quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O MATERIAL CUISENAIRE


Figura 1: Material Cuisenaire

O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo.
Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891 – 1980) depois de ter observado o desespero de um aluno, numa de suas aulas.
Decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática. Então cortou algumas réguas de madeira em tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo assim surgindo a Escala de Cuisenaire.
Durante 23 anos, Cuisenaire estudou e experimentou o material que criara na aldeia belga de Thuin.
Só 23 anos depois da sua criação (a partir de um encontro com outro professor – o egípcio Caleb Gattegno), é que o seu uso se difundiu com enorme êxito. O egípcio, radicado na Inglaterra, passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire – a quem chamava de Senhor Barrinhas.
Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo.
Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 – em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais.
Figura 2: O material Cuisenaire

COR
NÚMERO REPRESENTADO
Branco (ou cor de madeira)
1
Vermelho
2
Verde-claro
3
Rosa (ou lilás)
4
Amarelo
5
Verde-escuro
6
Preto
7
Castanho
8
Azul
9
Cor de laranja (ou cor de madeira)
10

Tabela 1: Representação do material Cuisenaire




Atividades com o Material Cuisenaire
  1. Coloque na mesa as barras pela ordem de tamanho, da menor até a maior.

Figura 3: Representação da escala Cuisenaire


  1. De que cor é a barra menor? Branco.

  1. De que cor é a barra maior? Cor de laranja.

  1. De que cor são as barras mais pequenas que a amarela? Cor de madeira, vermelho, verde-claro e lilás.

  1. Qual a barra imediatamente mais pequena que a amarela? Lilás.

  1. Quais são as barras maiores que a preta? Marrom, azul e cor de laranja.

  1. Qual a barra que é imediatamente maior que a preta? Marrom.

  1. Qual a barra que está entre a verde-escuro e a marrom? Preto.

  1. Quais são as barras que estão entre a amarela e a verde-escura? Não existe barras entre essas cores.
  1. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a vermelha?


Figura 4: Representação da atividade 10.


  1. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a verde-clara?

Figura 5: Representação da atividade 11.

  1. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a lilás?


Figura 6: Representação da atividade 12.


  1. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a amarela?


Figura 7: Representação da atividade 13.


  1. Considere a barra branca como unidade de medida (a barra branca vale 1).
- Quanto vale a barra vermelha? 2 unidades.
- Quanto vale a barra amarela? 5 unidades.
- Quanto vale a barra marrom? 8 unidades.


Figura 8: Representação da atividade 14, item 3.

Representando números

  1. Construa o número 7 com duas barras.


Figura 9: Representação da atividade 15.


  1. Sem repetir barras da mesma cor, de quantas maneiras diferentes podes representar o número 9.


Figura 10: Representação da atividade 16.

  1. Forme o número 8, só com barras vermelhas e brancas.

Figura 11: Representação da atividade 17.

O muro do pai do Afonso
  1. O pai do Afonso quer construir um muro usando tijolos “Ciusenaire”. Escolha um tijolo para iniciar a construção, e construa com ele um muro ao lado.



Figura 12: Representação da atividade 18 (foto 1).


Figura 13: Representação da atividade 18 (foto 2).

  1. Forme todos os “comboios” possíveis de comprimento equivalente ao “comboio” formado pela peça verde-escuro.



Figura 14: Representação da atividade 19.

  1. Com o material Cuisenaire cubra a superfície ocupada pela girafa da figura.

Figura 15: Representação da atividade 20 (foto 1).


Figura 16: Representação da atividade 20 (foto 2).

  1. Quanto dá 6x2? Que peças você usou?


Figura 17: Representação da atividade 21.


  1. Cinco peças vermelhas são do tamanho de que peça? E duas peças amarelas?


Figura 18: Representação da atividade 22.

Referência:
  • Disponível em: www.esev.ipv.pt

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