quinta-feira, 28 de julho de 2011

MOTIVAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM


"A motivação é fator que influencia o desenvolvimento: se a motivação é grande, a criança irá se esforçar para fazer as coisas mais complexas." (FRIEDMANN, p. 66, 1996)

A aprendizagem depende da motivação, do interesse e da necessidade da criança. Para que haja desenvolvimento afetivo e cognitivo, deve-se encorajar a criança à autonomia e pensamento crítico, levando em consideração o fato de o desenvolvimento depender do equilíbrio afetivo.

A motivação é um conjunto de variáveis que ativam a conduta e a orientam em determinado sentido para poder alcançar um objetivo. Refere-se às forças que agem sobre um organismo, ou dentro dele, para iniciar e direcionar o comportamento.
Quando a sociedade não oferece muitas saídas aos jovens e as perspectivas de encontrar trabalho ao sair da escola são poucas, parece que toda a responsabilidade de motivar os alunos recai nos professores. A tarefa não é fácil, mas é necessária.

Um importante grupo de decisões diz respeito as que o professor toma durante o desenvolvimento de uma aula ao interagir com os alunos. Muitas decisões têm importância na criação ou manutenção da motivação dos alunos.

Se um professor não está motivado, se não exerce de forma satisfatória sua profissão, é muito difícil que seja capaz de comunicar a seus alunos entusiasmo, interesse pelas tarefas escolares; é definitivamente, muito difícil que seja capaz de motivá-los.

No caso dos professores do ensino fundamental, parecem escassos os conhecimentos das diferentes áreas e muito limitados os do campo psicopedagógico. Deveria incluir a formação necessária para que o professor seja capaz de motivar seus alunos.

É preciso valorizar o oficio de professor. O governo, as escolas e os próprios professores devem considerar isso o objeto primordial. Caso contrário, encontraremos professores cada vez mais desmotivados que não serão psicologicamente capazes sequer de abordar o problema da motivação de seus alunos.

Os processos de ensino-aprendizagem são satisfatórios quando se estabelece uma conexão, uma sintonia entre o professor e os alunos, uma cumplicidade. Às vezes se diz que o mais motivador para um aluno é ter um bom professor. Também se diz que um bom professor é aquele que sabe motivar seus alunos.

Conhecer a fundo a matéria que ensinamos e vibrar com ela é indispensável para comunicar aos alunos a motivação que se costuma considerar mais valiosa do ponto de vista pedagógico: a motivação intrínseca. Nesse sentido, é necessária uma formação permanente, já que é importante que os professores falem dos temas da atualidade, os quais interessam a nossos alunos.

Além da comunicação explícita, daquilo que o professor diz e explica, ele comunica muitas outras coisas: maneira de raciocinar, estilo cognitivo, personalidade, atitudes, valores.Essa é uma característica que faz com que a vocação de professor seja a uma só vez difícil e apaixonante.

Muitos bons professores, quando alcançam um alto nível de competência, deixam de sê-lo ou reduzem ao mínimo suas tarefas docentes, transformando-se em gestores, diretores, administradores ou assumindo qualquer outro tipo de ocupação que os vai afastando do trabalho docente e do contato com os alunos.

A atuação dos professores mediante aos seus alunos, interfere diretamente no comportamento dos mesmos, podendo incidir positivamente na sua motivação. Cabe ao professor tornar sua aula prazerosa instigando seus alunos a resolverem problemas da vida cotidiana permitindo o "pensar" para vida, dando a eles a liberdade de expressarem sentimentos, opiniões valorizando cada passo que derem. Dar a eles oportunidade e tempo para realizar suas atividades, valorizando seus esforços e incentivando-os a vencer novos desafios. Possibilitar trabalhos em grupos para que possam conviver de forma agradável e com respeito.

Não existe receita pronta que melhore a motivação de nossos alunos, o professor através da prática e experiência possui a capacidade de tentar melhorar a motivação de sua turma. Sem esquecer da rotina e dos conteúdos ao qual nos prendemos e acabamos esquecendo de trabalhar com maior motivação em sala de aula.

Para que ocorra uma mudança é preciso investir mais na formação de nossos professores no terreno psicopedagógico e na atualização de conhecimentos sobre as diferentes matérias. A formação deverá ser tanto teórica como prática dentro de uma didática que permita um melhor desempenho e qualidade de ensino aos nossos educandos.

Podemos desenvolver uma parte da formação específica por meio do trabalho de equipes docentes, através dessas formações o professor poderá melhorar sua formação através de leituras e trocas de experiências, avaliando os processos de estudos e sua prática educativa. Mas para isso acontecer é necessário diminuir os dias letivos, aumentando os dias não-letivos, e nestes, proporcionar aos educadores apoio pedagógico apropriado.

As escolas deveriam oferecer saídas para aos trabalhos dos professores como oferecer formação contínua, publicação de artigos, elaboração de livros de textos, matérias didáticas próprias, difusão de pesquisa, entre outras para uma melhor valorização dos mesmos, fazendo com que se sintam mais motivados.

Só um professor motivado consegue motivar seus alunos!

Devemos ter claro que cada atividade desenvolvida deverá ter como base, elementos como: a integração, a socialização, o estímulo a aprendizagens e metodologias diversificadas. Criando desafios, incentivando a descoberta e constituindo outros caminhos metodológicos, as crianças poderão motivar-se a relacionar novos conceitos ao seu cotidiano. A partir de então, poderemos deixar de nos queixar que os alunos não tem interesse em aprender o que queremos ensinar. Eles verão que o que estaremos oferecendo, poderá desenvolver em cada um, a opinião própria, a criatividade, melhor interação no grupo, mas principalmente que o processo ensino-aprendizagem trará naturalmente, à vontade de aprender. Sua aprendizagem se tornará mais prazerosa e será possível ver em cada atividade uma função social.

Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário