sábado, 9 de julho de 2011

REFLEXÕES SOBRE A RESILIÊNCIA


Resiliência é sobre como lidar bem com a incerteza, o estresse e os reveses – em outras palavras, manter o equilíbrio sob pressão. E na nossa vida moderna, se estamos na escola, no trabalho ou em casa, não há falta de pressão. Manter nosso equilíbrio é algo que, parece, todos nós precisamos nos dias de hoje.


Há algo que você pode fazer – todos os dias se você quiser – para ajudar a construir a sua resiliência, a sua capacidade para enfrentar eventos estressantes.


Escrever um diário


Manter um diário pode promover a resiliência.

Eu recomendo o uso diários para reflexão como ferramentas para obter insights sobre suas experiências de liderança. O processo de escrita e reflexão constrói auto-conhecimento, estimula o aprendizado e abre a porta para a adaptabilidade.


A forma e o conteúdo de seu diário é uma questão de escolha individual. No entanto, quando você se sente para baixo para escrever no diário sobre uma experiência que tem desafiado o seu equilíbrio, recomendamos que o faça três partes:


O evento ou experiência.


Descreva o que ocorreu o mais objetivamente possível. Não use linguagem de julgamento. Atenha-se aos fatos. O que aconteceu? Quem estava envolvido? Quando isso aconteceu? Onde aconteceu?


Sua reação.


Descreva sua reação ao evento com fatos e tão objetivamente possível. O que você quer fazer em resposta ao evento? O que você realmente faz? Quais foram os seus pensamentos? Quais foram seus sentimentos?


As lições.


Pensar sobre a experiência e sua reação ao fato. O que você aprendeu a partir do evento e de sua reação a ele? O evento sugere um desenvolvimento que você deve abordar? Você vê um padrão em suas reações? Você reagiu de maneira diferente do que no passado durante a experiências semelhantes e que isso sugere que você está fazendo progresso ou retrocesso em sua valiosa competência de liderança?


Então lembre-se, capture o evento ou experiência em linguagem objetiva, descreva sua reação, em seguida, anote as lições que você pode obter a partir dele. Liderando Líderes usa o diário como parte de quase todas as nossas experiências do programa de desenvolvimento da liderança e enfatizamos com nossos participantes que o aprendizado não vem do “fazer”, mas na “reflexão sobre o fazer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário