sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A EDUCAÇÃO NO BRASIL


Que educação é essa que se propaga, com currículos defasados, estrutura escolar autoritária, monótona, fechada em si mesma, legitimadora de um processo social não igualitário, corroída pela evasão escolar, repetência e pela covardia de um projeto de nação que 'não considera o quesito educação como peça fundamental na construção de uma sociedade mais justa e humana'?

Fomos normatizados em 'pensamento, palavra e obras' pela 5.692/71, pela 5.540/68 e por tantas leis mais (FRANCO, 1993, P. 49.), que eu me pergunto: as transformações educativas ansiadas, a qualidade de ensino acessível a todos, não viraram meras expressões de efeito da retórica eleitoreira e das mentiras da propaganda oficial? (MICELI, 1988, p. 103).

RUPTURAS


As diretrizes político-educacionais adotadas pelo Governo são sempre pensadas na perspectiva da manutenção da ordem estabelecida, levando a visão de mundo que é reproduzida no ensino fundamental e médio, através das concepções metodológicas e das práticas pedagógicas. Sobretudo em sociedades excludentes, como a nossa, devemos - enquanto profissionais de ensino - construir novas práticas pedagógicas, novas formas de fazer e de construir a relação ensino-aprendizagem, visando à socialização do conhecimento. Constitui-se, hoje, para os educadores, um desafio muito grande ensinar alunos que têm contato cada vez maior com os meios de comunicação e sofrem a influência da televisão, rádio, jornal, videogames, fax, computador, redes de informações e outros. Como produzir uma boa aula? Como sair do tradicional giz e "cuspe"? Como romper com as imposições de um ensino que parou no tempo? A escola deve despertar o interesse dos alunos em aprender, estimulá-los a serem críticos e a propor soluções para problemas enfrentados, desenvolvendo o raciocínio. (FERREIRA, 2011, p. 14).

ENFRENTAMENTOS


Quais as características da escola que temos?
Quais as características da escola que queremos e que precisamos promover?
Como chegar da escola que temos para a escola que queremos?

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