quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

EXERCÍCIO PARA A PAZ


Técnicas de Respiração para a Paz



Você já parou para observar a sua respiração?

Se você respondeu sim, provavelmente você respira bem; Mas se você respondeu não, é bom parar um pouquinho e perceber que você e a maioria de nós respiramos de forma errada.

A respiração correta garante maior saúde física, emocional, mental e espiritual. A respiração, segundo Marilu Martinelli, em seu livro Educação em Valores Humanos, "É vida, pois nosso organismo se nutre da força vital contida na corrente eletromagnética da respiração. Sem a respiração o corpo fenece, a mente não funciona e a consciência que se expressa através do corpo, mente e espírito cessa de manifestar-se na forma física".

O uso correto da respiração ajuda-nos em todos os sentidos, principalmente no melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, quanto melhor for a respiração dos nossos educandos e também a nossa , melhor será o desempenho de todos, tanto na orientação e assimilação dos conhecimentos, quanto na relações (intra) interpessoais.

Segundo o médico David Frowley, ratificando a colocação explicitada anteriormente por Martinelli : "Nossa energia vem, basicamente, da respiração (...) Se o cérebro não recebe a quantidade certa de oxigênio, não temos a energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar".

A energia vital é a força que nos impulsiona para à vida e nos dá disposição para as ações cotidianas, se queremos potencializar esta energia e contribuir para alcançar e manter a nossa saúde e bem-estar, necessitamos investir nosso tempo neste tipo de exercício.

Por isso, para que possamos respirar de forma adequada, é necessário distinguir que a respiração pode ser feita duas formas:

  • A Respiração Diafragmática (lenta, longa, profunda, constante e ritmada): é quando respiramos corretamente, utilizamos o diafragma, que é um músculo que fica situado entre a cavidade torácica e a abdominal; melhorando a saúde física, mental e emocional, ajudando a eliminar o estresse, a ansiedade, a melhorar a concentração e o sono, a purificar as células, a eliminar toxinas, a oxigenar melhor o cerébro e a melhorar a aprendizagem, elevando o estado de consciência para dar maior sensação de paz;
  • A Respiração Torácica (incompleta, curta, fracionada, instável e inconstante): é quando não respiramos com toda a nossa capacidade, utilizamos somente a parte superior do abdomem e assim comprometenos a nossa sáude física, mental e emocional, dificultando a eliminação de toxinas do organismo (intoxicação celular), provocando tensão musculares, acúmulo de gases, dor de cabeça, ansiedade, estresse, agitação, sonolência, cansaço, indisposição, doenças cardiovasculares e respiratórias, etc.

Você sabia que respirar com consciência dá maior sensação de paz?
A paz, para se estabelecer nos níveis: pessoal, social e ambiental necessita que seja aprendida, exercitada e conscientizada; sem consciência de si, da realidade e do mundo, não é possível construir a paz; Então para utilizarmos nossa energia vital de forma a potencializar as nossas realizações e contribuir para a paz consigo próprio, com os outros e com a natureza, faz-se necessário respirar conscientemente.

Pois bem, respirar com consciência é colocar a atenção no movimento do ar entrando e saindo do pulmão, respirando lenta e profundamente sempre que sentir necessidade. Separe uns dez minutos do seu dia, não importa o horário, o local, a situação - pode ser, inclusive, no pico de uma situação superestressante e começe a exercitar!


Técnica de Respiração Consciente para a Paz:

1.
Sente-se de forma confortável, com a coluna reta, para que a energia flua.;
2. Respire (inspire) profundamente, prenda o ar e expire lentamente;
3. Preste atenção no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmões.
4. Aos poucos, vá controlando este intervalo, até que ele se torne bem espaçado;
5. Tente contar até dez enquanto inspira e, depois, quando solta a respiração, ou você pode utilizar algum tipo de mantra, como: "Eu sou Paz!" / "Aquieta-te e sabe: Vos sóis Deus!", etc;
6. Respita a operação quantas vezes for necessária, até que você sinta seu ser equilibrado e relaxado.

Quanto mais prolongadas as inalações, maior é a probabilidade de você fortalecer todo o seu corpo, controlar as emoções, acalmar a mente e fortalecer o espírito. Com isso, as preocupações, os medos, as atitudes depressivas, etc; por mais terríveis que sejam, acabam amenizadas, já que a energia passa a circular melhor por todo o organismo proporcionando bem-estar. Não se assuste caso venha a sentir um pouco de tontura, a sensação é normal, isso ocorre devido a falta de uma respiração correta e ao excesso de oxigênio que, de repente, passa a percorrer o organismo.

Outras atividades auxiliares também podem ser associados em busca de melhorias na respiração, o esporte também pode ser um grande aliado, como natação, caminhada, futebol, etc; além d e outros exercícios alternativos como: RPG, pilates, acunpultura, meditação, yoga, etc.


Bom exercício respiratório e muita paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário