quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SINTA-SE FELIZ COM QUEM VOCÊ É

Por Eliana Sousa Sicsú

“Autoestima é a reputação que você tem junto a si mesmo.” Brian Tracy

Ouse ser feliz com quem você é agora, compreenda a si mesmo com todos os seus defeitos e depois seja o melhor que pode ser.
Um grande número de problemas sociais, físicos e emocionais acontece porque as pessoas não gostam de si mesmas. Muitas pessoas não gostam de sua aparência, de sua condição social, do seu desenvolvimento intelectual, de sua escolha profissional, de sua família, de seus relacionamentos, de sua personalidade. Estão sempre se comparando com outras pessoas, desejando serem diferentes.

Podemos querer e até desenvolver habilidades para melhorar todas as áreas de nossas vidas, todos os dias. A questão é que se você não decidir compreender e amar sua existência com toda a grandeza que o Deus Criador projetou você não conseguirá ser feliz, gerar um sentido para sua vida, viver com objetivo.

As pessoas inseguras em relação ao que são procuram obter a aprovação de todos ao redor delas para sentirem-se melhor a respeito de si mesmas. Acabam vivendo para agradar os outros, tentando se encaixar nos modelos deles para serem aceitas. Agem de diferentes formas, dependendo das pessoas presentes ou do ambiente. Vivem uma vida de fingimento, vestindo máscaras e esperando agradar a todos. A verdade é que acabam não sendo verdadeiras com ninguém, especialmente consigo mesmas e cheias de sentimentos de vazio, solidão, tristeza, angústia e medo.

Você não precisa da aprovação de ninguém para fazer e ser o que Deus quer que faça e seja na sua existência. Decida cuidar de sua vida. Esteja consciente de que não é seu papel corresponder às expectativas das outras pessoas. Aceite o fato de que algumas pessoas podem não gostar de você nem concordar com as decisões que tomar. Não permita que as exigências, as pressões e as expectativas dos outros limitem sua capacidade de aceitar e gostar de você. Quando você sai imitando ou tentando ser outra pessoa, além de depreciar a si mesmo, também se priva de usufruir de sua diversidade, criatividade e de seu caráter único.

Entenda o seguinte: Só você pode aumentar sua autoestima. Ninguém pode fazer você sentir-se inferior sem o seu consentimento. Hal Urban sugere que se você viver com coerência nas quatro áreas listadas a seguir poderá ter uma autoestima saudável:
1 – Seja bondoso – É impossível sentir-se bem consigo mesmo quando somos mesquinhos, egoístas ou insensíveis. A maneira como lidamos com as outras pessoas tem o efeito de um espelho: sempre reflete de volta para nós. Quanto melhor tratamos as pessoas, melhor nos sentimos com nós mesmos. Quanto mais ajudamos e estimulamos as pessoas, mais crescemos como seres humanos.
2 – Seja honesto – A integridade é um fundamento do sentimento de autoestima. Enquanto for uma pessoa íntegra, será sempre respeitado pelos outros e por você mesmo.
3 – Seja produtivo – É muito difícil sentir-se bem consigo mesmo sendo uma “lesma”. Sonhar, aprender, planejar, executar, avaliar, recomeçar, conquistar – ajuda a consolidar nossa autoestima.
4 – Seja positivo – Não dá para ficar feliz com a cabeça repleta de pensamentos negativos e destrutivos. “Como a sua mente pensa acerca de você, assim você é.” Quais os pensamentos mais freqüentes acerca de sua vida? São pensamentos recheados de culpa, fracasso, rejeição, medo? Observe que acaba tendo comportamentos e fazendo escolhas que correspondem aos seus pensamentos. Ter atitudes positivas sobre você, sua história, passado, presente e futuro é uma escolha. “Aquilo em que você acredita exerce um impacto muito maior na sua vida do que a crença de qualquer outra pessoa”.

Deus ama você incondicionalmente. Se Ele escolheu te amar desde a eternidade, porque não aceitar o Amor de Deus, amar a si mesmo e ser feliz? Entenda o propósito da sua existência. Decida ser o melhor que puder. Seja uma pessoa feliz e bem sucedida. Mantenha diante de si a imagem do que quer se tornar. Acredite e viva com atitude de fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário