quinta-feira, 17 de novembro de 2011

UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO ACERCA DAS DIFICULDADES NO APRENDER

Para que nossos alunos sejam capazes de olhar esse mundo real em que vivemos, interpretá-lo, decifrá-lo e nele ter condições de interferir com segurança e competência, temos com certeza, almejar contribuir para a evolução de um mundo que melhore as condições de vida da maioria da humanidade.
A escola, como mediadora no processo de socialização, vem a ser produto da sociedade em que o indivíduo vive e participa. Nela, o professor não apenas ensina, mas também aprende. Aprende a ensinar, a dialogar, a liderar. Aprende a ser coerente com sua época e seu papel de ensinante, que também é aprendente. Agindo assim, a maioria das questões serão tratadas de forma preventiva, antes que se tornem verdadeiros problemas.
Sabemos que o aluno de hoje deseja que sua escola reflita a sua realidade e o prepare para enfrentar os desafios que a vida lhe impõe, portanto não aceitando ser educado com padrões obsoletos e ultrapassados.
Partindo de análise criteriosa com o objetivo de adequar as condições de aprendizagem de forma a evitar comprometimentos no processo ensino aprendizagem, a Psicopedagogia Institucional surge, buscando metodologias e/ou formas de intervenção que possam de forma harmônica desobstruir e/ou facilitar tal processo, colaborando e contribuindo na preparação e orientação das gerações, para que possam viver plenamente a complexidade característica da época de hoje.
Em síntese a Psicopedagogia visa favorecer a apropriação do conhecimento pelo ser humano, ao longo de sua evolução, numa leitura e releitura do processo de aprendizagem, bem como da aplicabilidade de conceitos teóricos que lhe dêem novos contornos e significados, gerando práticas mais consistentes, que respeitem a singularidade de cada um e consigam lidar com resistências.
Enfim, a atuação do Psicopedagogo na Instituição visa fortalecer-lhe a identidade, bem como buscar o resgate de raízes da Instituição, ao mesmo tempo que procura sintonizá-la com a realidade que está sendo vivenciada no momento histórico atual, buscando adequar a escola às reais demandas da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário