.
O planejamento deve ser amplo para orientar o processo do trabalho educativo, onde o aluno possa relacionar, organizar e sistematizar as atividades, articulando-as com outras fontes de pesquisas (bibliotecas, entrevistas, internet, etc.).
A prática político-pedagógica em turmas multisseriadas depende do apoio e da participação da família, da comunidade e de outros agentes, embora o docente seja o mediador de um processo de ensino-aprendizagem siginificativo e que promova o sucesso escolar do aluno.
Os educadores (as) precisam estar em constante estudo com os seus pares. O ideal é que o planejamento e a auto- avaliação sejam processos permanentes, sendo o microcentro um espaço privilegiado para que isso ocorra.
- Os microcentros devem acontecer com a finalidade de consolidar um processo permanente de formação continuada dos profissionais que trabalham com a Escola Ativa (planejamento, socializar experiências, esclarecer dúvidas, melhorar a prática, etc).
O planejamento pedagógico deve acontecer nesses espaços com orientações e sugestões para o aprimoramento do desenvolvimento estratégia metodológica, a fim de se evitar a improvisação.
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