quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A CRIANÇA ESPECIAL NO CONTEXTO FAMILIAR E SOCIAL





A criança especial no contexto familiar e social:Em um mundo em que supervaloriza-se o intelecto e as funções cognitivas, ser portador de deficiência mental representa um estigma. O meio ambiente os segrega e a família se envergonha, procurando de todas as formas ocultar a criança especial. Estas atitudes são mais patológicas que a própria debilidade mental. Em muitas tribos primitivas, o deficiente mental é um membro a mais da comunidade , dentro dela desenvolve sua capacidade apesar das limitações, socializando perfeitamente sua conduta.
Os pais e familiares de uma criança especial, devem ter as seguintes informações:

1) A criança especial não está sofrendo por sua deficiência.
2) Estas crianças podem ser muito afetivas e a sua condição, deveria ser considerada como um "modo de ser"e não como uma enfermidade.
3) Quando os pais e familiares tratam a criança como se fosse normal e não como um animalzinho, o processo de socialização é estimulado, o que representa o objetivo básico da educação desta criança. Os pais não deveriam considerar como uma desgraça ou fatalidade o fato do seu filho ser uma criança especial, pois em nada este sentimento negativo irá ajuda-la.
4) O processo de socialização se realiza com afeto e cuidado e quando o grau de deficiência mental não é muito acentuado, esta criança chegará a idade adulta com condições de estabelecer relações humanas, sensíveis e naturais, exercer uma atividade profissional, efetuar trabalhos simples e cuidar de sua higiene pessoal. Esta condição permite-lhe que possa encontrar um parceiro ou parceira de inteligência mediana ou normal, tendo um desenrolar de sua vida às vezes mais feliz do que de muitas pessoas altamente inteligentes.

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