quinta-feira, 3 de novembro de 2011

VOCÊ E OS OUTROS - O DESAFIO DOS RELACIONAMENTOS

Em nosso dia a dia somos desafiados a nos relacionarmos com pessoas. Nestes relacionamentos experimentamos alegria, comunhão, amor, mas nem sempre é assim. Quem nunca ficou triste ou decepcionado com alguém próximo? Relacionamentos são inevitáveis. Um bom relacionamento é uma conquista pessoal, parte de uma decisão.

Você deseja ter um bom relacionamento com os outros? Se você decide que sim, deve entender que as suas atitudes contribuem de forma decisiva para que este relacionamento seja positivo e agradável. Antes de observar o comportamento do outro, veja se o seu comportamento favorece os relacionamentos de amizade. Podemos destacar dois requisitos que são importantes em nossos relacionamentos: empatia e interesse pela vida do outro.

Empatia, é a habilidade de colocar-se na situação dos outros. Quando fazemos isso temos uma noção aproximada do que os outros estão sentindo, podendo contribuir para o seu bem estar, ou ter a sensibilidade para dar a devida importância a eles. Também deve ter interesse pela vida, pela fala do outro. Esse interesse é calmo, demonstra amor, amizade, que inspira confiança, e ao mesmo tempo deve ter a sensibilidade de entender as limitações humanas e estar disposto a perdoar e a recomeçar.

Você é capaz de: “Reconhecer suas faltas? Aceitar a oposição com bom humor? Lidar com a crítica sem ressentimento? Reter o julgamento até ter certeza dos fatos? Medir suas palavras ao falar? Ver boas qualidades nas pessoas que discordam de você? Assumir suas ações sem culpar a outros?” Se for capaz de ter estas atitudes, estará um passo a frente, na busca por relacionamentos sadios, que edificam e trazem crescimento pessoal e coletivo.

Sabemos que para alguns desafios que surgem em nossos relacionamentos, nem sempre temos uma resposta, mas precisamos ter a consciência, o discernimento, de fazer o que estiver ao nosso alcance “para vivermos em paz com todos”, como nos desafiava o Apóstolo Paulo. Para viver em paz e evitar muitos problemas de relacionamento precisamos aprender a diferenciar três coisas: fato, opinião e sentimento. O fato é real, não muda. A opinião é pessoal, muda de acordo com o conceito que tenha acerca do fato ou das pessoas envolvidas no fato e o sentimento é a emoção, que baseada em vivências anteriores interage mais com a opinião. O desafio é sempre partir dos fatos.

Agir baseado em fatos é fundamental para quem deseja melhorar seus relacionamentos. Sempre que alguém se aproximar de você com frases do tipo: “Ouvi dizer...”, “Alguém me comentou...”, pergunte firmemente: “Ouviu dizer de quem?” “Quem comentou?”. Exija que o fato seja relatado por completo, pois quando há necessidade de omissão de nomes é porque a opinião ou o sentimento já interferiu na história, e se você não tiver cuidado estará envolvido numa fofoca.

Apesar dos cuidados que tenhamos, por vezes podemos estar envolvidos em situações desconfortáveis em relação a outras pessoas. Quando isso ocorrer, sugiro que antes de partir para ação, busque a orientação de Deus e trate primeiro da sua parte: Peça a Deus que lhe mostre até onde suas atitudes e palavras contribuíram para a situação. E se tiver ofendido o outro deve reconhecer diante de Deus e pedir perdão a Deus e à pessoa ofendida.

Caso você seja o ofendido, e a pessoa que lhe ofendeu não reconhece, você só tem uma saída para manter sua comunhão com Deus e com o próximo: liberar o perdão. O Amor de Deus te sustenta nesta decisão de perdoar. Acredite!

Deus nos criou para sermos “seres sociais”, para nos relacionarmos no Corpo de Cristo, a Igreja. O Amor de Jesus por nós é o que nos impulsiona a amar ao próximo como a nós mesmos e a superarmos as diferenças, a vivermos a cada dia da nossa vida bons relacionamentos, para Glória de Deus!

Edileide Souza Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário