segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

INDISCIPLINA


Como prevenir a indisciplina?


É necessário colocar alguns pontos importantes para que a indisciplina seja preventiva. Quando se tem uma conciência da importância de se obter disciplina desde cedo, colocando-a com clareza e segurança, consenso e firmeza, o risco de se instaurar uma indisciplina é mínima.
Como relata Maiakowsky (apud ANTUNES, 2006, p. 34), em sua poesia:

Na primeira noite eles se aproximam
e colhem uma flor de nosso jardim
e não dizemos nada.

Na segunda noite,
e já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão.
e não dizemos nada

Até que um dia
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a lua e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.

E porque não dissemos nada,
já não podemos dizer nada.



Antunes (2006) coloca que se considerarmos que o gesto de indisciplina que se finge não perceber é a primeira flor colhida e não dizemos nada, depois fica tudo mais difícil.


Limite

O limite sempre foi muito discutido entre os estudiosos, pois é fundamental tentar encontrar o ponto ideal para esse limite.
Conforme Tiba “antigamente o limite era castrador e o castigo corporal.”
Como já dizia Aristóteles “a justiça está no meio-termo”. Houve uma preocupação muito grande de atender as reclamações da pedagogia e da psicologia, ocasionando assim um descontrole no rumo da educação. Os pais não conseguiam encontrar o limite certo para educar seus filhos.
Zagury coloca que dar limites é:

· Ensinar que os direitos são iguais para todos e que existem outras pessoas no mundo.
· Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros.
· Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas.
· Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro , os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade.
· Desenvolver a capacidade de adiar a satisfação.
· Saber discernir o que é uma necessidade de seu filho e o que é apenas desejo.

É de fundamental importância compreender que não é necessário bater de forma violenta nos filhos para que eles se comportem, nem ser autoritário, fazer só o que os pais querem. Gritar com as crianças e nem provocar traumas emocionais, como a falta de amor e carinho, humilhações e desrepeito à criança. (ZAGURY)
Ocorre uma grande confusão de pensamentos em relação a criança e seu desenvolvimento, ela muitas vezes se depara com uma gama de limites sem comprrendê-lo. É importante haver uma clareza sobre as imposições das regras e normas.
Para La Taille educar uma criança, longe de ser apenas impor-lhe limites, é, antes de mais nada, ajudá-la cognitiva e emocionalmente a trasnpô-la, ir além deles, pois “a criança não deseja nada além do que não ser mais criança.
A criança quer liberdade para agir, conforme seus desejos, vontades e seu instinto. Para Tiba a criança não sabe o que é liberdade pessoal. Simplesmente faz o que tem vontade de fazer.
A Liberdade é poder material e psicológico, mas só tem valor quando associada à responsabilidade. Liberdade absoluta não existe, pois está sempre relacionada a algo.

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