sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DESEMPENHO ESCOLAR DEFICITÁRIO...HABILIDADES SOCIAIS...COMPETÊNCIA SOCIAL...

O desempenho escolar deficitário é um tema muito discutido no meio acadêmico e tem suscitado novos debates sobre os problemas educacionais de nosso país, pois o baixo desempenho escolar é freqüentemente relacionado a dificuldades de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem e ao fracasso escolar. Essas relações implicam na análise de que um comportamento é responsável por outro comportamento. Portanto, antagônica a noção externalista de causas do comportamento proposta pela da Análise do Comportamento.
Segundo Carvalho (1997), o fracasso escolar tem sido conceituado como: o fracasso do aluno frente às demandas escolares, ou seja, quando o aluno não corresponde às expectativas e demandas escolares.
Del Prette e Del Prette (2003), escrevem que o fracasso escolar esteve sempre associado aos altos índices de analfabetismo, à repetência, á evasão e à baixa qualidade do ensino. Além disso, as medidas para solucionar o problema sempre estiveram ligadas a muita polêmica e discussão.
Quanto às explicações para as dificuldades de aprendizagem, estas estão associadas a vários fatores e terminologias como: ”problemas”, “distúrbios”, e “dificuldades”; o que leva a controvérsias na compreensão dos fatores determinantes desse problema e nas diferentes perspectivas de solução. O que há de consenso é a idéia de que há interação entre fatores ambientais ou sociais mais amplos na determinação do fracasso escolar.
Mas um desempenho escolar deficitário pode ter múltiplus fatores. Smith & Strick (2001), conceituam dificuldades de aprendizagem como um conjunto de problemas que afetam o desempenho acadêmico e que podem ser causadas por: lesão cerebral, alterações no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios químicos, fatores hereditários e influências ambientais. Por sua vez, Sánches (2004, apud Molina & Del Prette, 2006), destaca que atualmente os autores estabelecem diferenças entre alunos com dificuldades de aprendizagem com causas extrínsecas (ensino inadequado, baixa motivação e fatores econômicos), dos alunos que sofrem dificuldades de aprendizagem originadas por fatores intrínsecos (discrepâncias significativas no desenvolvimento dos processos psicológicos como a percepção, a atenção e a memória).
Assim, entende-se a relação entre Habilidades Sociais, Competência Social e Desempenho Escolar, não em uma perceptiva internalista (comportamento como causa de comportamento), mas se é possível identificar variáveis que afetam todas essas classes de respostas
Várias pesquisas (Salvo, Mazzarotto & löhr, 2005; Molina & Del Prette, 2006; Sapienza, Aznar-Farias & Silvares, 2009) foram realizadas no sentido de investigar essa relação. Em todas essas pesquisas citadas, nota-se uma relação evidente entre as variáveis em estudo (Habilidades Sociais, Competência Social e Desempenho Escolar).
Del Prette & Del Prette (2003), apontam que em lugar de uma perspectiva exclusivamente biológica, muitos autores tendem a compreender as dificuldades de aprendizagem como uma constelação de fatores internos e externo, e é nessa linha de raciocínio que podem ser situados os estudos sobre dificuldades de aprendizagem e a relação com dificuldades no desempenho interpessoal.
Neste sentido, faz-se necessário a compreensão dos conceitos de Habilidades Sociais e Competência Social. Para Del Prette e Del Prette (2003), esses conceitos não se equivalem, estão respectivamente associados às dimensões descritiva e avaliativa. Em outras palavras, Competência Social seria o uso efetivo das Habilidades Sociais que por sua vez gerariam resultados positivos nas interações com outras pessoas.
[...] o termo habilidades sociais aplica-se à noção de existência de diferentes classes de comportamentos sociais no repertório do indivíduo para lidar com as demandas das situações interpessoais. A competência social tem sentido avaliativo que remete aos efeitos do desempenho das habilidades sociais nas situações vividas pelo indivíduo (Del Prette & Del Prette, 2006, p. 01)
Del Prette & Del Prette (2006), subdividiram o conjunto das habilidades sociais em subclasses de maior ou menor abrangência. Entre as principais classes destacam: Habilidades de comunicação (fazer e responder perguntas e pedir feedback); habilidades de civilidade (saber agradecer, cumprimentar, discordar, defender seus direitos, interagir com autoridades); habilidades empáticas e de expressão de sentimento positivo, habilidades sociais profissionais (coordenar grupos, falar em público); habilidades sociais educativas.
No que se refere à Competência Social, Lemos & Menezes (2002), defendem que Competência Social possui um papel fundamental no desenvolvimento humano, bem como contribui para um funcionamento adaptado na escola. Para as autoras há uma relação de causalidade entre dificuldades de aprendizagem e os déficits de Competência Social. Assim os alunos com alto rendimento escolar e baixo rendimento escolar apresentam enormes diferenças na Competência Social.


CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. As noções de erro e fracasso no contexto escolar: algumas considerações preliminares. In: AQUINO, Julio Groppa (org.). Erro e Fracasso na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Editora Summus, 1997. p. 11-23.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE Zilda A. Habilidades Sociais e dificuldades de aprendizagem: teoria e pesquisa sob um enfoque multimodal. In: DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE Zilda A (orgs). Habilidades Sociais, desenvolvimento e Aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. Campinas : Editora alínea,2003.p. 259-291.

SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MOLINA, Renata Cristina Moreno; DEL PRETTE, Zilda Aparecida pereira. Funcionalidade da relação entre habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, v. 11, n.1, p. 53-63, jan./jun. 2006.
Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2010.

SALVO, Caroline G. De; MAZZAROTTO, Ingrid H.K; LÖHR, Suzane S. Promoção de Habilidades Sociais em pré-escolares. Rev Bras Cresc Desenv Hum 2005;15(1):46-55. Disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbcdh/v15n1/06.pdf. Acesso em: 20 nov.2010.

SAPIENZA, Graziela; AZNAR-FARIAS, Maria; SILVARES, Edwiges Ferreira de Matos. Competência Social e práticas educativas parentais em adolescentes com alto e baixo rendimento acadêmico. Psicologia Reflexão e Crítica. vol. 22. n 2. p 208-213. Disponível em: www. scielo.br/prc. Acesso em: 08 mar. 2011.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE Zilda A. Habilidades Sociais: conceito e campo teórico. http://www.rihs.ufscar.br/. Dez.2006.Disponível em:< http://www.rihs.ufscar.br/>. Acesso em: 29 nov.2010. Acesso em: 05 fev. 2011.

LEMOS, Marina Serra de ; MENESES, Helena Isabel. A Avaliação da Competência Social:
versão portuguesa da forma para professores do ssrs. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Set-Dez 2002, Vol. 18 n. 3, pp. 267-274. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ptp/v18n3/a05v18n3.pdf. Acesso em: 10 mar. 2011

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