sexta-feira, 15 de julho de 2011

UMA MELHOR QUALIDADE DE ESTUDO

Dicas para um melhor aproveitamento nos estudos, tanto em sala de aula quanto para o individual.
O texto abaixo não possuí foco numa única matéria, leia-o e avalie a maneira de seu estudo nas suas diversas disciplinas.






Relações de aluno e professor:



Em primeiro lugar, primordialmente, a relação entre o aluno e o seu professor deve ser de extremo respeito pelos dois lados, é impossível constituir um bom estudo com falta de respeito, seria desagradável o trabalho do professor e desagradável o estudo do aluno também, assim estariam perdendo o tempo que é tão precioso. Não somente isso, esse processo ruim pode gerar um péssimo cidadão.
O professor tem o dever de apontar os erros do aluno numa forma amigável, sem demonstrar seus sentimentos negativos em relação ao estudante. Nesse mesmo dever, a pessoa que estiver ocupando o cargo de estudante deve também mostrar os erros do professor, consequentemente, os dois lados sairão ganhando nesse convívio.
O profissional, a pessoa que deve controlar a classe, ao perceber conflitos estudantis deve oferecer uma intermediação, tendo que encontrar os erros de cada aluno envolvido e forçar novamente a amizade entre eles, devemos pensar no futuro, pois caso um professor fechar os olhos para esses problemas, no futuro eles podem tornar-se grandes problemas para a escola e fora da escola. Infelizmente existem esse tipo de profissional em larga escola no processo educacional em nosso país, consequentemente, isso irá crescer com a presença desses professores, suas transmissões educacionais de baixa qualidade irá gerar péssimos alunos.

Em classe:


Um aluno não deve ter medo ou vergonha de levantar a mão para realizar uma pergunta ao professor, é essencial aprender com os erros, a sociedade desenvolve-se dessa maneira, procurando novas soluções através de seu passado, consequentemente, evitando apertar a mesma tecla.
O professor tem o dever de deixar cada vez mais curioso o seu aluno, tem que força-lo a realizar diversas perguntas, tem que deixá-lo sentindo-se livre em relação ao tema tratado em sala de aula.
Estudante é a peça principal duma sala de aula, não somente pelo fato de estar em maior quantidade em relação ao professor e sim pelo fato de que é ele que necessita do aprendizado sobre aquele tema, para o professor é facil corrigir seus erros pois já passou pelo processo inicial ( o processo educacional nunca acaba, a pessoa deve atualizar-se constantemente ).

Abaixo segue algumas dicas para um aprendizado cada vez melhor, tanto no espaço da sala de aula quanto na maneira individual, em classe, biblioteca etc.

Os seus deveres como estudante:

1. Em primeiro lugar, numa sala de aula saiba conviver com as diferenças, porém esse saber conviver não quer dizer que você deva pensar primeiramente nelas, um bom aluno deve ser capaz de desenvolver-se sem ser desrespeitoso com outro indivíduo. Você deve ser educado ao responder uma questão do colega ou amigo, lembre-se que você pode precisar dele um dia.

2. Não tenha medo ou vergonha para fazer suas perguntas, saiba que é importante que você reveja seus erros e não persista neles, preste atenção nas dúvidas de seus colegas, se possível, converse posteriormente com eles, uma conversa entre estudantes é boa para desenvolver novas idéias, novas opniões que podem ser contrárias a sua.

3. Antes de copiar algo da lousa, tenha a total certeza de que você compreendeu o que está escrito, caso não entenda, procure uma nova explicação do professor, se possível, procure marcar encontros de contra-turno com o seu professor. Talvez, você sinta-se mais a vontade em um encontro a sós com o seu professor para debater sobre suas dúvidas, porém tente conversar também no período da aula.

4. Ao ler um livro ou qualquer outra coisa que tu considere um nível complicado para o seu entendimento, procure fazer anotações para visualizar posteriormente, procure novos materiais sobre o tema tratado e faça resumos para intensificar o seu aprendizado sobre o determinado assunto. Ao longo da leitura, procure responder suas perguntas e fazer outras novas perguntas.

5. Defina períodos para o seu estudo, busque por locais agradáveis e com o menor barulho possível.

Procure mais dicas nessa ótima postagem do Blog EXPERIÊNCIAS NA MATEMÁTICAS
http://experienciasnamatematica.blogspot.com/2010/11/como-aprender-matematica-dicas.html#comment-form

Nenhum comentário:

Postar um comentário