Suponha-se que você é um novo aluno em uma escola, e em seu primeiro dia de aula o (a) professor (a) lhe direciona uma pergunta simples de fácil resolução tenhando que responder diante de seus colegas de classe, nervoso pela indicação, responde um absurdo e seus colegas de classe começam a rir de você. A parti desse momento cria – se “Rótulos” desse aluno, “aluno problema”, que não consegue nem ao menos responder questionamentos simples.
Em fim, se o (a) professor (a) se induzir a atribuir os rótulos que foram dados a esse aluno, o mesmo se inibirá realmente e não conseguirá se desenvolver. Fazer pré-julgamento da postura do outro é um erro incalculável, pois poderá deixar traumas para o resto da vida, fazer com que a criança ou quem quer que seja se sentir incapaz de realizar algo é invalidá-lo e distanciá-lo de seu real potencial.
Para que não o deixe desmotivado a superar suas frustrações com as expectativas dos outros, o educador deve estar sensível para não fazer pré-julgamentos dos seus alunos, assim não dando a eles rotulações impróprias para a sua baixa de estima.
Fazer o aluno acreditar em seu potencial possibilitará a elevação de sua auto-estima e o seu desenvolvimento na escola, respeitar os aspectos característicos de cada ser é fundamental para a sua aceitação na escola. Para isso ocorrer o educador deve reconhecer seus preconceitos, pois querendo ou não todos nós somos de certa forma preconceituosa, porém se refletirmos essa situação na escola poderá ser contornados. Pois, preconceito, como sabemos é um conceito antecipado de algo que desconhecemos. Portanto, por que não discutir essa temática em classe com mais freqüência.
Pensou-se neste texto na questão também da avaliação, será que o aluno que é rotulado pelo professor recebe uma avaliação adequada? Avaliação é o próximo texto que discutirei, a priori avaliar um aluno que foi “rotulado” pelo discente sendo este apresentando “dificuldades de aprendizagem” não é avaliado adequadamente, pois não se reconheceu o real potencial do discente e evitar rotulações é a melhor avaliação.
Mas como evitar? Penso que é através da organização dos critérios que utilizamos ao avaliar a turma discutir o tema de rótulos com os colegas da escola; respeitar as diferenças; é um grande desafio; não associar a capacidade de aprendizagem com os aspectos físicos e ou familiares; dar abertura a questionamentos e duvidas; em fim acredite todos nós somos capazes de aprender, basta respeitar as nossas próprias limitações.
Postado por Psicopedagogia em destaque!
Em fim, se o (a) professor (a) se induzir a atribuir os rótulos que foram dados a esse aluno, o mesmo se inibirá realmente e não conseguirá se desenvolver. Fazer pré-julgamento da postura do outro é um erro incalculável, pois poderá deixar traumas para o resto da vida, fazer com que a criança ou quem quer que seja se sentir incapaz de realizar algo é invalidá-lo e distanciá-lo de seu real potencial.
Para que não o deixe desmotivado a superar suas frustrações com as expectativas dos outros, o educador deve estar sensível para não fazer pré-julgamentos dos seus alunos, assim não dando a eles rotulações impróprias para a sua baixa de estima.
Fazer o aluno acreditar em seu potencial possibilitará a elevação de sua auto-estima e o seu desenvolvimento na escola, respeitar os aspectos característicos de cada ser é fundamental para a sua aceitação na escola. Para isso ocorrer o educador deve reconhecer seus preconceitos, pois querendo ou não todos nós somos de certa forma preconceituosa, porém se refletirmos essa situação na escola poderá ser contornados. Pois, preconceito, como sabemos é um conceito antecipado de algo que desconhecemos. Portanto, por que não discutir essa temática em classe com mais freqüência.
Pensou-se neste texto na questão também da avaliação, será que o aluno que é rotulado pelo professor recebe uma avaliação adequada? Avaliação é o próximo texto que discutirei, a priori avaliar um aluno que foi “rotulado” pelo discente sendo este apresentando “dificuldades de aprendizagem” não é avaliado adequadamente, pois não se reconheceu o real potencial do discente e evitar rotulações é a melhor avaliação.
Mas como evitar? Penso que é através da organização dos critérios que utilizamos ao avaliar a turma discutir o tema de rótulos com os colegas da escola; respeitar as diferenças; é um grande desafio; não associar a capacidade de aprendizagem com os aspectos físicos e ou familiares; dar abertura a questionamentos e duvidas; em fim acredite todos nós somos capazes de aprender, basta respeitar as nossas próprias limitações.
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